domingo, 19 de fevereiro de 2012

"PARIDADE SALARIAL ENTRE ATIVOS, INATIVOS E PENSIONISTAS


Cabo Fernando postou em seu blog o que transcrevo abaixo recebido por ele via e-mail alerta enviado por ADÃO -FUIII. 

Se você é Militar Inativo, ou Pensionista, e encontra filiado as estas Entidades de classe: ASPRA PMBM, CSCS PMBM, especialmente na UMMG. Após acessar o link abaixo, leia com bastante atenção, e, se concordar com o anunciado na Materia, quanto a isonomia com paridade salarial entre servidores publicos e Inativos e Pensionistas. Provoquem a Entidade de classe a qual é filiado, para que esta tome providencias de representação classista de igual teor e grau, consubstanciado na iniciativa da AME-ACRE (Associação dos Militares Estaduais do Acre). A legislação Mineira a ser tratada aqui seria, a Lei 17600, que trata do Premio de Produtividade aos Servidores Publicos.
Desta forma se concordarem mãos a obra, vamos a luta, envie ao seu representante Emails, cartas. Requeira formalmente in loco na sua Sede ou Regional, junto a assessoria juridica da entidade, providencias a esse respeito.
Todos juntos a defenderem seus direitos constitucionais, porque amanhã poderá ser esse o modeloremuneratorio, ao qual teremos. Ou seja, Premios e gratficações, só para um segmento em detrimento dos demais. E veremos a paridade salarial, ter seu fim.
Um abraço.

p/email: COLABORADOR DA CLASSE-ADÃO -FUIII


CRIAÇÃO DA POLÍCIA ESTADUAL: ANALISE DA PEC 430/09


Tendo em vista as Greves da PMBA e PMRJ e as prisões relacionadas as paralisações, tendo em vista a possibilidade do Governo Federal mudar sua opinião relativo a existência de duas polícias na esfera estadual, segue abaixo trechos do Projeto de Emenda a Constituição 430/09:

Art. 2º. As Polícias Civil e Militar dos Estados e as do Distrito Federal passam a ser denominadas Polícia do Estado e Polícia do Distrito Federal e Territórios.

§ 4º. A Polícia dos Estados e do Distrito Federal e Territórios, instituída por lei como órgão único em cada ente federativo, permanente, essencial à Justiça, de atividade integrada de prevenção e repressão à infração penal, de natureza civil, organizada com base na hierarquia e disciplina e estruturada em carreiras, destina-se, privativamente, ressalvada a competência da União, Art. 3º. Garantida a irredutibilidade de vencimentos ou subsídios, lei disporá sobre as transformações dos cargos das polícias civis, militares e dos corpos de bombeiros militares dos Estados e do Distrito Federal, mantida, na nova situação, a correspondência entre ativos, inativos e pensionistas.

Parágrafo único. Na composição da Polícia dos Estados e do Distrito Federal e Territórios é assegurado o direito de opção de permanecer no quadro em extinção, garantida a irredutibilidade de vencimentos ou subsídios.

§ 1º. Na constituição da nova polícia, até a realização de curso de capacitação e adaptação, os Delegados de Polícia oriundos do Oficialato das polícias militares dos Estados e do Distrito Federal exercerão a atividade de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, e os Delegados de Polícia oriundos da carreira de Delegado de Polícia Civil dos Estados e do Distrito Federal exercerão a atividade de investigação criminal e de polícia judiciária.
PLANO DE CARREIRA

Art. 6º. Lei disporá sobre a estrutura funcional das Polícias dos Estados e do Distrito Federal e Territórios, observada a sua constituição básica prevista nesta emenda.

§ 1º. A Carreira de Delegado de Polícia, cujo ingresso dar-se-á mediante concurso público, exigido diploma de curso superior de bacharel em direito, é composta dos seguintes cargos:

I – Delegado de Polícia de Entrância Especial;
II – Delegado de Polícia de Segunda Entrância;
III – Delegado de Polícia de Primeira Entrância;
IV – Delegado de Polícia Substituto.

§ 2º. A Carreira de Perito de Polícia, cujo ingresso dar-se-á mediante concurso público, exigido diploma de curso superior, na forma da Lei, é composta dos seguintes cargos:

I – Perito de Polícia de Classe Especial;
II – Perito de Polícia de Primeira Classe;
III – Perito de Polícia de Segunda Classe;
IV – Perito de Polícia de Terceira Classe.

