quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Deputado pede ao governo nomeação de excedentes do concurso da Polícia Civil



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O deputado aprovou requerimento de sua autoria
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia aprovou nesta terça-feira (18/09) requerimento do deputado Sargento Rodrigues, encaminhando apelo ao governador do Estado para nomear os excedentes do concurso público para os cargos de delegado, agente penitenciário e escrivão.

O deputado destacou a falta de efetivo da Polícia Civil e a economia de dinheiro e tempo que a convocação possibilitaria. “É muito mais barato e prático para o Estado chamar os excedentes do último concurso do que organizar uma nova seleção. Eles já foram aprovados e existe um claro no efetivo de todos os cargos da corporação. Nada mais justo que nomeá-los”, afirmou Sargento Rodrigues.

PSDB aciona o MPE para investigar frota de Brasília em Neves


PSDB pede ao Ministério Público que investigue suspeita de uso de carros oficiais do Distrito Federal na campanha do PT, que nega irrregularidade

Publicação: 20/09/2012 06:00 Atualização: 20/09/2012 06:51
O PSDB de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acionou o Ministério Público Eleitoral (MPE) com pedido de investigação sobre a frota de veículos utilizada pela campanha da candidata do PT à prefeitura da cidade, Daniela Correa. A denúncia é de que os carros estariam sob a responsabilidade do governo do Distrito Federal, administrado pelo PT. “Fizemos o que deveria ser feito: acionar o MP para que as investigações sejam feitas e que, caso se confirmem, se proceda a punição de quem tem envolvimento com a irregularidade”, justificou ontem o presidente municipal do PSDB, Joel Lucas. Disputa a prefeitura pelos tucanos a ex-deputada estadual Gláucia Brandão.

Lucas afirma que a suspeita de que os carros tenham sido alugados pelo governo do Distrito Federal partiu de investigação feita por militantes do partido em publicações do Diário Oficial da União (DOU), a partir das placas dos automóveis. Os veículos enviados a Neves estariam reservados ao serviço de limpeza urbana, à Secretaria de Educação e à agência de fiscalização do DF.

Ao todo, dez veículos estariam sendo utilizados irregularmente pela candidatura rival, segundo acredita o presidente do PSDB. Entre as placas de Brasília citadas por Joel Lucas estão JIB 5870, JHU 3940 e JIR 0763, todos modelo Volkswagen Gol.

Doação A candidata Daniela Correa garantiu que os automóveis foram emprestados por  doação pelo deputado federal Luís Tibé (PTdoB), aliado do PT na cidade.

Ribeirão das Neves é o décimo município de Minas Gerais em número de eleitores, com 157.518 moradores aptos a votar em 7 de outubro. À frente da cidade estão Belo Horizonte, com 1.772.227 eleitores, Contagem (403.661), Uberlândia (396.682), Juiz de Fora (368.011), Betim (227.323), Montes Claros (225.387), Uberaba (203.451), Governador Valadares (185.641) e Ipatinga, com 167.900.

Mais uma morte por gripe suína é confirmada em Minas; óbitos chegam a 35



19/09/2012 16h37
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MÁBILA SOARES
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Mais uma morte em decorrência do vírus Influenza A H1N1, a gripe suína, foi confirmada nesta quarta-feira (19) pela Secretaria de Estado de Saúde. Com esta nova vítima, o número de mortos no Estado em 2012 já chega a 35, quase nove vezes maior que o registrado em 2011, quando quatro pessoas morreram por causa do vírus. A última morte foi registrada em Alfenas, no Sul de Minas.
Ainda conforme balanço da SES, outras 13 mortes ainda estão são investigadas. Ao todo são 122 casos confirmados da doença em Minas, 1.995 descartados e 207 em investigação. A capital é a cidade com mais mortes, três. Em 2009, fase mais crítica da doença no Estado, 217 pessoas morreram em decorrência do vírus. No ano seguinte, houve apenas três vítimas.

Das 35 vítimas, 20 tinham idade entre 40 e 59 anos; seis entre 20 e 39 anos, três entre 10 e 19 anos e outras seis tinham mais de 60 anos.
Capital mineira
A capital mineira está entre as cidades com o maior número de mortes. Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Pedrinópolis e Uberlândia, ambas no Triângulo, registraram dois óbitos causados pelo vírus.

PBH implanta ciclofaixa na Av. João Pinheiro e promete concluir 69km de pistas


Previsão é concluir obra até maio de 2013. Meta inicial do Pedala BH era completar 120km ainda este ano

Publicação: 20/09/2012 06:00 Atualização: 20/09/2012 06:49
Faixa verde liga o Palácio da Liberdade ao Parque Municipal pela Avenida João Pinheiro, na Região Centro-Sul. Quem quiser estacionar na via à noite e nos fins de semana agora terá de respeitar o espaço dos ciclistas (GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS)
Faixa verde liga o Palácio da Liberdade ao Parque Municipal pela Avenida João Pinheiro, na Região Centro-Sul. Quem quiser estacionar na via à noite e nos fins de semana agora terá de respeitar o espaço dos ciclistas


Será uma pista de cooper? A extensão do canteiro central ou uma espécie de miniatura da Linha Verde para levar autoridades ao Palácio da Liberdade? A pintura verde no asfalto da Avenida João Pinheiro, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, tem intrigado e dado asas à imaginação de quem passa pelo local. O alvo das especulações é a mais nova ciclofaixa da cidade, que começou a ser implantada este mês pela BHTrans. Longe de alcançar a meta inicialmente firmada de chegar a 120 quilômetros de ciclovias até dezembro, a autarquia da prefeitura tenta engatar novamente o Pedala BH, projeto de implantação de pistas de bicicleta, e dá início a quatro obras.

