terça-feira, 30 de outubro de 2012

BH pode ter secretaria para defender animais Entidades aprovam projeto e acreditam que medida pode unificar ações



Publicado no Jornal OTEMPO em 30/10/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
FERNANDA VIEGAS
Especial para O Tempo
FOTO: DOUGLAS MAGNO - 12.9.2012
Belo Horizonte pode ter, em breve, uma secretaria responsável por fazer valer os direitos dos animais. O projeto, que está em discussão na Câmara Municipal, busca implantar a Secretaria Especial dos Direitos dos Animais, para que "exista um órgão na prefeitura com atenção voltada à defesa dos animais", conforme explicou o autor da proposta, vereador Sérgio Fernando (PV).

A medida é vista com entusiasmo por quem luta pela causa dos bichos. Esse é o caso da atriz Candice Araújo, que, nomeada pelos grupos de defesa como protetora dos animais, resgata voluntariamente cães e gatos nas ruas, paga pelo tratamento veterinário e cuida dos bichos em sua casa até que possam ser adotados.

Para ela, a secretaria poderia permitir a execução de alguns projetos, como, por exemplo, a criação de centros de reabilitação. "Seria um pontapé inicial para que, a partir dessa secretaria, fossem criados caminhos para a solução dos problemas, como a construção de hospital público para os animais", defende.

O fundador do Núcleo Fauna de Defesa Animal (NFDA), Franklin Oliveira, que realiza, há dez anos, a Feira do Melhor Amigo, acredita que a secretaria possa contribuir para ampliar o debate sobre o tema. "Tendo em vista que no município não existe ação efetiva, pelo menos (a secretaria) poderia estar levantando atenção para essa questão", diz.

A nova secretaria, de acordo com a protetora de animais Marina Victal, pode contribuir para unificar o trabalho realizado por voluntários. "É positivo. Quanto mais a gente conseguir organizar esse movimento, que hoje é pulverizado, melhor. São poucos tentando resolver um problema que deveria ser tratado pela prefeitura", pontua Marina, que participa de grupos de ajuda mútua em luta pela defesa dos animais nas redes sociais. O trabalho que eles realizam é buscar recursos para custear tratamento e cuidados dos bichos, além de estimularem a adoção.

O projeto de lei prevê que o Executivo, se sancionar a proposta, abra créditos especiais ou remaneje recursos orçamentários para formalizar a criação da nova pasta.

PPP pode viabilizar monotrilho entre capital, Betim e Contagem Prefeitos eleitos se reúnem na próxima semana para discutir o projeto



Publicado no Jornal OTEMPO em 30/10/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
JOANA SUAREZ
FOTO: CHARLES SILVA DUARTE - 17.6.2011
As cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim, ambas na região metropolitana, podem ser ligadas por um monotrilho, sistema de transporte elevado sobre trilhos. A ideia teria partido de uma grande construtora, que realizou um estudo sobre a obra e demonstrou interesse em colocá-la em prática por meio de uma parceria público-privada (PPP). A possibilidade deve ser discutida na próxima semana entre os prefeitos recém-eleitos dos três municípios. Em favor dela estão as obras de custo mais baixo e de mais rápida execução que as do metrô. Contra, está a capacidade menor de passageiros.

O monotrilho é apontado pelo projeto como a solução de transporte de massa intermunicipal. Os trilhos suspensos seguiriam às margens da Via Expressa - o fluxo normal na via é de 42 mil veículos por dia. A avenida Amazonas também é cogitada. Como não seriam necessárias desapropriações de moradores, já que o transporte fica a cerca de 15 m do chão, a alternativa teria implementação mais barata e mais rápida que o metrô. Já a velocidade dos dois tipos de transportes é semelhante e pode chegar a 80 km/h.

O tempo médio de construção do monotrilho é de 4 km por ano - enquanto o do metrô é de 1 km por ano. Considerando a distância de cerca de 30 km entre Betim e a capital mineira, o prazo para a finalização da obra é estimado em cerca de sete anos. Com o processo de licitação, o tempo de viabilização do monotrilho antes do início das intervenções é de cerca de um ano, segundo especialistas.

O consultor em transportes que realizou o estudo, Luiz Otávio Silva Portela, é membro da Sociedade Mineira de Engenharia. De acordo com ele, a obra do monotrilho é mais rápida e mais barata porque não depende de perfurações no subsolo. "São feitas vigas de sustentação para os trilhos por cima da avenida, sem interferir no trânsito da pista. Trabalhar no subsolo é mais demorado porque não se sabe o que vai encontrar e depende de equipamentos específicos", explicou.

