quarta-feira, 6 de março de 2013

Venezuelanos dizem adeus a Hugo Chávez


AFP - Agence France-Presse
Publicação: 06/03/2013 10:30 Atualização: 06/03/2013 10:40
População da Venezuela chora a morte de Hugo Chávez (AFP Photo/Leo Ramirez)
População da Venezuela chora a morte de Hugo Chávez
Os venezuelanos homenageavam nesta quarta-feira o falecido presidente Hugo Chávez, no primeiro dos três dias de funeral, antes do traslado do corpo para a Academia Militar de Caracas para que seus simpatizantes, assim como os governantes estrangeiros, possam dar o último adeus ao popular presidente que governou o país durante 14 anos.

Chávez morreu na terça-feira aos 58 anos no hospital militar de Caracas, depois de lutar contra um câncer que foi diagnosticado em junho de 2011 e pelo qual passou por quatro cirurgias em Havana.

Apesar das informações sobre a evolução "desfavorável" de seu estado nos últimos dois meses, a morte comoveu o país e milhares de seguidores de Chávez saíram às ruas ao tomar conhecimento da notícia, anunciada pelo vice-presidente Nicolás Maduro durante a tarde.

Cenas de choro eram observadas diante do hospital militar, onde Chávez estava internado, e local de verdadeira peregrinação de seus simpatizantes. Centenas de pessoas permaneceram em vigília durante a noite.

Veja fotos de Hugo Chávez

Venezuela em luto

Chávez e autoridades

Infográfico mostra biografia de Chávez


O corpo será levado para a Academia Militar, considerada um segundo lar por Chávez, e as autoridades esperam centenas de milhares de pessoas nas ruas no trajeto de vários quilômetros que será percorrido pela comitiva funerária. As ruas de Caracas amanheceram praticamente vazias, depois que todas as atividades públicas e privadas foram, assim com as estudantis, canceladas.

O chanceler Elías Jaua informou que uma capela fúnebre será instalada para permitir que o maior número possível de pessoas possam ver seu "pai, seu libertador, seu protetor".

O ministro da Defesa, Diego Molero, determinou que às 8h (horário de Brasília) todas as unidades de artilharia, navios e tanques da Força Armada Nacional Bolivariana disparassem 21 salvas de homenagem ao "comandante presidente".

Molero indicou que o caixão será escoltado por quatro cavalos ao deixar o Hospital Militar. Na chegada à Academia militar serão prestadas as "honras correspondentes", assim como 21 disparos de canhão em homenagem.

A cada hora um disparo de canhão será realizado em homenagem até o dia do enterro. Os primeiros presidentes da América Latina começaram a chegar ao país para o funeral oficial, previsto para sexta-feira às 10h (11h30 de Brasília).

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e seu colega uruguaio, José Mujica, foram os primeiros a chegar à 5h, um pouco antes do boliviano Evo Morales, que foi recebido por Jaua. O chanceler afirmou que o país amanheceu calmo e disse que 10 chefes de Estado confirmaram presença no funeral. Vários devem chegar ao país na quinta-feira.

Chávez, que assumiu a presidência em 1999, havia retornado de Havana em 18 de fevereiro, mas não foi visto nem ouvido, depois de ter passado por uma cirurgia em 11 de dezembro, a quarta desde o diagnóstico de câncer, cuja natureza e detalhes nunca foram oficialmente divulgados.

O governo prometeu que informará o local do enterro do presidente, natural do estado Barinas, na região oeste do país. Maduro, de 50 anos, será o candidato governista nas eleições que devem acontecer em um prazo de 30 dias, como determina a Constituição, provavelmente contra o líder opositor Henrique Capriles, de 40 anos.

Perícia é realizada no apartamento de Chorão e causa da morte é desconhecida


Artista de 42 anos foi encontrado morto durante a madrugada, sozinho, na residência dele em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo

Marina Rigueira - Estado de Minas
Publicação: 06/03/2013 11:02 Atualização: 06/03/2013 11:23
No início da manhã desta quarta-feira, policiais e peritos do Instituto de Criminalística de São Paulo estiveram no apartamento do vocalista da banda Charlie Brown Junior, Chorão, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo o delegado Luiz A. Romani de Oliveira, do 14º Distrito Policial, ainda não é possível dizer a causa, nem a data do óbito do cantor, pois estes dados só serão determinados no laudo da perícia. O artista foi encontrado morto nesta madrugada, aos 42 anos.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que Chorão estava caído no chão da cozinha do apartamento dele, quando foi visto pelo assessor e o motorista, por volta das 4h30. Eles
acionaram a Polícia Militar, que solicitou socorro ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas o artista já estava sem vida. Muitos pertences dele estavam espalhados pelo chão e havia marcas de sangue em algumas paredes. Latas de bebidas alcóolicas foram recolhidas no apartamento do cantor. 

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com o delegado, que investiga o caso, Chorão passava por problemas pessoais - ele se separou recentemente da mulher. O corpo de Chorão foi levado do prédio por volta das 8h30 em um carro da Perícia Técnico Científica. 

Veja as imagens do cantor

Charlie Brown Jr. é uma banda de rock formada em Santos, que teve sucesso principalmente na década de 1990. Em 15 anos de carreira foram lançados dez discos, segundo o site oficial do grupo. Em 2004, o álbum "Tâmo aí na Atividade” rendeu premiação ao grupo no Grammy Latino. Em 2012, lançaram o álbum “Música Popular Caiçara”.

O cantor também se aventurou no cinema ao escrever o roteiro do filme "O Magnata" (2007), dirigido pelo cineasta Johnny Araújo. O longa conta a história de um playboy revoltado e ídolo de uma banda de punk rock.