§ 3º. A Carreira de Investigador de Polícia, cujo ingresso dar-se-á mediante concurso público, na forma da Lei, é composta dos seguintes cargos:

I – Investigador de Polícia de Classe Especial;
II – Investigador de Polícia de Primeira Classe;
III – Investigador de Polícia de Segunda Classe;
IV – Investigador de Polícia de Terceira Classe.

§ 4º. A Carreira de Escrivão de Polícia, cujo ingresso dar-se-á mediante concurso público, na forma da Lei, é composta dos seguintes cargos:

I – Escrivão de Polícia de Classe Especial;
II – Escrivão de Polícia de Primeira Classe;
III – Escrivão de Polícia de Segunda Classe;
IV – Escrivão de Polícia de Terceira Classe.

§ 5º. A Carreira de Policial, ramo uniformizado, cujo ingresso dar-se-á mediante concurso público, é composta dos seguintes cargos:

I – Policial de Classe Especial;
II – Policial de Primeira Classe;
III – Policial de Segunda Classe;
IV – Policial de Terceira Classe.

TRECHOS DA JUSTIFICATIVA DO AUTOR DA PEC

“Primeiramente, desconstituiremos as polícias civis e militares dos Estados e do Distrito Federal, para constituir uma nova polícia, desmilitarizada e condizente ao trato para como cidadão brasileiro, cujo comando será único em cada ente federativo, subordinado diretamente ao seu governador, que nomeará o seu dirigente, dentre seus próprios membros, para mandato de dois anos, após a aprovação pela respectiva Câmara ou Assembléia Legislativa.

Visando a correta composição da nova polícia, estabelecemos a possibilidade de transposição dos cargos hoje existentes para os novos cargos, cuja estrutura básica também disciplinamos, de forma a atender às principais nuances do exercício da segurança pública. 
Disciplinamos que o novo Delegado de Polícia figurará como dirigente, auxiliado pelos Investigadores,Escrivães, Policiais e Peritos, estes últimos com autonomia técnico-funcional.
Na busca por uma polícia hígida e motivada, também estabelecemos a reserva para os demais integrantes, de cinqüenta por cento das vagas para provimento dos cargos superiores, permitindo-lhes a progressão dentro da instituição, porém submetidos ao mesmo certame externo e mantida a oxigenação da instituição pelos demais cinqüenta por cento das vagas voltadas ao provimento externo.”

DADOS DO ESTADO SOBRE A VIOLÊNCIA NÃO COMBINA COM OS DADOS FORNECIDOS PELO SUS!!!


Dados do Estado sobre violência são menores que os do SUS
Diferença de índices, que até 2006 não passava de 3%, agora é de 15%
Publicado no Jornal OTEMPO em 18/02/2012
JOANA SUAREZ
FOTO: ALEX DE JESUS - 20.9.2011

Não batem. Em 2010, BH registrou 620 mortes, segundo o governo do Estado; pelo SUS, foram 713
ALEX DE JESUS - 20.9.2011
Não batem. Em 2010, BH registrou 620 mortes, segundo o governo do Estado; pelo SUS, foram 713
As estatísticas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) sobre os homicídios registrados em Belo Horizonte não coincidem com os números do banco de dados do Sistema Único de Saúde, o Data-SUS. A diferença entre os registros feitos em nível estadual e os da esfera federal, que até 2006 variava entre 2% e 3%, teve um salto nos anos seguintes até chegar, em 2010, a 15%.

Pelos dados da Seds, a capital registrou, há dois anos, 93 homicídios a menos se comparados com os índices contabilizados pelo governo federal no mesmo período. Foram 620 assassinatos registrados pela Seds, contra os 713 que constam no Data-SUS.

"Isso significa um mês e meio de estatística que o governo mineiro ‘engoliu’", disse o pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luís Felipe Zilli. A partir das denúncias de que estaria havendo uma tentativa do governo mineiro de mascarar dados da violência no Estado, o pesquisador decidiu comparar os números. Ele caracterizou o resultado como "surpreendente".