O custo de construção de um monotrilho gira em torno de R$ 70 milhões por km, enquanto para o metrô a quilometragem pode ultrapassar R$ 250 milhões. "O custo é inviável para as prefeituras", acrescentou.
O monotrilho tem capacidade para 150 pessoas em cada vagão, suportando até sete vagões.

Capacidade. O engenheiro e especialista em trânsito Silvestre de Andrade vê o monotrilho como uma solução com bom custo-benefício, mas alerta para a capacidade de transporte de passageiros, menor que a do metrô. "Toda alternativa para resolver o problema do transporte é sempre bem-vinda. O monotrilho é realmente mais barato e de construção mais rápida, mas o metrô é sempre a melhor alternativa para o transporte de massa por causa de sua capacidade de passageiros", afirmou o especialista.

Reeleito na capital, Marcio Lacerda não quis se pronunciar. Os prefeitos recém-eleitos em Betim, Carlaile Pedrosa (PSDB), e em Contagem, Carlin Moura (PCdoB), não confirmaram a reunião, mas aprovaram a ideia. "É um projeto ousado que contempla perfeitamente nossa cidade", disse Carlaile. "Precisamos resolver de forma rápida o problema do transporte de massa nesse corredor", afirmou Carlin. 
Viável ainda em outros trechos
A implantação do monotrilho também vem sendo avaliada em outros trechos da capital mineira, como é o caso do Vetor Sul da cidade. Empresários defendem ele como a solução para o problema do trânsito principalmente na avenida Nossa Senhora do Carmo, por onde passam mais de 60 mil veículos por dia.

A ligação entre a região da Pampulha e o aeroporto de Confins, na região metropolitana, também é cogitada. Segundo o engenheiro Luiz Otávio Portela, o transporte sobre trilhos é viável nos dois trechos. "A capital precisa de um transporte de massa que não ocupe espaço na via. O metrô é ótimo, mas é caro e trabalhoso".

Em uma audiência pública na Câmara Municipal, no último dia 25, o assessor de assuntos metropolitanos e metrô da BHTrans, Tomás Ahouagi, disse que o monotrilho seria a última opção de transporte. A autarquia estaria focando apenas no BRT (Transporte Rápido por Ônibus) e no metrô. (JS)

Teste caseiro de HIV pode ser usado para avaliar parceiros Estudo mostra que soropositivos mentem sobre sua condição clínica



Publicado no Super Notícia em 30/10/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
DONALD G. MCNEIL JR.
FOTO: ANGEL FRANCO/THE NEW YORK TIMES
Na prateleira. O teste rápido para Aids OraQuick, produzido pela OraSureTechnologies, já está à venda no mercado norte-americano
Nova York, EUA. O primeiro teste rápido caseiro de HIV acaba de chegar aos mercados norte-americanos por US$ 40 e está sendo anunciado como uma forma de saber, privadamente, se a pessoa é portadora do vírus da Aids. Alguns especialistas e defensores do teste já estão prevendo que um outro uso do OraQuick - o controle da doença nos parceiros - pode se tornar igualmente popular e até ajudar a diminuir o ritmo da proliferação da epidemia, que está se mantendo em 50 mil novas infecções a cada ano nos Estados Unidos.

Há razões para pensar que o controle dos parceiros fará alguma diferença. Estudos descobriram que uma minoria significativa das pessoas soropositivas mentem sobre sua condição de saúde ou a mantém em segredo, infectando parceiros insuspeitos.

Apesar de o fabricante do teste - a OraSure Technologies - não estar promovendo o uso do teste para o controle de terceiros, 70% dos quase 4.000 homens e mulheres envolvidos nos testes clínicos realizados pela empresa afirmaram que definitivamente ou muito provavelmente usariam o produto para esse fim. Alguns até sugeriram que a empresa venda caixas com dois testes para que os casais possam fazê-lo juntos.

"Se isso se tornar uma norma social, as pessoas podem começar a, de fato, testar seus parceiros", afirma o autor de um estudo sobre o assunto e professor de psicologia da Universidade de Columbia, Alex Carballo-Dieguez. Ele também é diretor associado do Centro de Estudos Comportamentais e Clínicos sobre HIV do Instituto de Psiquiatria do Estado de Nova York. "Nos sites de sexo agora, os homens se anunciam como ‘livres de drogas e de doenças’. Com o teste, eles poderiam se anunciar como ‘livres de DD e dispostos a provar’", pondera.

