terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Voto é secreto, mas Burguês assegura veto Vixe agora acabou tudo nem a ordem do prefeito eles respeitam mais.


Apesar de movimentos contrários na Câmara, presidente da Casa garante que posição do prefeito será mantida pelo Legislativo


FLÁVIO TAVARES - 06/02/2012
camara bh
Bastidores: há receio de que os acordos para manter veto de Lacerda sejam descumpridos


Embora a votação do veto do prefeito Marcio Lacerda (PSB) ao reajuste de 61,8% para o salários dos vereadores seja secreta, o presidente da Câmara de Belo Horizonte, Léo Burguês (PSDB), garante que a Casa vai manter a decisão do Executivo. O veto será votado em plenário, nesta quinta-feira (9). São necessários 21 votos a favor da decisão do prefeito para que a proposta não seja sancionada. Entretanto, há nos bastidores receio de que os acordos realizados para manter o veto sejam descumpridos e o reajuste seja aprovado.

As 19 lideranças das bancadas confirmam que a orientação dos partidos também é pelo veto, assim como o relatório da Comissão Especial criada para analisar a decisão do prefeito. A mudança de opinião ocorre depois da intensa pressão popular contrária ao reajuste dos parlamentares. Como nesse ano haverá eleição municipal, as legendas e os próprios vereadores temem o desgaste de aprovar o reajuste agora.

“A Casa está sensível e não temos outra opção que não seja manter o veto do prefeito. Embora a assessoria jurídica da Câmara e dos vereadores concordem com a constitucionalidade do projeto, estamos mantendo o veto por causa da vontade popular”, justifica o presidente Léo Burguês.

O tucano afasta qualquer possibilidade de os parlamentares apresentarem outra proposta de reajuste sem discutir com a população. “Assumo o compromisso de não apresentar nenhuma nova proposta de reajuste para os parlamentares sem antes realizar um amplo debate público com a sociedade sobre isso”, promete o presidente.

Ainda segundo Burguês, o ano eleitoral forçou a população a discutir as ações que são promovidas na Câmara. “Não apenas encaro essa reação como positiva como convoco os belo-horizontinos a comparecerem à Casa na quinta-feira para que acompanhem a votação”, convida.

Se o chamado de Burguês soa como certeza de que o veto de Lacerda não será derrubado pelos seus pares, na prática e nos bastidores, muitos vereadores andam com o pé atrás na decisão. Para garantir que todos os seis parlamentares do PT, por exemplo, confirmem o veto, o líder da bancada do partido na Casa, Adriano Ventura, entrou em consenso com os colegas e a votação será feita em grupo. “O salário que se propõem é, de fato, incompatível com a realidade da população”, diz.

O líder do PSB, Daniel Nepomuceno, confirmou que votará pelo veto, mas admitiu que há um movimento pela derrubada da decisão do prefeito. “Existe a possibilidade porque nada de concreto foi apresentado aos vereadores quanto ao posicionamento futuro em relação ao salário”.


Já o vereador Preto não apenas garantiu que manterá o veto, como tem certeza que os colegas farão o mesmo. “Se o vetor for derrubado, entrego meu cargo”, promete.

Aprovado projeto que proíbe cobrança de estacionamento em shoppings e hipermercados de BH



07/02/2012 18h24
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
LARISSA ARANTES
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
Os vereadores de Belo Horizonte aprovaram, nesta terça-feira (7), em segundo turno, o projeto de lei que prevê isenção da taxa de estacionamento em shopping centers e hipermercados da capital para consumidores que fizerem compras de, no mínimo, R$ 30,00.
Para que ocorra a gratuidade, o consumidor deve apresentar as notas fiscais comprovando os gastos com consumo dentro do estabelecimento. Caso a permanência ultrapasse as quatro horas, o consumidor estará sujeito à tabela vigente no estabelecimento, pagando o correspondente ao excedente do tempo.
De autoria do presidente da Câmara, vereador Léo Burguês (PSDB), o projeto determina que a gratuidade seja aplicada mesmo em casos de expansão de vagas. "O custo do estacionamento está embutido nos preços dos produtos e serviços", defendeu Burguês.
Mesmo a proposta tendo sido aprovada pela maioria da Casa, 26 votos no total, o líder do governo na Câmara, vereador Tarcísio Caixeta (PT) afirma que dificilmente o projeto será sancionado pela prefeitura. "O projeto da forma como está é inconstitucional porque fere o princípio do direito de propriedade assegurado pelo artigo 5o da Constituição", explicou Caixeta.

Praticamente todos os shoppings de Belo Horizonte cobram estacionamento e seriam atingidos pela nova lei.

 

Samu revolta moradora, carros sucateados põem risco os que vão socorrer como os que estão sendo socorridos.

Ambulâncias sucateadas põem em risco os profissionais do samu, bem como a população que esta necessitando de socorro.
Idoso de 75 anos passa mal e é socorrido quase uma hora depois
Publicado no Super Notícia em 07/02/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8

FOTO: FOTO DIVULGAÇÃO FUNCIONÁRIO DO SETOR
Funcionários do Samu dizem que frota está sucateada
Uma moradora do bairro Capelinha, em Betim, está revoltada com a demora no atendimento do Samu. "Há 15 dias, aqui perto de meu comércio, um homem morreu ao tentar separar uma briga entre cachorros. O resgate Samu foi acionado e só apareceu depois que ele estava morto. Na quinta (2), um senhor de 75 anos passou mal na minha lanchonete e eu liguei para eles. Desta vez, demoraram uma hora para aparecer. Fiquei mais indignada com a falta de educação do atendente, que disse que eu deveria providenciar um carro para levar seu Hélio, como ele é conhecido".

Funcionários do Samu denunciaram, na semana passada, que boa parte da frota usada para levar pacientes está sucateada. São 25 carros aguardando conserto há vários meses. "Essa situação compromete o atendimento à população", disse um servidor.

A prefeitura diz que queixas contra o Samu devem ser feitas à Ouvidoria de Saúde.
Esta materia pertence ao samu de Betim, contudo o Samu de bh, não fica para tras, tem as ambulâncias com pneus recauchutados, mas tem diferença, um exemplo é as unidades que conduzem a equipe medica, tem que ser carros novos e pneus novos os médicos não aceitam rodar com pneu recauchutado, mas o profissional que tem família e precisa de trabalhar, tem rodar com unidades com pneu recauchutado peças recondicionadas e se olharem uma unidade por dentro tem até veiculos que da para ver o asfalto,devido aos rombos no assoalho temos ambulâncias paradas no centro de Belo horizonte ha mais de dois anos, sendo que poderiam estar atendendo a população. Se quiserem verificar só olhar debaixo do viaduto enfrente ao shopping oi, que verão as unidades paradas estragando ao tempo, ou na via expressa com Teresa Cristina sentido centro dentro do galpão da funed. O acidente aconteceu na avenida Jabaquara, na zona sul, e deixou uma pessoa ferida. Foto: Ronie Melo/vc repórter
Na saúde não tem distinção, todos são iguais.