De acordo com Zilli, é natural que haja diferença de até 3% entre as estatísticas. Isso porque o Data-SUS é mais criterioso ao selecionar as agressões que levam à morte. "Mas chegar a 15% indica que está ocorrendo algum problema de registro, seja intencional ou não", afirmou.

Para o pesquisador mineiro, não há justificativas para o Estado não ter um banco de dados confiável e eficiente, já que vem investindo muito no Registro de Eventos de Defesa Social (Reds). "O Reds é um dos sistemas mais caros do país. Minas tinha saído na frente quando o adotou para integrar as informações das polícias Militar e Civil. Agora, o Estado está retrocedendo e isso precisa ser investigado".

Desde janeiro de 2011, o governo do Estado não torna públicas as estatísticas de violência em Minas. Anteontem, após reportagem de O TEMPO sobre a ordem para que os comandantes de batalhões não repassassem estatísticas de criminalidade à imprensa, o governador Antonio Anastasia determinou a revogação do memorando 5008.2/2012, que trazia os termos da nova conduta.

Segundo a Secretaria de Estado de Governo (Segov), os boletins mensais de violência voltarão a ser divulgados a partir do próximo dia 27. 


MINIENTREVISTA
"Aqui, a gente brinca de investigar crimes"
Luís Felipe Zilli
Sociólogo e pesquisador do Crisp
Por que existe essa diferença tão grande entre os dados do Ministério da Saúde e do governo de Minas?É absolutamente incompreensível existir uma diferença de 15% entre os dados. Algum problema grave está ocorrendo. O Estado investiu milhões no sistema de registro das polícias e agora não consegue ser transparente e apresentar dados confiáveis?

O governo estaria maquiando os dados?O Estado divulga estatísticas de roubo e homicídios de forma unificada para conseguir uma redução maior, mas, se os dados forem desmembrados, conseguiremos perceber que os homicídios reduzem muito menos. O governo não combate os crimes realmente violentos.

O que precisa ser feito?Se Minas quer, de fato, reduzir o número de homicídios, terá que investir na Polícia Civil. Aqui, a gente brinca de apurar crimes. É inadmissível que Belo Horizonte tenha uma taxa de 33 homicídios para cada 100 mil habitantes. (JS)
fonte  blog cb fernando

SEXTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2012, Dupla armada invade sede do Corpo de Bombeiros, rende militar que estava de guarda roubam a arma e ameaçam contra a vida da miitar


17/02/2012 16h23

MÁBILA SOARES
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
A Polícia Militar ainda está à procura de dois homens, ainda não identificados, que invadiram nesta tarde de sexta-feira (17) o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na avenida Antônio Carlos, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Uma militar que fazia a segurança do local foi rendida e teve a arma roubada. Segundo a assessoria de imprensa do batalhão, os homens estavam armados e obrigaram a sentinela e entregar o revólver. Antes de fugir, eles ainda ameaçaram matar a mulher, que não teve a identidade revelada. Eles usaram uma motocicleta para deixar o local.
Conforme os bombeiros, antes de entregar a arma, a soldado ainda entrou em luta corporal com um dos homens e foi jogada no chão. Ela tentou sacar a arma, mas um dos acusados sacou um revólver antes e colocou na cabeça dela. Ainda de acordo com a corporação, não havia muita gente no batalhão no momento da invasão e o portão estava aberto.
Após roubarem o revólver calibre 38 da militar, os suspeitos seguiram em direção ao Anel Rodoviário. Até às 18h50, eles ainda estavam foragidos. A militar sofreu escoriações leves ao ser jogada no chão, mas não precisou de atendimento médicos e passa bem.
Atualizada às 18h56

