quarta-feira, 16 de maio de 2012

       SAMU DO DR NORBERTO
TCHÊ, TCHÊ,RÊ,RÊ,TÊ,TÊ.



Integração entre Corpo de Bombeiros e Samu melhora qualidade dos atendimentos no Norte de Minas, muito boa esta materia mas o que não pode acontecer esta situação de dois carros de salvamento estarem no mesmo local pois assim quem realmente estiver precisando de um carro vai fica aguardando. Isto é integração.


Um ato público realizado no último dia 15 oficializou a Cooperação Técnica entre a Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Macro Norte) e o 7° Batalhão, com sede em Montes Claros.
A solenidade de assinatura do termo de cooperação foi realizada no Portal de Eventos, em Montes Claros e contou com a participação do diretor de Assuntos Institucionais do CBMMG, Coronel Matuzail da Cruz e do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.
A integração dos serviços vai trazer inúmeros benefícios à população de Montes Claros como a melhoria da qualidade do atendimento prestado às vítimas de urgências e emergências, além de estabelecer diretrizes para regulação dos atendimentos realizados pelas instituições através da integração da Central de Regulação de Urgência (192) e doCentro de Operações de Bombeiros (193).
De acordo com o comandante do 7º Batalhão, Major Sérgio Ricardo Oliveira, as duas corporações passam a compartilhar a comunicação, sem restrições. “Com as duas centrais, 192 e 193, em contato permanente e efetivo, será possível empreender maior rapidez nas ações, integrar esforços facilitando a atuação operacional”, observa. Instalada inicialmente em Montes Claros, a iniciativa pode ser estendida para outras cidades da região desde que sejam assistidas pelo Samu e pelos Bombeiros.
Suporte
Com a oficialização da cooperação, um bombeiro permanecerá, em período integral, na Central de Regulação do Samu. O militar será responsável por manter a comunicação entre as centrais de regulação do Samu e Bombeiros através de linha de telefone exclusiva e via rádio, possibilitando comunicação imediata entre os respectivos atendentes.
Uma unidade de salvamento dos Bombeiros também permanecerá na base do Samu e uma unidade de suporte básico do Samu ficará em um ponto estabelecido pelo 7º Batalhão. Os chamados continuarão a ser recebidos via telefone 192 e 193. As ocorrências que envolvam casos clínicos, obstétricos e psiquiátricos serão atendidas preferencialmente pelo Samu e, havendo necessidade, os Bombeiros serão acionados. Já as ocorrências que demandem ações de salvamento terrestre, aquático e em altura, que envolvam produtos perigosos e aquelas que exijam ações de combate a incêndio serão atendidas prioritariamente pelos Bombeiros.
Cooperação
O 7º Batalhão possui uma área de abrangência de aproximadamente 150.000 mil km², com população de cerca de 2,1 milhões de habitantes atendidos em 119 municípios.
Já o Samu Macro Norte integra 86 municípios do Norte de Minas assistindo a uma população de cerca de 1.6 milhão de habitantes, com 36 bases descentralizadas e regulação central na base operacional, em Montes Claros. O serviço recebe, em média, 300 ligações por dia e organiza o fluxo de pacientes através de grade de referência pactuada.
 Bombeiros e Samu
Integração Bombeiros e SAMU
Foto: Assessoria de Comunicação do 7º BBM

IPSM e Fundação Guimarães Rosa causam preocupação e incerteza


Escrito por José Luiz Barbosa do blog politica, cidadania e dignidade

A muito, temos denunciado a terceirização dos serviços de assistência a saúde prestado aos policiais, bombeiros militares e seus familiares, e inclusive, em audiência pública passada na assembleia legislativa de Minas Gerais, quando defendemos a manutenção do serviço de radiologia do Hospital Militar, que já estava com tudo concluso para sua terceirização, o que somente não ocorreu porque uma comissão designada para realizar estudos sobre a viabilidade econômica, financeira, administrativa e operacional, emitiu parecer contrário a proposta. 
Mas mesmo com parecer contrário, o comando queria que a terceirização fosse implementada, o que foi evitado pela discussão provocada pelos sargentos especialistas de radiologia, que temiam pela medida, que poderia como temos notícia ocasionar aumento do custo do serviço, como aliás vem ocorrendo, sem contudo, ninguém notar, reclamar ou sentir ainda no bolso, talvez porque nenhum segurado ou dependente tenha o hábito de conferir a fatura do pagamento pelos serviços prestados por empresas e profissionais de saúde em seu contra cheque.
CONTINUE LENDO NO BLOG: POLÍTICA, CIDADANIA E DIGNIDADE

Robin Gibb, ex-Bee Gees, não consegue falar há uma semana


Publicação: 16/05/2012 08:23 Atualização: 16/05/2012 09:08
Robin Gibb (REUTERS/Luke MacGregor)
Robin Gibb
Robin Gibb, de 62 anos, não consegue falar há pelo menos uma semana devido ao tratamento de um câncer na região do cólon, segundo o jornal The Sun desta quarta-feira. O integrante do famoso grupo inglês, Bee Gees, só consegue se comunicar piscando os olhos.