Favelas consomem o equivalente à bolívia


Potencial de compra dos moradores das comunidades do país triplicou em 10 anos e hoje é de R$ 56,6 bi
Publicado no Super Notícia em 06/03/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
JANINE HORTA
FOTO: MARIELA GUIMARÃES - 10.1.2013
De 2002 para 2013, percentual de moradores de classe média cresceu de 37% para 65%
"Nunca vi tanto empresário interessado em investir em favela", diz o morador do morro do Papagaio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, Francislei Henrique Santos, 35, mais conhecido como DJ Francis. Ele esteve ontem no Rio de Janeiro para acompanhar o lançamento da Favela Participações, a primeira holding do mundo voltada para favelas.

A explicação para o crescente interesse é simples: os empresários já vêm mapeando há algum tempo esse universo para saber se vale a pena investir nesse mercado. E já descobriram, por meio de uma das empresas integrantes da holding - a Data Favela, braço do Instituto Data Popular - que os moradores das favelas brasileiras consomem cerca de R$ 56 bilhões por ano, o que equivale ao Produto Interno Bruto (PIB) da Bolívia.

De acordo com o estudo do Data Popular, esse potencial de consumo triplicou nos últimos dez anos. No entanto, apesar do enorme potencial de compras dessa população, estimada em cerca de 12 milhões de habitantes, o nicho de mercado ainda é pouco explorado.

A pesquisa também revela uma significativa mudança de perfil dos moradores das comunidades. De 2002 para 2013, o percentual de moradores de baixa renda caiu de 60% para 32%, enquanto a participação da média renda subiu de 37% para 65%.

A média de escolaridade subiu de quatro para seis anos no mesmo período. E o percentual de analfabetos caiu de 51% para 33%.

Filão.

"O desafio agora é comprar coisas de melhor qualidade, pois o acesso aos produtos nós já temos", afirma DJ Francis.

De olho nesse filão, o empresário Elias Tergilene, à frente da holding Favela Participações e dono do shopping Uai, em Belo Horizonte, além de criar o primeiro shopping do país dentro de uma favela - no morro do Alemão - ele irá também abrir, no morro do Papagaio, na região Centro-Sul da capital mineira, duas unidades de correspondente bancário da Caixa Econômica Federal.

"Esses são apenas os primeiros negócios que estamos anunciando. Nosso objetivo é investir em favelas de todo o Brasil", destaca Tergilene.
Maioria gasta no próprio morro
A melhoria na oferta de serviços no aglomerado da Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi acompanhada pela diarista Maria Auxiliadora da Silva Almeida, 51, que há mais de 40 anos vive no local.

"Eu não preciso sair do aglomerado. Afinal, temos supermercado, mercearia, açougue, farmácia, salão de beleza, loja de eletroeletrônicos. Nosso comércio é bom, bem diversificado", diz. De acordo com ela, o comércio local começou a melhorar nos últimos 15 anos. E o conforto no lar também.

Segundo pesquisa do Data Popular, com base no Rio de Janeiro, 82% dos moradores de favelas compram recarga de celular dentro da própria comunidade, 81% usa os salões perto de casa.

O estudo revela ainda que, em dez anos, o percentual de moradores com computadores saltou de 3% para 40%. "Não posso reclamar, minha casa é bem equipada. Antigamente, as coisas eram mais difíceis", ressalta Maria Auxiliadora.

E não foi só em termos de consumo que a vida dela melhorou. Um dos filhos da doméstica se formou há dois anos no curso de música da Universidade de Minas Gerais (UFMG) e é professor. (Juliana Gontijo)

"Tudo Sobre Caso Bruno" Não deixe de ler.


Dayanne revela ter sido obrigada a mentir

CASO BRUNO; O JULGAMENTO.Para promotor, ex de Bruno confessou cárcere privado de Bruninho ao esconder existência e paradeiro de bebê
 JOANA SUAREZ E TÂMARA TEIXEIRA - Jornal OTEMPO em 06/03/2013
Em quatro horas de depoimento, a ex-mulher de Bruno Fernandes, Dayanne Souza, revelou que recebeu ordens do goleiro e de Luiz Henrique Romão, o Macarrão, para mentir à polícia sobre as passagens de Eliza Samudio e o filho dela, Bruninho, pelo sítio em Esmeraldas, na região metropolitana da capital, em junho de 2010. Na avaliação do promotor Henry Wagner Vasconcelos, a ré confessou o crime de sequestro e cárcere privado do menino, e ainda complicou a situação do jogador. }

"Ela (Dayanne) confessou no momento em que reconheceu que sabia que a criança estava sendo procurada pela polícia e mentiu sobre sua existência e paradeiro, configurando o crime de cárcere privado", disse o promotor. Ainda segundo Vasconcelos, o depoimento da acusada demonstra que Bruno tinha todo o conhecimento do que estava acontecendo naquela época e que era ele quem determinava tudo.

Morre Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr.



Yahoo - O vocalista da banda Charlie Brown Jr., Alexandre Magno Abrão, 42, o Chorão, foi encontrado morto na madrugada desta quarta-feira (06), em seu apartamento em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

Chorão foi encontrado desacordado pelo seu motorista, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de acordo com reportagem do G1. A unidade de resgate constatou que ele já estava morto.

A causa da morte ainda não foi divulgada. Policiais civis e peritos foram enviados ao local para realizar o trabalho de perícia.
Chorão foi o único integrante do Charlie Brown Jr que permaneceu na banda em todas as fases.A banda fundada na década de 90, em Santos (litoral de São Paulo). Em 2009, o Charlie Brown Jr. ganhou o prêmio Grammy Latino com o álbum "Camisa 10 joga bola até na Chuva".