Reaparecimento de Eliza Samudio vira boato no Rio


Polícia nega que mulher teria se apresentado ontem em delegacia
Publicado no Jornal OTEMPO em 19/02/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
DANIEL LEITE
FOTO: REPRODUÇÃO
Imagem. A foto que circulou ontem na internet que seria de Eliza Samudio com um novo visual
Eliza Samudio apresentou-se em uma delegacia carioca. A notícia que mobilizou parte da imprensa do Rio de Janeiro foi, na verdade, um boato, e que parou ontem nas redes sociais.
A informação que chegou a um jornal da capital fluminense foi que uma mulher teria ido até uma unidade policial de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e afirmou ser a pessoa que a polícia mineira garante estar morta desde junho de 2010. A suspeita, uma jovem loira, teria se passado por Samudio, e estaria se entregando.
Em duas fotos postadas na internet para tentar provar o fato, ela aparece em frente a um banner da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Um usuário da rede de computadores comentou que a suposta Samudio estava "escondida na Baixada Fluminense em uma casa alugada em Duque de Caxias (...) com até visual novo, com seus cabelos loiros e magra".
Na delegacia de Duque de Caxias, um investigador de plantão e que não quis ter o nome divulgado, afirmou ontem não ter conhecimento do fato, ao menos nas ocorrências durante os períodos da manhã e tarde. A assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio declarou não haver registro de qualquer pessoa que tenha se apresentado como a mulher supostamente assassinada em um sítio em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, com a participação do ex-goleiro Bruno e amigos dele, segundo as investigações.
Uma das delegadas responsáveis pelo caso, Alessandra Wilke, descartou qualquer chance de Samudio estar viva. "É impossível", resumiu, sem dar detalhes.
Como está em regime de plantão, a polícia mineira relatou que informações detalhadas só poderiam ser repassadas na quinta-feira após o Carnaval. A corporação, no entanto, adiantou que, até ontem, não havia recebido qualquer comunicado a respeito do fato, reforçando a hipótese de boato.
Semelhança. A foto postada na internet é semelhante à que a estudante Jeize Fernandes aparece, em uma montagem supostamente realizada em 2010, quando ela teria sido confundida com Eliza num shopping carioca.
Acusados
Na prisão. Problemas de saúde já teriam afetado os três acusados pela morte de Eliza: Bruno, Macarrão e Bola. Este último afirma ter passado mal na prisão, na sexta. Foi medicado e teve alta no mesmo dia.
Caso soma incidentes
Episódios que aparentam ser mais uma tentativa de ganhar espaço na mídia não são exclusividade de pessoas sem qualquer relação com o caso do ex-goleiro Bruno.
Cláudio Daledonni, ex-defensor de Bruno, insistia na tese de que seu então cliente nunca teve direito de defesa. Antes dele, Ércio Quaresma trocou acusações públicas com José Arteiro, advogado da família Samúdio. À imprensa, diziam que o colega precisava "voltar a estudar".
O atual defensor de Bruno, Rui Pimenta, afirma que o ex-goleiro será solto e voltará a jogar pela seleção. (DL)

Juiz Odilon de Oliveira - O Magistrado mais ameaçado do Brasil

Mais Você (Rede Globo) - Rotina do Magistrado mais protegido do Brasil

AS ELEIÇÕES ESTÃO AI, VEJAM ALGUNS CANDIDATOS MINEIROS QUE SEGUNDO O STF SÃO FICHAS SUJAS, MAS ESTA LISTA NÃO ESTA ATUALIZADA, AGUARDEM MAIS ALGUNS NOMES

 Veja os Fichas Sujas de Minas Gerais segundo o STF (Superior Tribunal Federal) 

Origem: www.divinews.com
 Entre os Fichas Sujas da lista do STF está Mario de Oliveira (PSC) do mesmo partido do pré-candidato a deputado estadual, Marcos Vinicius (PSC) – Mario é presidente nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular e responde por Crime de responsabilidade, formação de quadrilha, crime contra a Lei de Licitações, estelionato, crime de lavagem, falsidade ideológica e crime contra a ordem tributária


MINAS GERAIS

AÇÕES PENAIS
Deputados

Ademir Camilo (PDT-MG) 
Ação Penal  404 Falsificação de documento público
Data de autuação: 15/05/2006

Aelton Freitas  (PR-MG)
Ação Penal  341 Crime de responsabilidade
Data de autuação: 07/08/2003

Jairo Ataíde  (DEM-MG)
Ação Penal  467 Crime de responsabilidade e crime contra a Lei de Licitações
Data de autuação: 17/10/2007
Ação Penal  432 Crime de responsabilidade
Data de autuação: 22/06/2007
Ação Penal  450 Crime de responsabilidade
Data de autuação: 17/08/2007

Senador

Eduardo Azeredo (PSDB-MG)
Ação Penal 536 peculato e lavagem ou ocultação de bens
Data de autuação: 13/05/2010

Inquérito 2878 Crime contra a honra
Data de autuação: 11/11/2009


INQUÉRITOS
Deputados

Antônio Andrade (PMDB-MG)
Inquérito 2857 Crime contra o meio ambiente
Data de autuação: 18/09/2009

Bonifácio de Andrada (PSDB-MG)
Inquérito 2757 Apropriação indébita e crime de sonegação
Data de autuação: 19/09/2008
Inquérito 2659 Crime contra a ordem tributária
Data de autuação: 19/11/2007
Inquérito 2662 Apropriação indébita previdenciária
Data de autuação: 30/11/2007
Inquérito 2670 Crime de competência por prerrogativa de função
Data de autuação: 04/01/2008

Carlos Meles (DEM-MG)
Inquérito 2949 Falsidade ideológica e crime contra o sistema financeiro
Data de autuação: 19/04/2010

Edmar Moreira  (PR-MG)
Inquérito 2584 Apropriação indébita previdenciária
Data de autuação: 25/07/2007
Inquérito 2928 Apropriação indébita e falsidade ideológica
Data de autuação: 18/03/2010
Inquérito 2797 Crime contra a ordem tributária
Data de autuação: 05/03/2009

João Magalhães (PMDB-MG)
Inquérito 2829 Crime eleitoral
Data de autuação: 01/07/2009
Inquérito 2427 Crime contra a Lei de licitações
Data de autuação: 11/09/2006

Leonardo Quintão  (PMDB-MG)
Inquérito 2792 Crime eleitoral
Data de autuação: 11/02/2009

Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG)
Inquérito 2730 Crime contra a honra
Data de autuação: 20/06/2008

Marcos Montes  (DEM-MG)
Inquérito 2911 Sonegação de contribuição previdenciária
Data de autuação: 09/02/2010

Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG)
Inquérito 2890 Falsificação de documento público, uso de documento falso
Data de autuação: 03/12/2009

Mário de Oliveira  (PSC-MG)
Inquérito 2727 Crime de responsabilidade, formação de quadrilha, crime contra a Lei de Licitações, estelionato, crime de lavagem, falsidade ideológica e crime contra a ordem tributária
Data de autuação:   05/06/2008
Inquérito 2567 Tentativa de homicídio
Data de autuação: 27/06/2007

Saraiva Felipe (PMDB-MG)
Inquérito 2559 Crime eleitoral
Data de autuação: 06/06/2007

Vitor Penido (DEM-MG)
Inquérito 2482 Crime da Lei de Licitações
Data de autuação: 13/03/2007

Com a Ficha Limpa, votos podem ser nulos a candidatos ficha suja. Partidos de MG descartam "peneiradas"


Presidentes de partidos em Minas elogiam a decisão do STF, mas abrem mão de selecionar os candidatos fichas-sujas, repassando a tarefa para o eleitor e para a Justiça Eleitoral
Publicação: 18/02/2012 06:00 Atualização: 18/02/2012 07:15
Ministro Marco Aurélio Mello diz que a possibilidade de os políticos com registros indeferidos poderem concorrer é como jogar o voto do eleitor no lixo (André Coelho/Agência Globo)
Ministro Marco Aurélio Mello diz que a possibilidade de os políticos com registros indeferidos poderem concorrer é como jogar o voto do eleitor no lixo
 Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que validou a Lei da Ficha Limpa para este ano, os principais partidos em Minas não pretendem peneirar em seus quadros candidatos eventualmente impedidos de disputar as eleições. Alheios a recomendações de juristas, eles vão deixar a tarefa para a Justiça Eleitoral e os ministérios públicos. Líderes partidários no estado alegam que é difícil viabilizar o pente-fino e, assim, apenas vão acionar seus advogados para orientarem os filiados sobre as novas regras para registro de candidatura. Para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), partidos têm responsabilidade sobre seus candidatos. 
O STF declarou constitucional a inelegibilidade de políticos condenados por órgãos colegiados. Depois da decisão, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani afirmou que a expectativa é de que os partidos políticos façam uma seleção mais “criteriosa” de seus candidatos: “Quem sabe com o julgamento do Supremo os partidos passem a fazer uma peneira. Tomara que seja assim. A dificuldade são os caciques políticos que têm currículos não convincentes. A gente sabe que há grandes figuras com contas rejeitadas e condenação criminal que insistem em ser candidatos”.
Não é a linha que os partidos devem seguir em Minas. O presidente do PMDB no estado, deputado federal Antônio Andrade, admite que a legenda não vetará os fichas-sujas. “Quem vai fazer a seleção é o eleitor e a Justiça”, afirma, acrescentando considerar inviável que o próprio partido faça o pente-fino nos 853 municípios mineiros. Para ele, vários pré-candidatos a prefeito devem ter desistido por conta própria de concorrer depois da decisão do STF. “É muito raro achar um agente público que tome conta de orçamentos, como é o caso do prefeito, que não tenha problemas com a Justiça”, argumentou. O PMDB distribuirá cartilhas aos seus filiados com os critérios para registro de candidatura.