Ainda de acordo com o jornal, quimioterapia foi interrompida no momento, pois o cantor está muito fraco. Robin também terá de aprender a andar novamente depois de sair de um coma de 12 dias em abril.

Familiares do cantor acompanham de perto a evolução do quandro de saúde de Robin em um hospital em Londres. Um amigo próximo da família disse que a 'sua mente está afiada como uma navalha, mas seu corpo parece estar falhando. "Mas Robin não vai desistir. E Dwina, sua esposa, está determinada que ele continue o tratamento", acrescentou.

Bee Gees

Na década de 1970 hits como "Night Fever" e "Stayin' Alive'", os Bee Gees, formado por Robin com os irmãos Maurice e Barry, venderam cerca de 200 milhões de discos na carreira, tornando-se a mais bem sucedida banda de irmãos da história. Maurice morreu.

Gripe suína pode ter causado morte de adolescente de 14 anos em Belo Horizonte



15/05/2012 17h44
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
MÁRCIA XAVIER
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte vai investigar a morte de uma adolescente de 14 anos, vítima de gripe suína. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a jovem morreu na madrugada desta terça-feira (15), no Hospital Júlia Kubitschek, na capital mineira.

Segundo a SES, a adolescente, que residia na zona rural de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, deu entrada no hospital na semana passada, no dia 09/05. Como era muito jovem e estava há pouco tempo internada, a Secretaria de Saúde vai investigar se havia existência de outras doenças e apurar as reais causas da morte.

Causada pelo vírus influenza A H1N1, a gripe suína tem sinais e sintomas semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens.

Minas terá presídio exclusivo para quem não paga pensão Estado registra explosão no número de prisões de quem não quita obrigações com filhos. Detentos precisam ser isolados e secretaria já pensa em unidade só para esse tipo de infrator


Publicação: 16/05/2012 06:00 Atualização: 16/05/2012 07:06
Uma ligação ontem, dia do aniversário de 14 anos de Suzana (nome fictício), interrompeu os seis meses que a adolescente ficou sem contato com o pai, que é sapateiro em Belo Horizonte. Desde que a mãe, a copeira Simone, de 30 anos, o acionou judicialmente para pagar a pensão alimentícia da filha, o ex-marido desapareceu. Por duas vezes a Justiça decretou sua prisão, mas ele conseguiu prorrogar prazos e rola a dívida há dois anos. Casos como o dele, aparentemente corriqueiros, abarrotam a Justiça e as cadeias de Minas e podem obrigar o governo até mesmo a criar uma unidade prisional especial para os devedores. O plano da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) de construir o Centro de Referência para Devedores de Alimentos, com cerca de 100 vagas só para esse tipo de infrator, é a resposta do estado para a explosão no número de detenções relativas a esses casos.

Em dezembro de 2010 eram 179 presos no sistema estadual por esse motivo. No mesmo período do ano passado, o número cresceu 11%, chegando a 199 pais e responsáveis detidos por não pagamento do benefício. A quantidade disparou, chegando a um crescimento de 33% em fevereiro deste ano, quando alcançou 238 internos. Em 2010, segundo a Defensoria Pública de Belo Horizonte, corriam 2.800 processos pedindo pagamento de pensão em Minas Gerais.

E não são apenas pessoas humildes que acabam detidas por não pagar: o tetracampeão de futebol Romário, hoje deputado federal pelo PSB/RJ, chegou a ficar preso em casa por não quitar o benefício da filha, em 2009. Um ano antes havia sido a vez de o ator Mário Gomes ser detido devido à dívida com a filha. Em 2007, Werley di Camargo, irmão da dupla Zezé di Camargo e Luciano, foi preso em Belo Horizonte pelo mesmo motivo. “Quem não paga o determinado pela Justiça pode ficar preso entre 30 e 90 dias. É uma forma de coerção. Quitando a dívida, a pessoa é libertada. É diferente de um processo criminal, que muitas vezes não resulta em cadeia imediata, mas é feito assim com o objetivo de garantir a sobrevivência do dependente”, pondera o defensor público de Belo Horizonte Valter Guilherme Alves Costa.

O projeto do centro de referência seria um alento para desafogar os presídios, porque hoje a Suapi precisa abrir alas especiais, separando esses presos dos que cometeram crimes mais graves – isso em uma rede prisional que já se encontra saturada. No ano passado, segundo o Sistema Integrado de Informações Penitenciárias do Ministério da Justiça, as vagas para presos provisórios existentes em Minas Gerais eram ultrapassadas em 61% pela quantidade de internos. Pelo relatório, 23.537 presos provisórios – entre eles quem não pagou pensão alimentícia – ocupavam espaço feito para 14.610.