O tenente-coronel, fundador do grupo que originou o Bope da Paraíba, Indignou-se com a decisão do governo de retirar a imagem da caveira do emblema da corporação e escreveu um estudo de 78 páginas defendendo o símbolo
E por que o senhor discorda? Porque se trata de uma interpretação totalmente equivocada. A cruz do cristianismo por acaso significa tortura? E por que a espada presente no brasão do Ministério Público da Paraíba também não lembra violência ? A secretaria Nacional de Direitos Humanos diz , em uma resolução de 2012, que “ é vedado o uso , em fardamentos e veículos oficiais das polícias, de símbolos e expressões com conteúdo intimidatório ou ameaçador “ . Até aí, eu concordo. Mas isso não se aplica à caveira .
O que ela significa para o Bope ? A caveira trespassada pela faca significa a vitória da vida sobre a morte e do bem sobre o mal. Remete ao gesto de um oficial das forças aliadas no fim da II Guerra Mundial, quando ele cravou a faca no crânio que encontrou sobre a mesa de um oficial nazista. Ela também nos lembra que o nosso trabalho é de risco e que a morte é uma companheira constante . Temo até que possa haver prejuízos psicológicos para a corporação. Todos ficaram tristes com a decisão .
E como será o novo brasão ? Ninguém sabe, por enquanto. O antigo foi retirado de todas as viaturas e fardas, o que inclusive gerou um custo para a corporação . Acho que dificilmente essa decisão será revertida. Será o único Bope do Brasil sem a caveira.
Coronel Oliveira :
A mudança
pode trazer “prejuízos psicológicos “
para o Bope.
Fonte : Revista Veja( Impressa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário