sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dois policiais Civis são presos suspeitos de assassinatos de jornalistas no Vale do Aço


As prisões foram realizadas em cumprimento de mandado de prisão temporária. Os detalhes sobre as prisões não foram esclarecidas pela Polícia Civil

Publicação: 19/04/2013 19:37 Atualização: 19/04/2013 20:02
Os dois jornalistas investigavam um grupo de extermínio que seria formado por policiais (Reprodução/Facebook)
Os dois jornalistas investigavam um grupo de extermínio que seria formado por policiais

Dois policiais civis foram presos no fim da noite desta sexta-feira suspeitos na morte do fotógrafo Walgney Assis Carvalho, 43 anos, e do repórter Rodrigo Neto, no Vale do Aço. De acordo com a Polícia Civil, as prisões foram feitas em cumprimento de um mandado de prisão temporária. Em coletiva, nesta tarde, o chefe da Polícia Civil Cylton Brandão da Matta, já havia informado que os possíveis autores do crime já haviam sido identificados e que não descartava a participação de policiais.

De acordo com a Polícia Civil, os dois policiais estão envolvidos com outros crimes em Ipatinga e outras cidades no Vale do Aço. Os detalhes das prisões não foram revelados.

As hipóteses sobre a participação de policiais civis e militares começaram a ser levantadas quando Rodrigo foi morto em 7 de março no Bairro Canaã. Dois homens passaram em uma moto e atiraram no repórter. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos. O jornalista denunciava uma série crimes cometidos por um esquadrão da morte que seria formado por policiais.

O delegado Cylton Brandão da Matta, chefe da Polícia Civil, afirmou durante coletiva que havia suspeita de participação de policiais, civis e militares, nos crimes. Porém, não informou detalhes sobre as investigações. “Estamos trabalhando em parceria com a Polícia Militar e as apurações estão avançadas. Pode ser que termine em dias ou meses. Não podemos afirmar quando conseguiremos a solução”, disse.

Para tentar diminuir uma série de crimes que estão sem solução da Região do Rio Doce, o delegado confirmou mudanças de delegados. O antigo chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, José Valter foi substituído pelo sub-corregedor, delegado Elder D'Ângelo. Quem também foi transferido foi o delegado regional Gilberto Simão de Melo pela delegada Irene Angélica Franco. “Os dois delegados que estão saindo deixam os cargos com mérito, mas a chegada dos novos chefes vai marcar uma nova fase da Polícia nesta região. A vinda do delegado-corregedor, mesmo que interinamente, dá a dimensão das mudanças que estamos fazendo e sinaliza claramente a nova fase que estamos iniciando”, disse o chefe da Polícia Civil.

Fotógrafo não se sentia ameaçado
No dia do assassinato do fotógrafo Walgney Carvalho, o deputado Durval Ângelo, presidente da Comissão de Direitos Humanos de Minas Gerais, que vem acompanhando as apurações sobre a morte do jornalista Rodrigo Neto, afirmou que a vítima vinha sendo ameaçado. Cylton Brandão diz que a Polícia Civil chegou a receber um comunicado sobre as ameaças, porém o fotógrafo foi ouvido e não confirmou os fatos. “ Carvalho foi ouvido, disse que não se sentia ameaçado e que não precisava de proteção. Isso está nos autos e assinado por ele”, comenta.

O fotógrafo freelancer do Jornal Vale do Aço foi assassinado no fim da noite do último domingo. Walgney Carvalho foi executado a tiros dentro de um pesque-pague que costumava frequentar em Coronel Fabriciano, na Região do Rio Doce. Um homem encapuzado chegou armado e atirou três vezes à queima-roupa contra a vítima. O suspeito fugiu em uma moto que o esperava na rua.

A polícia afirma que ainda não pode afirmar que os dois assassinatos têm ligação. “Não podemos descartar qualquer linha de investigação, mas em breve teremos em mãos elementos capazes de nos ajudar nas apurações. Toda a sociedade vai saber do que se trata nos próximos dias", afirmou o Chefe do Departamento de Investigações de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Wagner Pinto.

Grupo de extermínio
Amigos do jornalista afirmaram a reportagem do Estado de Minas, nessa quinta-feira, que Rodrigo Neto preparava uma série de matérias especiais sobre assassinatos não resolvidos nos quais um esquadrão da morte formado por policiais militares e civis da região figurava como principal suspeito. O material iria revelar mais vítimas de homicídios covardes, cometidos pelo grupo. A série contaria com fotografias de Walgney Assis.

O chefe da polícia civil aproveitou a entrevista para afirmar que não há um grupo de extermínio na região. Também garantiu que nos próximos dias haverá novidades sobre as investigações.

Ministério Público entra nas investigações
Nesta sexta-feira, a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) publicou uma Portaria para designar cinco promotores para acompanhar as investigações sobre o caso. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos Humanos e de Apoio Comunitário, Nívia Mônica da Silva, o promotor Rodrigo Gonçalves Fonte Boa, de Belo Horizonte, Juliana da Silva Pinto, de Coronel Fabriciano, Bruno César Medeiros Jardini, de Ipatinga; e Kepler Cota Cavalcante Silva, de Timóteo, terão acesso as apurações. Porém, não poderão se manifestar fora dos autos, pois os casos correm em segredo de justiça

Matador de policiais civis de Vitória/ ES é morto em confronto Parabéns aos policiais do Espirito Santo, Matou trabalhador tem que morrer.

Tombou em confronto com polícia de Vitória do Espírito Santo nesta noite de quinta-feira (18) o assassino Edinei Brito Pereira, homem que vinha sendo procurado pela Polícia Civil de Itabuna desde 10 de janeiro desse ano. Infelizmente, segundo as informações do delegado da DH (Delegacia de Homicídios ) Marlos Macedo, o elemento enquanto estava sendo encontrado conseguiu atirar e matar dois policiais. São eles: Os José Nivaldo Amaral, 46 anos, e Leone José Pereira da Silva, ambos lotados na Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares.
Edinei Pereira matou com uma bala perdida a dona de casa Maria Lúcia Pereira, popularmente conhecida como dona Lucinha, 53 anos, no último 10 de janeiro, na Rua São Paulo, bairro São Caetano. Na ocasião ele tentava matar um adolescente conhecido como “Belisco”, que conseguiu escapar. A mulher chegou a ser socorrida para o Hospital de Base, mas não resistiu. Além desse crime, ele mesmo preso encomendou a morte da sua ex-companheira, Andréia Bispo dos Santos, de 31 anos. A mulher foi assassinada de forma brutal.

Aproveitando a aula deste meu amigo.Prestem atenção é muito importante para nós.

ABUSO DE AUTORIDADE - VIDEO AULA DE CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS

"Urgente" Agora na BR 381. Acidente entre caminhões e viatura dos bombeiros fecha BR-381


 | 19/04/2013 | Comments 0 Comentários

A batida entre três caminhões, uma van e uma viatura do Corpo de Bombeiros fechou a Fernão Dias, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Viatura dos bombeiros é caminhão tanque de transporte de combustível para aeronaves.
Um grave acidente envolvendo três caminhões, uma van e uma viatura do Corpo de Bombeiros fechou a BR-381 (Fernão Dias) e deixou pelo menos três pessoas feridas na manhã desta sexta-feira em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre os feridos, estão um bombeiros que ficou com o pé preso às ferragens e um caminhoneiro que também ficou encarcerado na cabine do veículo. 
Motoristas que seguem no sentido BH/São Paulo enfrentam engarrafamento de mais de seis quilômetros porque a pista ficou completamente interditada. A opção dos condutores é seguir pela Via Expressa no sentido Contagem. Na outra direção da rodovia, o trânsito está lento pela curiosidade dos motoristas que reduzem a velocidade para ver o acidente e também porque ocorreram pequenos engavetamentos no km 484. Foram duas batidas sem vítimas, mas que complicaram o tráfego.
Muita serragem precisou ser jogada na rodovia, perto da Refinaria Gabriel Passos, porque houve vazamento de óleo na pista. A preocupação dos bombeiros e equipes da concessionária que administra a Fernão Dias era a retirada do veículo dos bombeiros, que é um caminhão tanque de transporte de combustível para aeronaves.

