sábado, 21 de janeiro de 2012

Envolvido em morte de policial é apontado como chefe do tráfico de vila de Contagem


Ao todo, quatro pessoas foram presas e um outro suspeito foi morto a tiros
Publicação: 20/01/2012 20:42 Atualização: 20/01/2012 20:56
Várias pessoas se amontoaram próximo ao local onde aconteceu o crime (Edesio Ferreira/EM/D.A.Press)
Várias pessoas se amontoaram próximo ao local onde aconteceu o crime
 Foram apresentados na tarde desta sexta-feira os quatro suspeitos de terem matado um policial civil horas antes na Vila São Paulo, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o delegado chefe da Divisão Especializada de Investigação Antidrogas, Luiz Flávio Cortat, um dos homens é responsável pelo tráfico de drogas na região.

O delegado também contou como ocorreu a troca de tiros. Segundo ele, duas equipes da Polícia Civil foram para o local em uma operação para apreender drogas de uma quadrilha que já agia na região. Um dos grupos entrou em um beco à paisana para tentar obter mais informações dos suspeitos. Enquanto isso, a outra equipe estava de campana esperando o momento certo para invadir. 

Durante a investida da primeira equipe, os suspeitos atiraram contra os policiais. O delegado Luiz Cortat acredita que um olheiro da quadrilha deve ter percebido a ação da corporação. O agente Sérgio Barbosa Toledo, conhecido como Serjão, foi atingido no peito. Ele foi socorrido para o Hospital Santa Rita, no Barreiro, mas não resistiu aos ferimentos. 

Quando os suspeitos atiraram, a segunda equipe da Divisão Antidrogas entrou no beco e trocou tiros com os suspeitos. Uma mulher, E.P.F, de 33 anos, ficou ferida e foi socorrida para o hospital. Após receber atendimento ela acabou presa por participação na quadrilha. 

A ocorrência mobilizou várias equipes da Polícia Civil. Até mesmo agentes à paisana, que estavam de folga, foram para o local ajudar nas buscas pelos bandidos. Três deles foram presos pouco depois do crime - H.A.R.S, de 30 anos, T.S.G, de 25, e B.N.F, de 18. Um outro membro da quadrilha, E.J.R.S, de 18, acabou morto. 

Segundo a polícia, H.A.R.S, é o chefe da quadrilha e responsável pelo tráfico de drogas na região. O tiroteio aconteceu na porta da casa dele, onde foram encontrados 10 tabletes de maconha. Na residência também aconteceria a dolagem das drogas.

Uma das viaturas da Polícia Civil capotou durante as buscas. Ninguém se feriu (Edesio Ferreira/EM/D.A.Press)
Uma das viaturas da Polícia Civil capotou durante as buscas. Ninguém se feriu


Acidentes durante as buscas
Durante as buscas pelos suspeitos, foram registrados dois acidentes com viaturas das polícias Civil e Militar, ambos no Bairro Cidade Industrial. Um deles aconteceu na Rua Antônio Mourão Guimarães, quando o motorista perdeu o controle do veículo e capotou. Três policiais civis estavam dentro do carro, mas não se feriram. 

O outro aconteceu na Rua Osvaldo Cruz. Uma viatura da Polícia Militar foi dar apoio a ocorrência e acabou se envolvendo em um acidente. Três militares estavam na viatura. A PM não soube informar se alguém se feriu.

PM quer posicionamento do governo no caso do militar morto por policiais civis


Sargento do Gate foi morto a tiros na porta de um clube em Esmeraldas. Entidades militares querem que o fato seja acompanhado pelo procurador geral da Justiça por não acreditar que o caso foi em legítima defesa
Publicação: 20/01/2012 16:32 Atualização: 20/01/2012 17:31
As entidades de Classe dos Militares Estaduais vão se encontrar com o procurador-geral da Justiça, na próxima quarta-feira, para pedir que um promotor acompanhe as investigações sobre a morte do sargento do Grupamento de Ações Táticas (Gate), assasinado a tiros por policiais civis em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nessa quinta-feira, as entidades se reuniram no Clube de Cabos e Soldados, junto com deputados e vereadores, e fizeram uma carta aberta para cobrar um posicionamento do governo em relação ao caso.

“Nós acreditamos que esse fato foi uma execução. Não há como falar que é legitima defesa se eram quatro caras contra um. O policial militar tomou sete tiros, sendo três na cabeça, e sequer foi socorrido. Queremos que o governo tome uma atitude”, afirma o vereador Cabo Júlio (PMDB), que esteve no encontro. 

Segundo o boletim de ocorrência, o sargento do Gate, Rafael Augusto dos Reis Rezende, de 23 anos, foi assassinado a tiros na madrugada do último domingo, durante uma festa em um clube de Esmeraldas. Quatro policiais civis abordaram o militar, após receberem uma denúncia de que ele estaria portando uma arma. 

Ainda segundo o boletim de ocorrência, a abordagem resultou em uma troca de tiros. Na confusão, além da morte do militar, duas pessoas também ficaram feridas: o policial civil Davi Tiago dos Santos, 30 anos, e outro cidadão, não identificado, que estava próximo ao local. 