Já outros especialistas em Aids têm suas dúvidas a respeito desse uso do OraQuick. Alguns acham US$ 40 (cerca de R$ 80) muito caro para pessoas que precisam monitorar muitos parceiros. Outros dizem que homens e mulheres que não se sentem confortáveis nem para pedir que seus respectivos parceiros usem preservativo dificilmente exigiriam que eles fizessem o teste.

Outros ainda, como o renomado médico especialista em Aids Anthony S. Fauci, se preocupam que um resultado negativo dos testes vá levar as pessoas a negligenciarem o uso do preservativo, ficando vulneráveis a uma possível gravidez ou a outras doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia, o HPV ou a sífilis.
"Ninguém deveria fazer esse teste e, 20 minutos depois, fazer sexo desprotegido", reforça Steven Petrow. autor do livro "Complete Gay & Lesbian Manners" (ou "Manual Completo de Gays e Lésbicas", em livre tradução).
Traduzido por Raquel Sodré

Acidente vascular cerebral é a doença que mais mata no Brasil


Publicação: 30/10/2012 07:23 Atualização: 30/10/2012 08:18
 (Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
Brasília - O acidente vascular cerebral (AVC) é uma a doença que mais mata no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o número de mortes pelo AVC chega a quase 100 mil pessoas. Em 2000 foram 84.713 óbitos, passando para 99.726 em 2010.
É importante ressaltar os cuidados que devem ser adotados para a prevenção da doença: controle da pressão arterial, da taxa de glicose no sangue e do colesterol. Além disso, é necessário manter uma dieta balanceada, fazer exercícios físicos, além de evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

A neurologista da Academia Brasileira de Neurologia, Gisele Sampaio, disse que se medidas saudáveis forem adotadas as chances de se ter um AVC ou qualquer outra doença relacionada aos fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol alto e tabagismo são mínimas. "Além de obter hábitos mais saudáveis, é importante fazer um companhamento médico regular. Caso os sintomas sejam identificados, procure um atendimento médico o mais rápido possível", alertou.

Para diminuir a mortalidade e ampliar a assistência das vítimas do AVC, o Ministério da Saúde investirá até 2014 R$ 437 milhões no Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, R$ 370 milhões vão financiar leitos hospitalares. Também serão investidos recursos na incorporação e oferta do medicamento usados no tratamento. No Brasil, mais de 200 hospitais estão preparados para atender pacientes com AVC.

Sandy provoca 16 mortes e inundações na costa leste norte-americana Até o momento, número de vítimas chega a 15 nos EUA e uma no Canadá


    AFP - Agence France-Presse
    Publicação: 30/10/2012 07:01 Atualização: 30/10/2012 09:40
     (REUTERS/Gary He )
    NOVA YORK - O fenômeno Sandy tocou a terra como uma tempestade extratropical na noite de segunda-feira na região leste dos Estados Unidos, deixando um saldo de 16 mortos, além de inundações e um grande apagão em Nova York.
    Veja mais fotos
    Sandy impactou Atlantic City (Nova Jersey) com ventos de 130 km/h e deslocamento a 37 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH).


    Pelo menos 16 pessoas morreram na costa leste dos Estados Unidos e Canadá depois que o furacão tocou a terra, provocando fortes chuvas e violentas rajadas de vento.


    No estado de Nova York, Sandy matou cinco pessoas, incluindo um homem de 30 anos atingido pela queda de uma árvore no Queens, revelou um porta-voz do governador Andrew Cuomo.

    Em Nova Jersey, as duas vítimas fatais também foram atingidas por uma árvore, que caiu sobre um carro no condado de Morris, segundo os serviços de emergência.

    Duas pessoas morreram na Pensilvânia, uma atingida por árvore e outra no desabamento de uma casa, informaram as autoridades locais.

    No Atlântico, na costa da Carolina do Norte, um tripulante de um veleiro réplica do HMS Bounty morreu no hospital após ser resgatado no mar e levado a um hospital. O capitão do barco permanece desaparecido.
    Inundação em estação de Nova York passa através de uma cabine de elevador (AFP PHOTO / The Port Authority of New York & New Jersey )
    Inundação em estação de Nova York passa através de uma cabine de elevador

    Em Maryland, uma mulher bateu com o carro em uma árvore e faleceu; e na Virgínia Ocidental, outra mulher, de 48 anos, colidiu com um caminhão em meio a uma tempestade provocada por Sandy, informou a polícia.

    Na cidade canadense de Toronto, mais ao norte, uma mulher faleceu ao ser atingida por um objeto que se desprendeu com o forte vento.

