sábado, 18 de junho de 2011

De onde se inicia um atendimento dos bombeiros e o que um trote pode causar.


Divisão de trabalhos:
O chamado é atendido na central que se chama COBOM, lá concentram-se Bombeiros especializados em atendimento por telefone, eles ficam responsáveis em abrir o chamado, e acionar a unidade de bombeiro mais próxima, e ainda identificam qual tipo de resgate e se precisa chamar outros tipo de pessoal como policia militar ou Agentes do Detram no caso de acidentes de carros ou atropelamentos. Também identificam os trotes e ajudam as pessoas com atendimento ate chegar a viatura.
Os atendentes disparam na unidade de bombeiros mais próximas as sirenes. Cada uma tem uma determinada atitude para os bombeiros(ver regras da atividade).
Cada bombeiro é designado para um carro(entenda-se qualquer automóvel para atendimento),  então a cada toca de sirene sai um  pessoal para o caminhão que esta na “vez” com os determinados bombeiros, e assim por diante.
Entre a toca da sirene e os bombeiros entrarem nos carros de resgates o procedimento deve ser de 1 minuto aproximadamente. Eles saem do quarto ou qualquer outro lugar onde estão e se dirigem para o carro do bombeiro, no carro eles vestem as roupas.
Esse vídeo foi feito no Quartel de Bombeiros da Nunes Machado, é apenas uma demonstração de como acontece quando tem uma ocorrência. Desde a toca da sirene até a entrada no caminhão.
Entre o deslocamento até o local 5 à 10 minutos. As unidades de bombeiros estão situadas para que não ultrapasse esse limite de tempo, em Curitiba existem  11 cedes do corpo do Bombeiros. Porém só a central que fica na rua Nunes Machado tem todas as viaturas para resgate.
Dentro do carro(ambulância, caminhão ou qualquer outra forma de resgate) existe um rádio onde o motorista e os outros membros designados para a tarefa, ficam sabendo onde fica a ocorrência e o que aconteceu. No rádio mesmo também ficam sabendo se precisam mesmo de todos os carros(no caso de 3 sirenes), se não necessitam de todos os carros, saem alguns e outros ficam em prontidão para se precisar sair o mais rápido possível.
No local da ocorrência ou depois que chegam no batalhão os bombeiros tem que fazer o relato da ocorrência. Colocando quantas pessoas foram atendidas, vitimas e entre outras coisas. São anotados num formulário e depois passam para o computador, onde fica armazenado todos os dados da ocorrência para depois gerar relatórios e outras coisas.
Uma das maiores dificuldades que os bombeiros tem é o transito e as pessoas que não dão passagem para o caminhão, outras dificuldade é a falta de profissionais e os carros que sofrem muitos danos e não são trocados sempre.

Regras:
- Tempo limite para execução da atividade, 5 minutos à 10 minutos para chegar ao ocorrido, e 1 minuto para sair do quartel.

- Cada sirene identifica um tipo de atitude dos bombeiros:
sirene do corpo de bombeiros

Dia-a-dia do corpo de Bombeiros:
O carga horária de cada bombeiro é de 24horas e tem folga de 48 horas,  chegam ao quartel as 8 horas da manhã tomam café e testam todos os equipamentos,  como ferramentas, mangueira , extintor, óleo dos carros, sempre ligam o motor, dão uma volta no quarteirão e certificam que está tudo certo, esse procedimento dura em torno de 1 à 2 horas. Depois, fazem exercícios físicos, almoço e descanso,  à tarde fica reservada para treinamento, e outras funções, a noite não pode dormir.
Entre essas atividades corriqueiras os bombeiros tem que ficar atentos para as ocorrências, que são sinalizadas através de sirenes e independente do que eles estão fazendo são atendidas.

Conflitos:
- Os conflitos ocorrem quando os atendentes passam as chamadas, e quando chegam no local a ocorrência já acabou.
- O endereço passado não corresponde e s bombeiros precisam ligar para identificar o local certo.
- Motoristas não liberam o transito para a passagem dos bombeiros.
- Quando todos os caminhões estão fora da central e não tem outro para socorrer.
- Equipamentos estragados e falta de bombeiros.
Esse video é uma reportagem sobre o atendimento dos Bombeiros que encontrei no youtube e achei relevante postar também: