sábado, 7 de julho de 2012

Policial militar ha mais de 25 anos, cidadão do bem, homem de Deus, trabalhador como muitos outros, numa das profissões mais estressantes do mundo, segundo a OMS e também há 16 anos, exerce a função de socorrista no serviço de atendimento médico de Bhte, (SAMU). Então vamos votar consciente em quem tem projetos sociais e que esta no dia a dia ligado nas dificuldades familiar. para melhora cb Flávio do samu lá .



Para Saúde de verdade, todos sabem, 192.
Então vamos ser o 10 da questão
10+192=10192 a solução para a saúde. Para a saúde 10192

Sinais de trânsito de BH em alerta



Pouco pessoal e falta de comunicação de 24% dos semáforos com central de operações dificultam uso dos sinais para gerenciar trânsito em Belo Horizonte

Publicação: 07/07/2012 06:00 Atualização: 07/07/2012 07:13

carros parados em frente a Sinal vermelho na avenida afonso pena, no centro de BH: especialista diz que uso de semáforos para gerenciar trânsito ainda é deficiente no país (marcos michelin/em/d.a press)
carros parados em frente a Sinal vermelho na avenida afonso pena, no centro de BH: especialista diz que uso de semáforos para gerenciar trânsito ainda é deficiente no país
Os investimentos em tecnologia ainda não foram suficientes para permitir à BHTrans, empresa responsável por gerenciar o trânsito na capital, usar plenamente os semáforos como ferramenta de controle do tráfego. Embora o número de câmeras que transmitem imagens sobre o movimento de automóveis tenha mais que dobrado este ano e chegado a 75, problemas como o número de funcionários menor que o ideal e falta de interligação de um quarto dos 878 semáforos com a central de operações impedem a utilização mais efetiva dos sinais e a programação do tempo em que eles ficam fechados como estratégia para organizar o trânsito.

Apesar do aumento no número de câmeras, o total de agentes que fazem a leitura dos dados e as interferências nos semáforos é o mesmo. De dentro do Centro de Controle Operacional (CCO), no Bairro Buritis, Região Oeste da capital, 20 funcionários se revezam na função em dois turnos (entre as 6h e as 23h), mas segundo a própria supervisora da unidade, Gabriela Pereira Lopes, o quadro de pessoal precisaria ser reforçado em pelo menos 50%, chegando a 30. Segundo ela, com mais gente, seria possível processar a grande quantidade de informações mais rapidamente e reprogramar os sinais também em velocidade maior. 

A agilidade no controle do tempo dos semáforos evita formação de engarrafamentos e problemas de fluxo de trânsito como os que ocorreram na quarta-feira, dia da inauguração do prolongamento da Avenida Pedro II. No sentido bairro, houve momentos de retenção por conta de sinais instalados nos cruzamentos com uma marginal do Anel Rodoviário. O presidente da BHTrans, Ramon Cesar Victor, disse durante a inauguração que equipes de operação avaliariam em campo os tempos dos semáforos para fazer eventuais ajustes e “regularizar algum engarrafamento que possa ocorrer”.

Além da falta de pessoal, outro fator que dificulta a tarefa da BHTrans de garantir rapidez no controle dos semáforos é a falta de interligação de 24% dos equipamentos com a central de operações. “Belo Horizonte conta com 878 cruzamentos e locais de travessia com semáforos. Destes, 667 (76%) podem ser operados de dentro da central de operações na sede da empresa. Outros 211 (24%) só podem ser alterados no próprio local”, afirma Gabriela Pereira Lopes. 

Com a possibilidade de interferir no aparelho de dentro da central, Gabriela diz que é possível aumentar o tempo de verde em uma intercessão com retenções, modificar o momento de abertura dos sinais e alterar o chamado ciclo semafórico – tempo necessário para um sinal abrir, fechar e voltar a abrir. A supervisora da BHTrans informou que operadores também programam o tempo dos sinais de trânsito com base nas informações dos cerca de 230 agentes de campo da BHTrans que se revezam em três turnos pela cidade e por dados repassados pela população pelo telefone 156.

De acordo com o gerente de Semáforos da BHTrans, Antônio Celso Silva Medeiros, responsável pela implantação e manutenção dos equipamentos na capital, os 211 aparelhos ainda não foram interligados por falta de cabeamento de fibra ótica na cidade, atividade que é feita pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). Ele explica que os aparelhos “não centralizados” estão em pontos fora da área central e dos principais corredores da cidade. Apesar disso, importantes vias da cidade ainda estão equipadas com esses semáforos, como Avenida Tereza Cristina, Rua Platina (Prado), Rua Francisco Deslandes (Anchieta) e Avenida Abílio Machado (Alípio de Melo). Diariamente, cinco funcionários são escalados para fazer ajustes nesses 211 aparelhos, dois pela manhã e três à tarde. 

