ANTP recebeu documentos de paÃses da Europa, Colômbia e Canadá
FOTO: JOÃO GODINHO - 6.2.2013.
Solução.De acordo com a prefeitura, revitalização do Anel ainda depende de construção do Rodoanel
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), em convênio com a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), recebeu, ontem, 17 Cartas de Manifestação de Interesse de empresas com o desejo de participar da proposta de transformar o Anel Rodoviário em uma espécie de avenida, com pista exclusiva para o BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ã"nibus) e espaço para a circulação de ciclistas e pedestres. De acordo com a ANTP, foram recebidos documentos de paÃses como Espanha, Itália, Canadá, Colômbia e França.
A entidade informou ainda que apenas seis interessados serão selecionados pelos técnicos da BHtrans para continuar no processo.
Segundo o órgão municipal, o projeto ainda depende da revitalização do Anel e da construção do Rodoanel, prometidas há mais de dez anos. O órgão também garantiu que já informou ao Estado sobre o estudo, e, com isso, as obras de melhorias já levarão em conta a possibilidade de ter faixa exclusiva para o BRT.
O próximo passo será a abertura de licitação para contratar a empresa que elabore o projeto, ainda sem prazo previsto.
Para o presidente da ONG SOS Rodovias, José Aparecido Ribeiro, a proposta "é absurda" ao pretender mudar a função da via. "O Anel serve a Contagem e Sabará e é conexão das principais rodovias mineiras (BR’s 381, 262, 040). Virando avenida, terá mais fluxo de pedestres, tornando o local perigoso", critica.
A entidade informou ainda que apenas seis interessados serão selecionados pelos técnicos da BHtrans para continuar no processo.
Segundo o órgão municipal, o projeto ainda depende da revitalização do Anel e da construção do Rodoanel, prometidas há mais de dez anos. O órgão também garantiu que já informou ao Estado sobre o estudo, e, com isso, as obras de melhorias já levarão em conta a possibilidade de ter faixa exclusiva para o BRT.
O próximo passo será a abertura de licitação para contratar a empresa que elabore o projeto, ainda sem prazo previsto.
Para o presidente da ONG SOS Rodovias, José Aparecido Ribeiro, a proposta "é absurda" ao pretender mudar a função da via. "O Anel serve a Contagem e Sabará e é conexão das principais rodovias mineiras (BR’s 381, 262, 040). Virando avenida, terá mais fluxo de pedestres, tornando o local perigoso", critica.
Revitalização só no segundo semestre de 2014
O processo para a revitalização do Anel Rodoviário foi autorizado pelo governo do Estado no início de fevereiro. O projeto de engenharia deve ser concluído até maio de 2014, quando será aberta licitação para dar início à obra, ainda no segundo semestre do mesmo ano.
O projeto que será realizado da interseção com a BR040, no bairro Olhos dÁgua, até a avenida Cristiano Machado foi orçado em R$ 15,5 milhões e será feito pelo consórcio CGP-Ceprol-Afirma, que venceu a licitação.
Na semana passada, o governador Antonio Anastasia publicou, no "Minas Gerais", que as obras de modernização do Anel serão feitas sobre Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que flexibiliza o processo licitatório, diminuindo o seu tempo. (FV)
O projeto que será realizado da interseção com a BR040, no bairro Olhos dÁgua, até a avenida Cristiano Machado foi orçado em R$ 15,5 milhões e será feito pelo consórcio CGP-Ceprol-Afirma, que venceu a licitação.
Na semana passada, o governador Antonio Anastasia publicou, no "Minas Gerais", que as obras de modernização do Anel serão feitas sobre Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que flexibiliza o processo licitatório, diminuindo o seu tempo. (FV)
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