sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Lacerda critica escola plural e diz que projeto causou "analfabetismo" de jovens


O candidato à reeleição também disse que as pessoas que usam o transporte público coletivo em horário de pico, "nunca vai ter transporte de qualidade". As declarações fora, feitas durante sabatina no Minas Tênis Clube nesta quinta-feira

Publicação: 13/09/2012 16:37 Atualização: 13/09/2012 16:47
Lacerda e Dêlio Malheiros participaram de sabatina nesta quinta-feira no Minas Tênis Clube, na capital (Jair Amaral/EM/D.A Press)
Lacerda e Dêlio Malheiros participaram de sabatina nesta quinta-feira no Minas Tênis Clube, na capital
O prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição, participou nesta quinta feira de sabatina no Minas Tênis Clube, pelo projeto “Encontro com Candidatos”, realizado pelo esportivo. Durante a conversa, Lacerda respondeu as perguntas feitas por dirigentes de entidades esportivas. Quando explicava a ampliação das competições esportivas nas escolas municipais, o socialista voltou a criticar a Escola Plural, implantada durante a gestão de seu principal adversário na disputa pela prefeitura da capital, o ex-ministro de Desenvolvimento e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT). De acordo com ele, o projeto pedagógico “levou centenas de milhares de jovens para o analfabetismo na nossa cidade nos últimos 20 anos”, criticou, completando que não foi possível retomar as competições entre as escolas anteriormente, porque o foco inicial foi reestabelecer o boletim. 

Marcio Lacerda, que estava acompanhado do vice na chapa, o deputado Délio Malheiros (PV), também comentou sobre o transporte na capital. Para ele, quem anda no transporte coletivo vai ter problemas no horário onde o sistema é mais requisitado. “Quem usa ônibus em horário de pico nunca vai ter transporte de qualidade”, afirmou. Apesar disso, Lacerda disse que os ônibus da capital são “modernos e confortáveis” quando comparados com os de outras capitais. Ele ressaltou que o BRT, sistema que está sendo implantado na capital, irá transportar cerca 750 mil passageiros por dia. Com a ampliação do metrô com as linhas que vão ligar os bairros Lagoinha e Savassi e Calafate ao Barreiro, a previsão é que caqpacidade de atendimento chegue a 850 mil pessoas diariamente. 

Patrus Ananias, que será o próximo convidado do programa “Encontro com Candidatos”, do Minas Tênis Clube, não quis polemizar o assunto. Em nota, a assessoria de campanha afirmou que quando foi prefeito, “Patrus criou 20 mil vagas nas escolas municipais e conseguiu colocar todas as crianças na escola. Reduziu a repetência, que era superior a 50%, e a altíssima evasão escolar, que deixava as crianças na rua”. Ainda de acordo com a nota, Patrus, se eleito, vai manter o boletim e ressaltou que “só é possível implantar o boletim escolar porque as crianças estão na escola, o que não ocorria antes”.