terça-feira, 21 de maio de 2013

Recém-eleito para comandar o PSDB, Aécio será protagonista dos próximos programas


Vídeos vão ar este mês e em junho. Objetivo é dar maior visibilidade ao presidenciável

Publicação: 21/05/2013 06:00 Atualização: 21/05/2013 07:22
Além de aparecer na TV, Aécio Neves pode sair em caravana pelo país, como sugeriu o governador paulista  (Maria Tereza Correia/EM/D.A Press  - 26/4/13)
Além de aparecer na TV, Aécio Neves pode sair em caravana pelo país, como sugeriu o governador paulista

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, estará no centro das inserções de 30 segundos que vão ao arnesta tera-feira, sábado, no dia 28 e na primeira semana de junho. Os spots – 10 ao dia – procuram inovar no formato programa partidário e estão voltados para as classes B e C, com renda familiar que varia de R$ 1,7 mil a R$ 9,7 mil. Sob o comando do novo marqueteiro, o antropólogo e publicitário Renato Pereira, que fez as campanhas dos peemedebistas Sérgio Cabral e Eduardo Paes, governador e prefeito do Rio de Janeiro, respectivamente, Aécio conversará com eleitores, procurando apontar para problemas cotidianos que remetam ao debate nacional de temas econômicos e sociais. 

Ao mesmo tempo, o senador mineiro, que acaba de ser eleito para o comando da legenda, será apresentado ao eleitor brasileiro. A sua trajetória e a herança política do avô Tancredo Neves – com especial ênfase à campanha pelas Diretas Já –, os seus oito anos de governo em Minas Gerais, além da eleição do sucessor, Antonio Anastasia, serão abordados não apenas nos spots, mas sobretudo no programa partidário de 10 minutos, a ser veiculado no dia 30 deste mês. Várias imagens de programas de governo em Minas, que apontam as gerações sucessivas dos choques de gestão e programas sociais de distribuição de renda implementados no estado, foram tomadas para o programa nacional tucano. Cenas da convenção nacional do PSDB, no sábado, também serão incorporadas, numa tentativa de demonstrar a unidade da legenda, em particular dos ninhos de Minas e de São Paulo.

Com a propaganda institucional, o partido busca dar visibilidade a Aécio, provável candidato da legenda ao Palácio do Planalto em 2014, para que se torne mais conhecido. Para além de Minas, o programa partidário vai abordar estados, em particular do Nordeste, como a Paraíba, onde serão tratadas questões peculiares das regiões, com propostas do partido para o desenvolvimento econômico e social. Aécio fará também a defesa da herança de Fernando Henrique Cardoso, atribuindo-lhe a autoria de programas sociais de transferência de renda e retomando a temática das privatizações, argumentando que o PSDB iniciou um processo que é o mesmo adotado agora pelo PT.

Com os programas, Aécio tratará, nesta quinta-feira, de atingir os segmentos populares D e E, de baixa renda, participando do Programa do Ratinho, no SBT. Em eleições passadas, por ali também estiveram em busca de maior visibilidade e de se tornarem conhecidos a presidente Dilma Rousseff e o prefeito de São Paulo, Fernando Hadadd (PT). 

CARAVANAS A partir de julho, de 15 em 15 dias, Aécio Neves lançará mão do mesmo expediente usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na década de 1990: as caravanas pelo país. A estratégia foi defendida ontem pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Uma coisa correta que o presidente Lula fez quando perdeu a eleição para o Fernando Henrique foram as caravanas da cidadania. Está correto. Ele percorreu o país, o interior, o nortão do Mato Grosso, as novas fronteiras agrícolas, o semiárido. Acho que o Aécio deve liderar esse trabalho. Quem puder vai junto, no sentido de percorrer o Brasil, sentindo os problemas, os desafios, até para elaborar um bom programa de trabalho”, afirmou o governador em evento em Guarulhos, na Grande São Paulo.

