segunda-feira, 19 de março de 2012

PT elege maioria de delegados pró-aliança, mas há divisão


Aliancistas somam quase 300 nomes, mas presença do PSDB não é consenso
Publicado no Jornal OTEMPO em 19/03/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
DANIEL LEITE
O PT de Belo Horizonte escolheu, ontem, os 500 delegados que irão decidir os rumos do partido no pleito deste ano. Do total de eleitos, 59,57% são favoráveis à aliança pela reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB). O restante é alinhado com a tese de candidatura própria.
Apesar da larga vantagem, os representantes que apoiam a aliança ainda estão divididos entre os que defendem a coligação sem a participação formal do PSDB e os que aceitam fazer campanha ao lado dos tucanos, como aconteceu em 2008. De acordo com a executiva municipal, não é possível saber a proporção de cada grupo.
"O resultado mostrou um equilíbrio entre as posições e o desejo do partido em dar um salto programático na aliança", afirmou o deputado estadual André Quintão, que defende a aliança sem a presença dos tucanos. Com isso, a definição sobre os rumos da sigla nas eleições de outubro ficará, mesmo, para o próximo domingo, quando os 500 delegados eleitos ontem vão escolher entre a candidatura própria e o apoio a Lacerda.
Pouco mais de 4.300 dos 7.300 filiados aptos a votar compareceram às urnas ontem. Pela manhã, as alas adversárias evitaram se encontrar na sede do diretório municipal. Conforme anteciparam à reportagem de O TEMPO, no sábado, simpatizantes da reedição da aliança programaram a chegada ao local de votação depois que os favoráveis à candidatura própria já tivessem votado, para não tirar o "protagonismo do grupo do Roberto", afirmou um petista apoiador da coligação, em uma referência ao vice-prefeito Roberto Carvalho, defensor de candidatura própria.
Pelas declarações das figuras mais influentes do PT, a composição com tucanos e socialistas deve sair vencedora. "Essa experiência (da coligação) deu certo. Não vejo porque mudar", afirmou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Em 2008, quando era prefeito da capital, ele foi protagonista, ao lado do então governador Aécio Neves (PSDB), da eleição de Lacerda.
Frustração. Durante os dias que antecederam a eleição dos delegados, o vice-prefeito Roberto Carvalho era o líder petista mais otimista em relação ao resultado. Ainda ontem, no início da manhã, ele reafirmou que a votação surpreenderia, acreditando na possibilidade de o partido eleger a maioria dos delegados que apoiam o lançamento de um nome petista para concorrer à prefeitura. Mas a expectativa acabou não se confirmando.
Na apuração do resultado, a cada número divulgado referente às  16 chapas que concorreram, vaias e aplausos se misturaram. Ao final, os defensores de aliança comemoraram mais alto.
Votação
Pontos. A eleição dos 500 delegados petistas foi realizada em 19 pontos espalhados pela capital. Cerca de oitenta pessoas atuaram no processo, entre fiscais e mesários. A votação aconteceu em cédula de papel.
Resultado
Votos. 4.373 votos válidos foram computados. Outros 63 não foram validados. Nulos, foram 0,92%, e brancos, 0,5%.
Apoio. As cinco chapas com o maior número de votos apoiam uma aliança do PT com o PSB, independentemente de aceitarem ou não a participação do PSDB.
Ranking. A que obteve o maior número de delegados foi a "Construindo a unidade BH - Venda Nova", com 53, seguida pela "Articulação Repactuar para BH avançar", com 48.
Cálculos. Como a eleição é proporcional ao número de votos que cada chapa teve, o total de delegados eleitos ficou em 492,9, e não em 500. Agora, as chapas vencedoras dividirão os 7,1 restantes, o que, no entanto, não irá influenciar o cômputo final.
Decisão. O resultado da votação sinaliza qual deve ser a decisão do diretório municipal petista no próximo dia 25, quando os 500 delegados eleitos vão decidir, durante o encontro da sigla, os rumos do PT em outubro: se apoiam ou não a aliança com Marcio Lacerda.
FOTO: LÉO FONTES
Militantes acompanharam a apuração voto a voto na sede do PT
FUTURO
Escolha de vice ainda é incerta
Mesmo com a vantagem do grupo favorável à reedição da aliança com o PSB, o resultado da eleição dos delegados do PT foi, na verdade, encarado como uma mostra da força do grupo do vice-prefeito Roberto Carvalho.
Dessa forma, ele teria, na linguagem da política, "cacife" para tentar um acordo na indicação do vice do PT na coligação com o PSB. Essa prerrogativa da indicação foi tratada entre petistas e socialistas como um dos pontos mais importantes para que estejam juntos na campanha.
Um deputado petista disse que os números finais da votação dos delegados demonstram ser necessário conversar com a ala de Carvalho. "Ele vai ter muita força na hora que o partido for escolher o vice", disse, sob condição de anonimato.
A atuação de Carvalho na vice-prefeitura desagrada a muitos petistas em função de sua insistência para o partido lançar candidato próprio. Até mesmo o prefeito Marcio Lacerda (PSB) deixou claro, nos últimos meses, sua insatisfação em relação ao segundo nome na hierarquia da administração municipal. Lacerda insinuou inúmeras vezes que seu vice estaria utilizando a prefeitura para fazer política em favor próprio.
Nessa perspectiva, o nome de Roberto Carvalho está descartado tanto por Lacerda quanto pelo próprio PT. O ex-ministro Patrus Ananias diz ser importante um nome "que, efetivamente, traduza esses compromissos e essas prioridades sociais" do partido, sem dizer, no entanto, quem seria essa pessoa. (DL)
Com 40% dos votos, Carvalho diz que o jogo não terminou
Apesar de a eleição dos delegados indicar uma tendência à reedição da aliança com o PSB, o vice-prefeito Roberto Carvalho diz que o "jogo não terminou" e que tentará conversar com, ao menos, duas chapas que apoiam a aliança mas não aceitam subir no mesmo palanque dos tucanos.
Pelas contas preliminares de militantes do PT, caso consiga convencer os grupos contrários à aliança com o PSDB, o número de delegados afetos à coligação apenas com os socialistas seria de mais de 280, quantidade suficiente para derrubar a tese de reeditar o grupo de 2008.
Segundo Carvalho, a votação dos delegados "não determina, de forma automática, o resultado final". "Foi uma vitória petista", disse o vice-prefeito, para quem os números mostraram que a tese da candidatura própria é forte. (DL)