O projeto andava em marcha lenta e construiu apenas 1,2 quilômetro de pista exclusiva até agosto. Com o fechamento do contrato de R$ 4,3 milhões com empreiteira para implantar e manter rotas cicloviárias, no mês passado, a BHTrans promete concluir quatro pistas exclusivas até outubro e um total de 69 quilômetros até maio de 2013. Atualmente, Belo Horizonte conta com 36 quilômetros de ciclovias, sendo que 11,3 quilômetros foram inaugurados em 2011. “Tivemos atrasos no processo de licitação. Nossa intenção era começar a implantar em maio, mas só foi possível agora”, justifica o coordenador de projetos de trânsito da BHTrans, José Carlos Ladeira.


Com 1km de extensão, a ciclofaixa da Avenida João Pinheiro vai ligar a Praça da Liberdade ao Parque Municipal. No local, é permitido estacionar após as 20h e nos fins de semana. Depois da inauguração, motoristas poderão parar nos mesmos horários sem invadir o 1,20m da faixa para bicicletas, de acordo com a BHTrans. A nova pista foi comentada entre os que passaram pelo local, intrigados com a faixa verde pintada no chão. “Imaginei que fosse alguma espécie de Linha Verde onde passariam autoridades que vão até o Palácio da Liberdade”, contou o diretor de autoescola Jair Mendes, de 46 anos. O estudante Diego Rocha, de 18, pensou que fosse para pedestres, e quando soube que se tratava de uma ciclovia, gostou da ideia. “Dá mais segurança ao ciclista, mas não adianta ter só aqui”, disse. 

Segundo a BHTrans, a pista fará futuramente conexão com a ciclovia da Rua dos Guajajaras, com 1,5km e prevista para ser inaugurada até maio de 2013, que, por sua vez, será interligada à rota já implantada da Savassi. Também para maio e como parte dessa rede cicloviária, a BHTrans promete inaugurar a rota da Avenida Olegário Maciel, da Avenida Barbacena e da Rua Fernandes Tourinho. Mas, além da ciclofaixa da João Pinheiro, já para outubro, está prevista a inauguração de uma ciclovia na Rua Rio de Janeiro, que ligará o Centro ao Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul, cujas obras começam esta semana.

Outras Regiões
Também já estão em obras as ciclovias das avenidas João 23, na Região Noroeste, e Fleming, na Região da Pampulha, com previsão para serem concluídas no mês que vem. “Iríamos fazer outras três, mas com o início do período chuvoso há possibilidade de mudar”, ressalta o coordenador do Pedala BH, Mauro Luiz Cardoso de Oliveira, se referindo às obras das avenidas Cecília e Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha, e Amintas Jacques de Moraes, na Região Noroeste. Ele garante, entretanto, que até meados do ano que vem a capital terá ultrapassado a marca dos 100 quilômetros de ciclovias, com a implantação de quase 70 quilômetros.

Grande parte das pistas será concentrada nas regiões do Barreiro e Venda Nova, onde o hábito de pedalar já está consolidado. Nessas áreas, os recursos aplicados vêm do Banco Mundial e as obras serão licitadas pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Um dos coordenadores do Mountain Bike BH, grupo que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte, desconhece detalhes sobre as novas ciclovias e reclama da desinformação. “Não posso nem falar da Avenida João Pinheiro pois não conhecemos o projeto”, diz.

O ciclista ressalta também que parte das vias construídas no ano passado não trazem informações sobre conexões possíveis com outras pistas. Outro problema para ele é a má qualidade das pistas. “A marcação da ciclovia na Rota da Savassi, por exemplo, já está apagada em vários pontos. Questionamos a BHTrans, mas ainda não tivemos retorno”, afirma.

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Ciclovia ou ciclofaixa?

A ciclofaixa é uma pista exclusiva para bicicletas em que não há barreira física que a separe da pista de carros. É usada geralmente em locais de pouco fluxo de veículos. Já a ciclovia é um espaço segregado para o fluxo de bicicletas, com uma separação física, como blocos de concreto e cavaletes, entre a pista de bicicleta e a de carros. É mais indicada para avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do tráfego intenso.

Pintura apagada na Carandaí

Muitos ciclistas estão reclamando da pintura falha na ciclovia da Savassi, na altura da Avenida Carandaí, na esquina com Rua Piauí. Uma camada de piche apagou a pintura da faixa exclusiva para as bicicletas e o que era uma superfície vermelha ficou preta, dificultando a identificação do local de passagem preferencial de ciclistas pelos motoristas. A BHTrans informou ontem que vai fazer uma vistoria no local e avaliar a necessidade de reparo.