Segundo o vereador Cabo Júlio, os militares querem uma reunião com a Procuradoria-Geral da Justiça para que a relação entre as duas polícias não fique comprometida. “Esse caso é tao grave e coloca em risco a integridade das polícias. Nossa reunião é porque queremos uma verdade absoluta do fato. A boa relação que a Polícia Militar tem com a Policia Civil não pode acabar”, diz o vereador. 

De acordo com a Polícia Civil, o inquérito do caso foi recebido nesta semana no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e o delegado Hugo Silva ficará responsável por ele. Segundo a polícia, já foram feitas algumas diligências externas em Esmeraldas. O delegado aguarda a conclusão de laudos periciais e deve agendar os depoimentos na semana que vem. 

O caso está sendo acompanhado por um promotor do Ministério Público e pela Corregedoria da Polícia Civil, informou a corporação.

PROVIDÊNCIAS DO COMANDO DA PM ACERCA DA MORTE DO SGT RAFAEL


Prezado Amigo Policial Militar, 


Na madrugada do último domingo, 15Jan2012, por volta das 03:35 horas, na Rua Vereador Antônio Costa Diniz, no bairro Centro, em Esmeraldas/MG, ocorreu um fato lamentável que resultou no falecimento do nosso companheiro, o 3º Sgt PM Rafael Augusto Reis de Resende, que pertencia ao GATE. 

Conforme se registrou no REDS nº 2012-000101219-001, o fato ocorreu nas proximidades do Clube Itaporã, após uma abordagem conduzida por policiais civis, lotados na 4ª Delegacia de Polícia Civil de Esmeraldas. 

Face aos acontecimentos, foram adotadas várias providências que passo a elencá-las e compartilhá-las, quais sejam: 

- Presença imediata no local da ocorrência e acompanhamento das medidas específicas da Polícia Judiciária pelo Cel PM Comandante do CPE e Equipes da Corregedoria da Polícia Militar e do GATE, além de Guarnições do 40º BPM, responsável pelo policiamento da área; 

- Contato efetivado por este Cel PM que responde pelo Comandante-Geral com a Chefia da Polícia Civil e apresentação de solicitação de transparência na elucidação dos fatos, bem como celeridade nos trabalhos periciais; 

- Deslocamento da competência apuratória dos fatos da 4ª Delegacia de Polícia Civil/Esmeraldas para a Divisão de Crimes Contra a Vida (DCcV)/Belo Horizonte; 

- Encaminhamento do Ofício Gab. nº 0163/2012, de 19Jan2012, do Senhor Secretário de Estado de Defesa Social ao Senhor Procurador-Geral de Justiça, solicitando-se a designação de Representante do Ministério Público para acompanhar o Inquérito Policial instaurado; 

- Publicação no “Minas Gerais” de amanhã, 21Jan2012-Sab, da designação da Drª Luciana Kellen Pereira Guedes, Promotora de Justiça da Comarca de Ribeirão das Neves, para acompanhamento das apurações sob a responsabilidade da Polícia Judiciária; 

- Levantamentos, através da Corregedoria da Polícia Militar, que possam elucidar a participação do 3º Sgt Rafael nos fatos em tela; e 

- Trabalhos conjuntos com a participação do Cel PM Corregedor da Polícia Militar, do Delegado Corregedor da Polícia Civil, da Representante do Ministério Público e do Ten-Cel PM Comandante do GATE que visam possibilitar a apresentação e integração de relatórios, esclarecimentos e documentos produzidos a respeito do fato. 

Assim, prezados amigos, conforme se verifica, a situação está sendo acompanhada de perto pelo Comando da Polícia Militar e as medidas necessárias sendo estabelecidas para que os fatos sejam apurados em sua plenitude. 

Nesta oportunidade, reafirmo aos diletos companheiros da Polícia Militar a confiança na condução isenta e transparente das apurações e que todos os esforços serão encaminhados pelo Sistema de Defesa Social para a completa elucidação dos fatos. 

Cordialmente, 


MÁRCIO MARTINS SANT’ANA, CEL PM 
RESPONDENDO PELO COMANDANTE-GERAL
 
fonte blog cb Claudio Dias.

Polícia prende três suspeitos e apreende 10 kg de drogas após morte de policial em Contagem




* A imagem quer dizer o seguinte: mataram o PC e foram presos, a PC deu a resposta, então leia: aqui se faz aqui se paga ( para os bandidos)

A Polícia Civil prendeu três suspeitos de participação na morte do policial de 52 anos na tarde desta sexta-feira (20) em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O agente foi baleado no peito durante uma investigação na Vila Santa Rita.
O policial, que fazia parte do Grupo Especial de Investigação Anti-Droga, chegou a ser socorrido para o Hospital Santa Rita, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade.
Durante a troca de tiros, pelo menos 10 disparos foram efetuados. Um rapaz de 18 anos, que seria usuário de drogas, também foi atingido e morreu no local.
Além dos três suspeitos, ainda foram apreendidos dez quilos de drogas, armas de fogo e computadores. A investigação mobiliza 12 equipes da PC de Contagem e da capital.
Acidente - Uma viatura que se dirigia para o local se envolveu em um acidente na rua Antônio Gonçalves Neto, no bairro Cidade Industrial. O policial que conduzia o veículo perdeu controle da direção e capotou. Os agentes sofreram ferimentos leves.
fonte blog da renata.