Romário prevê "maior roubo da história" para Copa-2014


Deputado federal critica duramente encontro entre Dilma e Blatter que tratou de garantias para a realização do Mundial


AFP/ARQUIVO
romário
Famoso por infernizar defensores, Romário hoje ataca em outra frente
Um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, Romário hoje ataca em uma frente diferente. Como deputado federal, o ex-camisa 11 da seleção tem se notabilizado por não aliviar nas críticas à política esportiva do país, principalmente quando o assunto é a Copa do Mundo de 2014. Neste domingo (18), ele divulgou uma carta na qual criticava o encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

O principal desapontamento de Romário foi em relação às pessoas envolvidas no encontro. Ele apontou que nomes como Pelé, Ronaldo e Aldo Rebello estiveram presentes, mas criticou a ausência de pessoas ligadas à Lei Geral da Copa, como o presidente da comissão, Renan Filho, e o relator, Vicente Cândido.

O ex-atacante ainda questionou a forma como tem sido conduzida a organização da Copa e os atrasos nas obras, que levariam "ao maior roubo da história do Brasil". De acordo com ele, "o governo está enganando o povo" e se continuar assim o país "passará vergonha" às vésperas da competição.

Confira na íntegra a carta de Romário:

"Tem coisas que só existem no nosso país, ou melhor, só acontecem no nosso país. O presidente da FIFA vem ao Brasil e se encontra com a presidente Dilma. Até ai perfeito! Nesse encontro estão presentes Aldo Rebello, ministro dos Esportes, ok; Pelé, embaixador honorário do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, ok; Ronaldo, conselheiro do Comitê Organizador Local (COL), ok. Só uma pergunta: qual dessas pessoas tem a ver com a Lei Geral da Copa?

Nenhuma. O presidente da comissão da Lei Geral da Copa, Renan Filho, não estava lá. O relator da Lei da Copa, Vicente Cândido, também não. O presidente da Casa onde será votada a lei, Marco Maia, também não estava presente. E muitos outros que tem muito a ver com a Lei Geral da Copa, não estavam presentes. Na minha concepção de político, a política vai de mal a pior. E o povo tem total razão de reivindicar e cobrar principalmente mais seriedade e responsabilidade das pessoas que tem autonomia para decidir coisas importantes como essa (Copa do Mundo).