Polícia Civil de Minas abre licitação para terceirização de rabecões, ( Absurdo mais aumento nas folhas públicas).


 | 19/04/2013 | Comments 0 Comentários

Depois de longos atrasos na remoção de cadáveres este ano, corporação abre edital e também conclui a licitação para compra de 30 novos rabecões
pcmg1Está aberto o edital de licitação para terceirização de rabecões na Polícia Civil de Minas Gerais. Empresas interessadas em oferecer o serviço deverão se apresentar para o credenciamento em sessão pública marcada para o dia 7 de maio, às 10h, na sala 6 do 4º andar do Edifício Minas, conforme edital publicado nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Estado.
A licitação vem para resolver uma carência na corporação depois de longos atrasos na remoção de cadáveres este ano. Em março, a família do engenheiro químico João Gabriel Camargos, de 25 anos, morto dentro de um ônibus na BR-381, sofreu com a demora na prestação do serviço. Apesar de ele ter sido levado para um hospital no Barro Preto, na área central de BH, foram mais de quatro horas para que o corpo fosse recolhido ao Instituto Médico Legal (IML), desde a confirmação do óbito às 6h30. A Polícia Civil negou a demora e informou que seus agentes foram acionados às 7h. A equipe da perícia chegou ao hospital às 8h, apesar de o Instituto de Criminalística ficar a pouco quarteirões do local. O rabecão chegou às 9h55, tendo saído com o corpo às 10h23.
A dor dos parentes do engenheiro se repetiu pelo menos para mais duas famílias na mês época. O resgate do corpo de Maria Isidoro da Silva Carvalho, de 73 anos, que sofria de problemas cardíacos, demorou cerca de 15 horas, segundo denunciaram familiares. O corpo ficou no apartamento da família das 3h às 18h. Já os parentes de Jeferson Rodrigo Nascimento, de 29, encontrado morto no banheiro de sua casa às 7h, esperaram por quase 20 horas para que ele fosse retirado.
No fim do carnaval, no dia 13 de fevereiro, um acidente às 7h15 na BR-040, em Itabirito, na Região Central, matou cinco pessoas. A perícia chegou ao local depois de quatro horas e um rabecão de BH teve que ser enviado para o resgate dos corpos. O resultado foi o trânsito fechado até o começo da tarde.
Também em fevereiro, uma demora angustiante também marcou a família de uma menina de 9 anos em Caeté, na Grande BH. O corpo da criança ficou na rua onde ocorreu o acidente por mais de seis horas aguardando o rabecão. J.S.N estava brincando com o irmão D.D.N, de 10 anos, quando ocorreu a tragédia. Os dois estavam juntos na mesma bicicleta que, desgovernada, desceu uma ladeira e bateu contra um muro.
Fonte do blogAcho um absurdo, pois em vez de aumentar o gasto das folhas públicas por que não faz o projetos deste que escreve, passe o rabecão para o corpo de Bombeiros assim  até nossas ocorrências serão mais rápidas no atendimento, pois nossos amigos bombeiros são eficazes no que fazem, por isto que o governo do Rio de Janeiro passou o rabecão para os Bombeiros. 
Detalhes da licitação 
Além da documentação regular e o cumprimento de todas as exigências necessárias para contratação com o estado, o edital estabelece que a empresa deve ser uma funerária e possuir pelo menos três veículos devidamente adaptados para a remoção de cadáveres e com o máximo de dez anos de fabricação. O serviço, que será monitorado permanentemente pelas unidades da Polícia Civil, deverá ser prestado por um motorista e um ajudante.
A Região Metropolitana de Belo Horizonte, para onde o serviço será contratado, foi dividida em quatro regiões classificadas pelo edital em lotes que englobam os municípios a serem atendidos. A empresa só pode se credenciar para prestar o serviço se estiver localizada em uma das cidades do respectivo lote.
“A terceirização é uma solução moderna em termos de gestão e vai servir para complementar e ampliar o serviço que já é feito, fazendo com que a Polícia possa atuar de forma mais ágil e eficaz”, afirma o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta.
Compra de 30 veículos
Além do credenciamento público de empresas para terceirização, a Polícia Civil concluiu a licitação para compra de 30 novos rabecões. A empresa vencedora já assinou o contrato e agora começa a cumprir o prazo estipulado para a entrega dos veículos. Eles devem começar a rodar no segundo semestre para atendimento a municípios da Grande BH e interior de Minas.