Tragédia na avenida Nossa Senhora do Carmo foi gravada em vídeo


Câmera da BHTrans revela que Land Rover passou pelo sinal verde em alta velocidade e só parou depois de atingir o carro de Fábio Fraiha. Ontem, acusado pagou fiança e foi liberado

Publicação: 20/09/2012 06:00 Atualização: 20/09/2012 06:50
Michael Donizete teve sua fiança fixada nessa quarta-feira pela Justiça. Segundo o juiz,  liberdade do acusado não traz nenhum risco para a sociedade (Maria Tereza Correia/EM/D.A Press - 16/9/12)
Michael Donizete teve sua fiança fixada nessa quarta-feira pela Justiça. Segundo o juiz, liberdade do acusado não traz nenhum risco para a sociedade


Imagens de uma câmera de vigilância de trânsito da BHTrans, em poder da Polícia Civil desde segunda-feira, vão esclarecer as circunstâncias do acidente que matou o estudante de administração Fábio Pimentel Fraiha, de 20 anos, na madrugada de domingo. A polícia confirmou a existência do vídeo mas disse que só vai se pronunciar depois da conclusão do inquérito. Entretanto, fontes ligadas à investigação revelaram ao Estado de Minas que as cenas, com pouco mais de um minuto de duração, mostram detalhes do choque entre o Ford Focus dirigido por Fábio e o Land Rover conduzido pelo estudante de odontologia Michael Donizete Lourenço, de 22, que causou a morte imediata da vítima.
Segundo o relato de quem teve acesso ao vídeo, as imagens mostram que Michael Donizete dirigia em alta velocidade, seguido de um carro que estava bem próximo do Land Rover. O sinal estava aberto para os dois, mas a velocidade de ambos estava bem acima do limite na Avenida Nossa do Carmo, de 60km por hora. O motorista desse carro, ainda não identificado, está sendo procurado pela polícia, pois há a suspeita de que ele e Michael Donizete participavam de um “racha”.

De acordo com o que foi revelado ao EM, o vídeo mostra Fábio Fraiha, por volta das 4h, saindo da Rua Rodrigues Seabra, no Bairro Sion, que dá acesso ao Trevo do Belvedere, na Região Centro-Sul, cruzando a avenida e sendo atingido em cheio pelo carro de Michael. O motorista do carro que seguia atrás do Land Rover escapou do acidente e foi embora. O sinal da Nossa Senhora do Carmo só fechou alguns segundos depois da colisão, o que pode caracterizar avanço de semáforo por parte do Focus.

LiberdadeNessa quarta-feira, o juiz do 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte, Guilherme Queiroz Lacerda, arbitrou fiança no valor correspondente a 70 salários mínimos (R$ 43.540) para que Michael Donizete fosse libertado. A fiança foi paga  à tarde, o alvará de soltura foi emitido pelo Tribunal de Justiça e a libertação ocorreu às 20h20. Ele saiu de cabeça raspada, sem falar com a imprensa, acompanhado da assistente do advogado Jairo Jordano Catão Júnior, que afirmou que o acusado só falará depois da conclusão das investigações.. Ele estava preso no Ceresp São Cristóvão e ontem havia sido transferido para o Ceresp Gameleira.

Em sua decisão, o juiz esclarece que não há indícios de que a liberdade de Michael “venha a representar qualquer risco para a coletividade”. O magistrado substituiu a prisão por medidas cautelares. O acusado deverá comparecer a juízo a cada bimestre. A habilitação para dirigir foi suspensa e o documento deverá ser entregue ao Detran-MG. O estudante foi indiciado por homicídio com dolo eventual, quando o autor, mesmo sem querer o resultado, assume o risco de matar.

A família de Fábio Fraiha protestou contra a libertação de Michael, pois acredita que ele é o culpado pelo acidente e teme que esse seja mais um caso de impunidade no trânsito. O pai da vítima, o empresário do ramo de veículos Júlio César Fraiha, de 49, que é formado em direito, decidiu contratar um assistente de acusação para acompanhar o caso. “Lamento profundamente essa decisão judicial. Ela deve ser cumprida, mas cabe recurso. Não vou concordar com a liberdade de quem assassinou um ente querido meu. Vou tentar buscar, dentro dos preceitos da lei, que a justiça seja feita e que ele permaneça preso”, disse Júlio Cesar.

Dolo caractericadoPara ele, o dolo eventual está caracterizado. “Mas sempre há impunidade. Até quando este país vai conviver com situações como essa e nada será feito? Sou mais uma vítima, um pai com dor indescritível que vai tentar buscar Justiça. A liberdade para esse condutor que assassinou meu filho representa mais um sinal de impunidade”, lamenta o pai, que se diz tomado por uma série de sentimentos. “Momentos de dor profunda e, ao mesmo tempo, de anseio de justiça. Vou tentar realizar pelo meu filho o que estiver ao meu alcance ”, disse.