Não vou me aprofundar muito, mas é uma pena, ouvir nas rádios, ver na TV, abrir os jornais e ler que o governo federal se uniu a FIFA para que a Copa do Mundo seja a maior de todos os tempos. Uma mentira descabida! Não será a melhor e nós vamos passar vergonha. Se continuar acontecendo coisas erradas e estranhas como esse encontro do Blatter com pessoas que não são ligadas a Lei Geral da Copa, ela será uma merda. E o governo federal está enganado o povo. E a presidente Dilma está sendo enganada ou se deixando enganar.

Brasileiros, continuem cobrando e se manifestando porque essa palhaçada vai piorar quando tiver a 1 ano e meio da copa. O pior ainda está por vir, porque o governo deixará que aconteçam as obras emergenciais, as que não precisam de licitações. Ai vai acontecer o maior roubo da história do Brasil. Ai eu quero ver se as pessoas que apareceram sorrindo na foto durante a reunião de ontem vão querer aparecer. Esse Brasil é um circo e os palhaços vocês sabem bem quem são."




Apóstolo milionário usa dinheiro dos fiéis para enriquecimento próprio


Documentos obtidos comprovam que o apóstolo comprou várias fazendas no Pantanal (MT) com dinheiro da igreja. Confira o vídeo no final da matéria


REPRODUÇÃO
valdemiro
Apóstolo comprou vastas fazendas na região do Pantanal
Saiba com exclusividade como o dirigente evangélico Valdemiro Santiago desvia dinheiro doado pelos fiéis para enriquecimento pessoal. Documentos obtidos pelo Domingo Espetacularda Rede Record, comprovam que o apóstolo comprou várias fazendas no Pantanal (MT) com dinheiro da igreja. São terras de perder de vista e milhares de cabeças de gado, pista de pouso e mansão com piscina.

São fazendas riquíssimas encravadas no coração do Pantanal. Elas foram compradas com dinheiro dos fiéis da Igreja Mundial do Poder de Deus. O dono delas é o homem que se intitula apóstolo e presidente da igreja.

Segundo a Justiça, a Igreja Mundial tem dezenas de templos ameaçados de fechar por ordens de despejo. Ao mesmo tempo, o apóstolo Santiago fica cada vez mais rico.

Foi no município de Santo Antônio de Leverger, em Mato Grosso, que o apóstolo Valdemiro virou dono de várias fazendas, uma ao lado da outra. Juntas, elas formam uma imensa propriedade, de dar inveja aos homens mais ricos do país. São mais de 26 mil hectares, o equivalente a 13,4 mil estádios do Maracanã.

Somando tudo, gado, terras e benfeitorias, o investimento total de Valdemiro chega a R$ 50 milhões em dinheiro vivo, mais do que a maioria dos prêmios da Mega-Sena acumulada. O valor é suficiente para comprar 20 Ferraris 0 km, o carro mais caro do Brasil, ou dez coberturas em Nova York (EUA), a cidade mais cara do mundo.

Confira o vídeo:
 

Confira mais notícias no R7.


Pesquisas divulgadas nos EUA reacendem polêmica sobre malefícios dos refrigerantes


Além de substâncias que podem causar câncer, bebidas contêm alto teor de sódio, inimigo número um da pressão arterial e de outras doenças

Vanessa Jacinto - Estado de Minas
Publicação: 19/03/2012 08:00 Atualização: 19/03/2012 12:56
Eleito como o pior alimento por especialistas em nutrição, o refrigerante também está sendo colocado na berlinda por estudos científicos que associam o consumo do produto ao surgimento de doenças graves. O último deles, desenvolvido pelo Center for Science in the Public Interest (CSPI), uma organização norte-americana da área de nutrição e segurança alimentar, traz novas evidências de que os refrigerantes Coca-Cola, Coca-Cola Diet, Pepsi e Pepsi Diet podem provocar câncer, devido à presença da substância 4-MEI, um subproduto do chamado caramelo 4, que dá a pigmentação às bebidas.