Controle parcial 

Para o engenheiro Nilson Tadeu, chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o sistema de controle dos semáforos em BH ainda precisa ser aperfeiçoado. “Apesar de ser uma tecnologia cara, o sistema de semáforos deve acompanhar o crescimento da cidade. Em Belo Horizonte, o controle ainda é parcial”, opina. “Os semáforos estão inseridos na gestão viária, mas ainda operam com muita deficiência, tanto na programação quanto na manutenção”, acrescenta. O baixo número de pessoal para manutenção dos equipamentos que entram em pane, que atualmente soma 10 funcionários, também é apontado pelo especialista como obstáculo para gerenciar com mais eficiência o trânsito.

Segundo a BHTrans, o número de câmeras de videomonitoramento deve chegar a 96 nos próximos meses, mas a abertura de concurso público para operadores só deve ocorrer a tempo para a Copa do Mundo de 2014, quando devem chegar a 40 por turno – 80 no total. A empresa sustenta que a tecnologia implantada para controle do trânsito está entre as mais avançadas e que há investimentos para modernização da central previstos. “Estamos sempre revendo nossa programação semafórica e modernizando nossos sistemas. Em 2006, finalizamos a implantação dos semáforos inteligentes (com sistema de controle em tempo real) da área central e implantamos laços (sensores) que fazem cálculos da quantidade de veículos na via e reorganizam os tempos semafóricos”, diz Gabriela Lopes. Os investimentos para o Mundial contemplam um novo prédio de 3 mil metros quadrados seis vezes maior do que o atual, novas câmeras e contratação de pessoal. 


Pare, siga


878 

é o número de semáforos instalados em BH


76% 

é o percentual de sinais interligados a uma central de operações

5

é a média diária de sinais que ficam intermitentes e fora de operação

PARA VEREADOR VOTE EM QUEM ESTA DIRETO LIGADO A SAÚDE. VAMOS VOTAR CONSCIENTE E EM QUEM TEM PROJETOS PARA A SAÚDE DA FAMÍLIA POLICIAL MILITAR


Para Saúde de verdade, todos sabem, 192.
Então vamos ser o 10 da questão
10+192=10192 a solução para a saúde. Para a saúde 10192

Justiça determina retomada de 100% aos trabalhos dos funcionários da Saúde


Servidores prometem descrumprir liminar e manter de 30 a 50% a escala grevista 
FOTO: JOÃO GODINHO - 20.6.2012
Movimento começou no dia 14 de junho e, segundo sindicato, atinge 21 hospitais
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou, no último dia 5, que os servidores estaduais da saúde - em greve desde 14 de junho - retomem 100% da escala de trabalho nos setores de urgência e emergência, bloco cirúrgico e centros e unidades de Terapia Intensiva (CTI) e (UTI).

A decisão foi dada a pedido do governo do Estado, mas não deve mudar a postura dos grevistas, que vêm mantendo entre 30% e 50% da equipe trabalhando em 21 hospitais, conforme o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG).

A Justiça estabelece ainda que os trabalhadores mantenham pelo menos 50% da escala nos demais setores dos hospitais. Em caso de descumprimento da decisão, a multa é de R$ 50 mil por dia, a ser paga pelo sindicato da categoria. "A manutenção do movimento grevista, nos moldes como se encontra, ocasionará inquestionáveis prejuízos à grande parte da população, que necessita de dos serviços de saúde fornecidos pelo Estado de Minas Gerais", declarou o desembargador Eduardo Andrade, da 1ª Câmara Cível, na liminar.

O sindicato, que ainda não foi notificado pelo oficial de Justiça, informou que vai recorrer da decisão e que manterá o quadro de greve atual. "Vamos continuar com escala em torno de 50% na urgência e emergência e na UTI e CTI, e 30% nos demais setores", disse Renato Barros, coordenador do Sind-Saúde.
Pacientes sofrem
Pacientes relatam a falta de estrutura e a carência no atendimento básico, e alguns precisam até recorrer ao plano privado e pagar caro para conseguir uma cirurgia de emergência.

O eletricista Vander Vieira, de 47 anos, feriu os olhos após o estouro de uma bateria de carro. Depois de indas e vindas no Hospital Pronto-Socorro João XXIII, ele foi levado para se tratar em uma clínica particular. A família pagou R$ 10 mil pela operação.