O governador reafirmou, porém, que considera cedo para definir o candidato tucano que vai enfrentar Dilma Rousseff em 2014. “Este ano não é para escolher candidato. Candidato deve ser escolhido no fim do ano, no começo do ano que vem. Este ano é de percorrer o Brasil, ouvir o povo, falar à população.”

A cautela de Alckmin, entretanto, não traduz o sentimento do conjunto tucano. A pré-candidatura de Aécio ao Planalto se consolida internamente, e, já a partir de julho, ele se debruçará sobre as composições políticas em cada estado, trabalhando palanques locais que possam atrair aliados. Além dos parceiros tradicionais que estão na oposição – como o DEM e o futuro MD – há clareza entre tucanos que só a partir do ano que vem será possível avançar as conversações com partidos que estão na base de sustentação de Dilma, como o PDT.

O Trabalho de polícia no Brasil


O trabalho de polícia, em qualquer lugar do mundo, é considerado essencial e indispensável. Para os policiais, é uma profissão honrosa, prazerosa e humanitária. A maioria dos policiais é abnegada, vocacionada e presta serviço com amor, mesmo tendo a consciência de que parte da sociedade ainda cultua a nefasta cultura do preconceito. Mudou muito de certo tempo para cá. Porém, é preciso avançar mais nessas mudanças, para que a sociedade possa reconhecer e conhecer o trabalho do profissional de segurança pública.
A missão do policial é diferente da dos outros servidores públicos. Os outros, diante do perigo, se afastam, o policial não, ainda que esteja em desvantagem em relação ao inimigo. Esse é um dos predicados que coloca o policial numa situação especial diante dos outros, porque mesmo com o risco da própria vida não se rende às dificuldades. São informados sobre as mais variadas situações e instruídos de como agir em cada caso. As adversidades enfrentadas não intimidam e nem desencorajam o policial. Havendo apoio, comando, meios, estímulos e liberdade de ação, eles darão tudo de si antes de pensarem em si.
O que preocupa a todos é que esses profissionais não estão recebendo o suporte necessário para cumprirem, com segurança e entusiasmo, a missão que lhes foi atribuída. Os governantes não têm sido capazes de construir planejamentos estratégicos que acompanhem o desenvolvimento social do Brasil. Há muito tempo estão correndo atrás dos problemas já instalados, procurando atender o clamor social com ações pontuais sobre os efeitos, enquanto que o tecnicamente correto seria atuarem nas causas dos problemas.
A incompreensível atitude de algumas pessoas contra o policial quando em ação funciona como um balde de água fria na sua motivação. Ninguém é capaz de produzir bons resultados na sua profissão se não tiver um ambiente de trabalho que lhe proporcione segurança. Com os policiais a situação não é diferente, apesar da disciplina e do conhecimento que possuem.
Diante da insegurança que vivemos, penso que os profissionais de segurança pública, se já não estão fazendo, devem refletir, profundamente, sobre o trabalho que executam. A verdade é que estão colocando sobre os ombros desses servidores as consequências da falência de outros setores da administração pública. Quando os outros falham ou não cumprem os seus deveres, alimentam a cadeia da violência e da criminalidade, sobrando para a polícia a tarefa de restabelecer a ordem.
Policiais, não se afastem dos seus deveres, cumpram bem a sua missão. Procurem cumpri-la da melhor maneira possível. Todavia, não deixem de refletir sobre o tamanho do fardo que estão colocando sobre os seus ombros. Lembrem-se, a vida é curta e deve ser vivida, com qualidade e em paz. Explorem as suas inteligências e conhecimentos exercitando trocas de ideias sobre o fortalecimento das instituições a que pertencem, a profissão que escolheram e sobre para onde sopram os ventos que identificam o rumo que caminha o nosso País.
(Gercy Joaquim Camêlo, governador do Rotary International)