A substância foi incluída em uma lista de agentes cancerígenos depois que pesquisa do Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos indicou a conexão entre o 4-MEI e o desenvolvimento de câncer em ratos. A constatação levou o estado da Califórnia a determinar a inclusão dessa informação nos rótulos dos refrigerantes, conforme explica José Luiz Guidine, do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Segundo ele, as empresas, obviamente, repudiaram totalmente as descobertas e não gostaram nada da nova regulamentação. A porta-voz da Coca-Cola, Diana Garza-Ciarlante disse que aceitaram reduzir a quantidade do corante na fabricação dos refrigerantes apenas para que os produtos não estejam sujeitos à exigência de um aviso que chamou de “sem fundamento científico”.

Classificados como bebida gaseificada não-alcoólica e não fermentada, os refrigerantes apresentam em sua composição água mineral misturada com açúcar ou edulcorante (os adoçantes das versões light, zero e diet), extratos ou aroma sintetizado de frutas ou outros vegetais, corantes e gás carbônico. “Trata-se de um produto que não tem valor nutricional algum e que, além disso, é rico em calorias e outros ingredientes que podem prejudicar a saúde de quem o consome regularmente”, afirma a bióloga Fernanda Ribeiro, técnica da Proteste, uma associação brasileira de defesa do consumidor.

PPS entrará hoje com ação de inconstitucionalidade contra proibição do twitter


A decisão do TSE em proibir o uso do twitter antes do início oficial da campanha municipal deste ano é resultado do julgamento do caso envolvendo o ex-deputado federal Índio da Costa (PSD)

Publicação: 19/03/2012 12:44 Atualização:
O presidente do Partido Popular Socialista (PPS), Roberto Freire reiterou nesta segunda-feira em seu perfil no twitter, que seu partido entrará com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibindo o uso da rede de micro blogs antes do início da campanha eleitoral, no dia 6 de julho. Segundo Freire, a ação será enviada ainda hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o presidente nacional do PPS, a decisão viola o direito de livre pensamento previsto na Constituição. Ele classificou a decisão de "equivocada" e espera que o STF derrube a medida. Roberto Freire já havia dito, também na rede de micro blogs, que a ditadura iraniana tentou proibir twitter depois das eleições fraudadas. "Nossa democracia quer proibir antes!", ironizou.

A decisão do TSE em proibir o uso do twitter antes do início oficial da campanha municipal deste ano é resultado do julgamento do caso envolvendo o ex-deputado federal Índio da Costa (PSD), que foi multado em R$ 5 mil na campanha presidencial de 2010, em razão da divulgação de mensagem na rede social, pedindo votos para o então presidenciável tucano José Serra, do qual era vice.
                                             

50 Horas de Curso Pré-Hospitalar!!!!
Ver Cartaz em Anexo
Ø  Para você que já trabalha no Atendimento Pré-Hospitalar e que gostaria de se atualizar, reciclar e investir em  seu crescimento profissional...
Cartaz Maio 2012 - JPEG.jpgØ  Para você que está cursando ou já concluiu curso técnico ou superior de Enfermagem, Medicina, Educação física, Fisioterapia, etc. que pretendem atender em Urgências e Emergências...
Ø  Para você motorista categoria D que deseja trabalhar como Condutor de Veículo de Emergências...
Ø  Para você que simplesmente gostaria de aprender a salvar vidas...
Vem aí! 
       O Curso que você estava esperando!
A Atrium Treinamentos em Saúde oferece o Curso mais atualizado, mais aulas, mais práticas, mais simulados, mais temas abordados, mais completo e com grau de dificuldades no atendimento Pré-hospitalar, diferente  dos que você já viu!!
ü  Suporte Básico de Vida no Atendimento Clínico e Traumático,
ü  Parada Cardiorrespiratória Cerebral com as novas diretrizes,
ü  Atendimento nas Urgências e Emergências Clínicas e Traumáticas,
ü  START – (Simples Triagem e Rápido Tratamento) Classificação e atendimento Múltiplas Vítimas,
ü  Salvamento Aquático,
ü  Defesa pessoal dos profissionais da saúde na abordagem e cuidados dos pacientes Psiquiátricos em estado agressivo, preservando a integridade física e direitos.
ü  Técnicas de Imobilizações de vítimas em locais de difícil acesso.
Curso com a carga horária de 50 horas com Certificação.
Regime de confinamento (03 dias) em Sítio Itabirito.
Alojamento, alimentação e translado (ônibus) para o sítio em Itabirito – MG 
Obs: Detalhes ver edital no site: www.atriumtreinamenos.com.br Contatos:
Anderson (031) 8891-7512   Flávio: (031) 85737278 ou 9115-7367   Júnior: (031) 9301- 8243