    As vítimas fatais se somam aos 67 mortos na passagem de Sandy pelo Caribe.

    A grande tempestade deixou milhões de pessoas sem energia elétrica em suas casas na região leste dos Estados Unidos.

    As autoridades americanas haviam advertido riscos sem precedentes e ordenaram a saída de centenas de milhares de pessoas em cidades ao longo da faixa costeira de New England (nordeste) até a Carolina do Norte (sudeste).

    O presidente Barack Obama alertou os americanos sobre a ameaça representada por Sandy, ao citar uma "tempestade grande e poderosa" que poderia ter consequências desastrosas.

    A passagem da tempestade interrompeu a campanha eleitoral americana a uma semana das eleições de 6 de novembro.

    Tanto Obama como o rival republicano, Mitt Romney, cancelaram eventos eleitorais.

    Os dois candidatos têm consciência da importância política de dedicar toda a atenção às consequências da tragédia, pois lembram do que aconteceu com o furacão Katrina em 2005.

    A resposta ao Katrina, que devastou Nova Orleans (Louisiana, centro-sul do país), foi encarada como um fracasso das autoridades, lideradas pelo então presidente George W. Bush, o que marcou o restante de seu segundo mandato.
    Água corre pelo túnel Carey, em Nova York (Andrew Burton/Getty Images/AFP)
    Água corre pelo túnel Carey, em Nova York

    Nova York inundada e no escuro

    Em Nova York, muitas áreas do sul de Manhattan estavam sob água, com o metrô e túneis inundados. Quase 500.000 casas estavam sem energia elétrica na cidade, 250.000 delas em Manhattan.

    As águas subiram 4,15 metros acima do nível habitual, coincidindo com a maré alta da lua cheia, segundo as autoridades, mas começaram a baixar pouco antes da meia-noite.

    Sem transporte público e com as pontes e vários túneis fechados, Nova York estava paralisada e isolada.

    No total, 375.000 pessoas receberam a ordem de abandonar zonas costeiras da cidade no sul de Manhattan, Brooklyn, Queens e Staten Island.

    No entanto, muitos moradores se negaram a acatar a ordem das autoridades e permaneceram em suas residências.

    A Bolsa de Nova York e o mercado de futuros de Chicago permaneceram fechados na segunda-feira. Wall Street também não funcionará nesta terça-feira.

    Washington e Filadélfia também estavam sem transportes públicos. O serviço de ônibus e trens ao longo da costa foi suspenso, isolando as duas cidades.

    Em Nova Jersey, a central nuclear de Oyster Creek, no condado de Ocean, ao norte de Atlantic City, declarou alerta depois que a água superou o nível permitido na passagem da tempestade, mas segundo as autoridades não representa perigo.

    Quase 15.000 voos foram cancelados até o momento na costa leste em consequência da tempestade Sandy, o que deixou milhares de pessoas retidas.

    A empresa Eqecat anunciou que o fenômeno pode afetar 60 milhões de americanos e provocar danos de até 20 bilhões de dólares.

    Segundo a meteorologia, a extensão da tormenta e uma frente fria procedente do Canadá tornaram Sandy tão perigosa.

    As autoridades declararam estado de emergência em Connecticut, Delaware, Maryland, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia, Vermont, Virginia e na capital americana.

    O presidente Barack Obama aprovou o estado de emergência para liberar recursos federais aos estados afetados.

    Maioria dos deputados faltou a mais da metade das reuniões durante a campanha Perto do eleitor e longe do plenário


    Publicação: 30/10/2012 06:00 Atualização: 30/10/2012 08:32
    Nos três meses de campanha eleitorais para prefeito, a maioria dos deputados faltou a mais da metade das reuniões no plenário (Jackson Romanelli/EM/D.A Press)
    Nos três meses de campanha eleitorais para prefeito, a maioria dos deputados faltou a mais da metade das reuniões no plenário


    Se dependesse da presença nas suas cidades – e consequente ausência na Assembleia Legislativa –, o desempenho nas urnas dos deputados estaduais que concorreram a prefeituras mineiras nas eleições teria sido bem melhor. Nos três meses da campanha, o plenário do Legislativo foi praticamente esvaziado. Dos 77 parlamentares, 53 não compareceram nem à metade das 41 reuniões ordinárias e extraordinárias marcadas para o período. Levantamento feito pelo Estado de Minas coloca entre os mais faltosos os 15 que tentaram trocar a cadeira no Legislativo por uma no Executivo, dos quais três foram eleitos no primeiro turno e dois em segundo. Ninguém terá o salário cortado por isso.