Dois policiais civis são mortos a tiros ao tentar prender bandido


Os policiais civis José Nivaldo Amaral, 46 anos, e Leone José Pereira da Silva, ambos lotados na Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares – ES, foram mortos a tiros quando tentavam prender um homem em uma fazenda em Córrego Rodrigues, no município de Sooretama, Norte do Estado.
Segundo informações iniciais, as vítimas chegaram à residência para cumprir um mandado de prisão e foram recebidos a tiros pelo suspeito de ter cometido o crime, explicou o Chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio. “Ao chegarem ao local, os três policiais civis e um militar constataram a presença do suspeito e foi dada a voz de prisão. O suspeito sacou o revólver e deu um tiro em um policial civil”, disse.
Em seguida, o outro policial civil entrou em luta corporal com o suspeito. Mas como o criminoso era maior e mais forte que o policial, conseguiu reagir e disparar. “Neste momento o terceiro policial, um militar, efetuou o disparo e matou o homem que era procurado. As três vítimas morreram no local”, explicou Joel Lyrio.
Policiais eram experientes
O policial Leone José Pereira da Silva morava em Linhares, trabalhava na DCCV do município e tinha 20 anos de polícia. Ele atuava como chefe de investigação do Departamento de Polícia Judiciária de Linhares.
José Nivaldo Amaral também fazia parte da equipe da delegacia de Linhares. Ele era recém-incorporado à Polícia Civil e ex-policial militar. Amaral foi cabo da Polícia Militar antes de ingressar como investigador na Polícia Civil do Espírito Santo, após 19 anos de espera pela homologação do concurso público no qual fora aprovado junto com outros 311 colegas.
O homem procurado pela polícia teve apenas o primeiro nome divulgado. Ele se chamava Ednei e há informações de que o mandado de prisão era de outro Estado. “Em princípio havia mandado de prisão contra ele fora do Espírito Santo”, informou o delegado Joel Lyrio.
O Chefe de Polícia também informou que o sentimento é de comoção e profunda tristeza pela perda dos policiais. “Não temos palavras para expressar esse momento para a Polícia Civil e para as famílias. A gente está muito consternado com o fato. Todas as equipes possíveis foram mobilizadas para Linhares. Ainda precisamos entender o que realmente aconteceu durante a abordagem. Estamos muito tristes. Não é uma situação normal uma abordagem com óbitos de policiais e abordados”, disse.
Sindicato dos Investigadores de Polícia lamenta a tragédia
O presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Espírito Santo (SINPOL-ES), Júnior Fialho, disse que a entidade lamenta o ocorrido. “A perda não é apenas para a categoria, mas para toda sociedade capixaba que deixa de contar com mais dois homens que dedicavam suas vidas para garantir a segurança e o bem estar da população. Só resta o sentimento de dor e vazio entre a família e os amigos” lamentou.
Fialho informou ainda que na tarde desta quinta-feira (18), antes mesmo da tragédia acontecer, foi realizada uma assembleia na sede do sindicato, a fim de discutir a segurança dos policiais. “Por coincidência ou não, durante o encontro, foi deliberada um agenda de paralisação e atividades para chamarem a atenção do Governo do Estado. Agora, depois dessa notícia, só nos resta mostrar o mais rápido possível nossa indignação por meio de uma greve”, destacou.

Sargento reformado é morto a tiros na porta de casa em São José da Lapa


 | 19/04/2013 | Comments 0 Comentários

Luto 2Policial foi baleado no momento em que saiu de casa com a filha para colocar o lixo para fora
Um sargento reformado de 50 anos foi brutalmente assassinado na noite dessa quinta-feira (18), em São José da Lapa, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ronaldo Schuwenk Ferreira, que há cinco anos era lotado no 36º Batalhão da Polícia Militar, foi baleado seis vezes na porta de casa, na rua Irmãos Vital, no centro da cidade.
Segundo relatos da esposa de Ronaldo Schuwenk Ferreira os militares que atenderam a ocorrência, o sargento reformado foi atingido pela grande quantidade de tiros no momento em que acompanhou umas das filhas do casal, de apenas 8 anos, a colocar o lixo para fora da residência.
Ronaldo Schuwenk Ferreira chegou a ser socorrido por um policial à paisana, após o mesmo escutar o barulho dos disparos de arma de fogo e ver um carro prata passando em alta velocidade perto da casa do sargento reformado. Em poucos minutos, cabo Piter foi ao local e pediu reforço ao encontrar a vítima caída ao chão e sangrando muito.
Ronaldo Schuwenk Ferreira foi levado até a Policlínica de São José da Lapa, onde recebeu os primeiros socorros e, em seguida, teve que ser transferido de ambulância para o Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Venda Nova, na capital mineira. Porém, o sargento reformado não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.
A autoria e motivação do homicídio ainda são desconhecidas e investigas pela Polícia Civil. Durante socorro do sargento, a esposa dele informou aos policiais que não encontrou a carteira do marido e que, provavelmente, o pertence foi levado pelo autor ou autores dos tiros que mataram a vítima.