Capitão PM é morto em lava a jato de São Gonçalo do Retiro na Bahia



capitao morto
Tentativa de assalto em lava a jato na Baixinha de Santo Antônio, no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador, termina com a morte do capitão da Polícia Militar (PM-BA) Anativo Manoel da Conceição Neto, de 33 anos, nesta segunda-feira, 20. O crime ocorreu pouco antes das 18 horas.
A PM ainda não tem detalhes das circunstâncias da tentativa de assalto. Segundo a Central de Polícias (Centel), o agente, que era ex-marido da cantora de arrocha Nara Costa,  foi alvejado por dois tiros, um na cabeça e um nas costas.
Segundo a polícia, o capitão estava de folga no momento em que foi morto. Ele era subcomandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Barbalho).
A PM informou que realiza diligências no para tentar localizar e prender os autores do crime. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP).

Confira na íntegra a nota de pesar da PM:

É com pesar que a Polícia Militar da Bahia informa o falecimento do capitão Anativo Manoel da Conceição Neto, 33 anos, às 17h40 desta segunda-feira (20). O oficial  que estava de folga, era subcomandante da 2ª CIPM/Barbalho e sofreu uma tentativa de assalto na Baixinha do Santo Antônio, São Gonçalo do Retiro.
Neste momento, a PM realiza diligências no intuito de localizar e prender os autores do crime.
Anativo integrava há 14 anos os quadros da Corporação.
Salvador, 20  de maio de 2013.

Policial é covardemente morto no ES



Ele foi morto por bandidos na noite desta segunda-feira, em Vila Capixaba, Cariacica-ES. José Bento Sório, 47, reagiu a um assalto. Ele ainda baleou os dois assaltantes, mas também foi atingido por tiros e não resistiu aos ferimentos. O crime ocorreu por volta das 21 horas.
De acordo com policiais que atenderam à ocorrência, José Bento passava de carro – um Gol cinza – pela Rua Vitória, quando foi abordado por dois homens de moto. O carona anunciou o assalto, mas José Bento sacou a arma e houve troca de tiros. Mesmo baleado, o policial conseguiu atingir os dois bandidos. O policial morava próximo ao local do crime e estava acompanhado da namorada.  Ela não ficou ferida. Muito assustada, não quis falar com a imprensa.
Um dos assaltantes se refugiou em um barraco logo depois. Ferido,  foi levado pelo Samu para o Hospital São Lucas, em Vitória.  Ele se identificou como Wesley Cardoso dos Santos, mas a polícia não descarta que o nome seja falso. O outro ladrão, identificado  como Kelvis Jacobson, 22 anos, conseguiu abordar um taxista e ordenar que seguisse para o PA de Itacibá. No entanto, a polícia conseguiu localizá-lo e ele também foi levado para o São Lucas. O estado de saúde deles ainda não foi informado.
Testemunhas contaram que os ladrões estavam bebendo em um bar pouco antes do crime. A moto em que estavam não possui restrição de roubo. Moradores do bairro comentaram que os mesmos bandidos estariam cometendo outros crimes na região há algum tempo, em uma moto preta.
A perícia constatou sete perfurações no corpo de José Bento Sório, sendo três nas costas, três no braço esquerdo e uma no ombro direito.
De acordo com o  presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Espírito Santo (Sinpol), Junior Fialho, José Bento Sório tinha 21 anos de atuação na Polícia Civil, além de cerca de oito anos na Polícia Militar cumpridos antes. “Ele estava perto de se aposentar. Era um policial exemplar. É mais uma grande perda para nós”, comentou Fialho, que esteve no local do crime. “Não estou triste porque ele era policial. Perdi um amigo. Está na hora de a sociedade discutir melhor essa situação. Não dá mais para ficar colocando bandido na rua. Até quando apenas bandidos terão direitos humanos?”, desabafou o investigador.
José Bento atuava na Delegacia de Viana, e foi policial da Delegacia Patrimonial durante muitos anos.