Jogo da seleção vai testar mobilidade nos padrões FIFA, "Será que vai?"



Mapa do trânsito foi divulgado

Publicado no Super Notícia em 19/04/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
DÉBORA FERREIRA
No primeiro jogo da seleção brasileira em um dos estádios da Copa do Mundo de 2014, os torcedores poderão ver, pelo menos, nove itens dos jogos oficiais serem testados. A novidade, exclusiva para essa partida, é a venda de credenciamento para utilizar 1.500 vagas do estacionamento do Mineirão, que começam amanhã, nas bilheterias do estádio, a R$ 50.

Segundo o secretário extraordinário para a Copa do Mundo, Tiago Lacerda, a secretaria solicitou a utilização das vagas, pois, apesar de se tratar de um evento-teste, ainda tem algumas diferenças em relação aos jogos oficiais, como o horário e o fato de que nas Copas será possível usar o estacionamento da Universidade Federal de Minas Gerais.

"Vamos testar as zonas de restrição, por isso, foram liberadas as vagas do estádio", explicou Edson Amorim, diretor de Ação e Operações da BHTrans. Em jogos da Copa, não é permitido o trânsito de carros ao redor do estádio, somente os que estejam credenciados na Fifa.

No jogo, serão testados o protocolo do gramado, as instalações da imprensa, alimentação, serviço médico dos atletas, organização de filas, sistema de áudio e vídeo e sinal de rádio e comunicação.

Para chegar ao Mineirão, o público terá à disposição 13 ônibus especiais e executivos, saindo do centro e da Savassi, além de mais 60 ônibus das linhas convencionais que circulam pelas vias de acesso ao estádio.
 

"Calma mulherada", foi constatado que as Mulheres estão bebendo com mais frequência



Pesquisador da Unifesp conclui que elas estão consumindo mais bebida alcoólica de forma excessiva
Publicado no Super Notícia em 19/04/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8

As mulheres estão bebendo mais e com mais frequência. Nos últimos seis anos, a proporção das que consomem álcool de forma excessiva aumentou 24%, passando de 14,9% para 18,5% das brasileiras. É o que revela o segundo levantamento nacional de álcool, divulgado recentemente pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Foram entrevistadas 4.607 pessoas com 14 anos ou mais em 149 municípios brasileiros. Segundo Ronaldo Laranjeira, professor titular de psiquiatria da Unifesp e coordenador do levantamento, o aumento do consumo de álcool por mulheres reflete a maior frequência do ato de beber socialmente, e não em casa. "Mulheres que socializam como homens estão bebendo tanto quanto eles", afirma.
Esse consumo excessivo de álcool é o que os especialistas chamam de "binge", isto é, a Clique na imagem para ampliar            ingestão de quatro unidades ou mais de bebida, para mulheres, e cinco unidades ou mais, para homens, em um período curto de tempo (duas horas). Na pesquisa, uma unidade de álcool equivale a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de vodca. Entre 2006 e 2012, houve um aumento de 31% nessa forma de consumo entre os brasileiros que bebem. Dentro desse universo, aumentou de 51% para 66% a parcela dos homens com consumo excessivo. 

Entre as mulheres que bebem, esse padrão de consumo cresceu de 36% para 49%.
No mesmo período, entre as mulheres que bebem, o índice de consumo frequente cresceu 34,5%, passando de 29% (2006) para 39% (2012). Os dados mostram que, no geral, houve um aumento de 20% na proporção de bebedores frequentes (uma vez por semana ou mais).

As políticas de Lei Seca no trânsito têm dado resultado, indica o estudo. Em seis anos, houve uma queda proporcional de 21% entre os que admitem ingerir bebida alcoólica e dirigir - eram 27,5% dos entrevistados em 2006 e agora são 21,6%. A queda foi mais acentuada entre os homens (19%, entre 2006 e 2012), mas eles seguem como maioria entre os que infringem a lei.