Já o presidente do PSDB no estado, deputado federal Marcus Pestana, diz que a assessoria jurídica da legenda vai auxiliar os candidatos. “São 827 municípios em que podemos ter candidatos. Então, é muito difícil fazer essa peneira. Vamos orientar nossos filiados”, relata. Segundo ele, será feito um seminário em maio para tirar as dúvidas sobre critérios de elegibilidade. Ele não descarta que haja casos de fichas-sujas no partido. “A sociedade em peso exige uma revolução ética na política. O PSDB tem tradição ética. Mas todo partido está sujeito a ter esses casos.”

O PT em Minas também não criará uma ferramenta “antificha-suja”. Segundo o presidente do PT em Minas, deputado Reginaldo Lopes, o partido considera que já elimina candidatos que não atendam a critérios éticos ao exigir a assinatura de uma carta de princípios da legenda. “Temos esse documento há mais de 30 anos. Mais do que eliminar ficha-suja, tiramos candidatos sem compromisso com a população”, afirma. O DEM em Minas também não vai fazer seleções. “Não tenho como saber da vida de cada um. Vai depender do bom senso do candidato. Além disso, acho que aqueles que insistirem não terão êxito”, alega o presidente da legenda em Minas, deputado estadual Gustavo Corrêa.

O único discurso destoante foi o do presidente do PSD em Minas, Paulo Simão. Segundo ele, o partido fará a peneira. “A gente tem de louvar a atitude do Supremo. Vamos passar o pente-fino. Pode não funcionar 100%, mas já eliminará alguns”, constata. Simão completa que a orientação para selecionar os candidatos de acordo com a Lei da Ficha Limpa será repassada a líderes da legenda no interior.

MPMG As regras da Ficha Limpa serão aplicadas já no registro da candidatura. Se o juiz verificar, por meio de documentos apresentados, que o político é inelegível, ele poderá negar o pedido. Além disso, é possível que o registro seja concedido pela Justiça e, depois, impugnado pelo Ministério Público Eleitoral. O coordenador eleitoral do MPMG, Edson Resende, diz que os promotores analisarão todos os pedidos de candidatura para as eleições deste ano, sendo preparados para considerar os novos critérios criados pela Lei da Ficha Limpa.

Segundo Resende, os promotores vão se reunir em todo o estado com os partidos políticos antes das eleições para orientá-los sobre o que podem e não podem fazer. “É um trabalho preventivo para que possam passar um filtro nos candidatos nas próprias convenções partidárias”, comenta. Ele diz que os partidos devem mesmo orientar os filiados a não se candidatarem caso tenham a ficha suja, mas também têm responsabilidade de vetá-los em casos que desobedeçam à lei. “O partido endossa o desejo do candidato. A Constituição deu a ele essa importância. Não é simplesmente um despachante de documentos.”

Sobe para 14 o número de mortos nas rodovias de MG


Começo do feriadão deixa, além das mortes, mais de 20 quilômetros de retenção nas rodovias


FLAVIO TAVARES
18 - ACIDENTE MOEDA BR-040 - FLAVIO TAVARES
Em um capotamento na BR-040, em Nova Lima, uma pessoa morreu


Mesmo com os alertas das polícias rodoviárias e os pedidos de prudência no trânsito durante as viagens de Carnaval, a irresponsabilidade ao volante deixou um rastro de sangue nas rodovias que cortam Minas Gerais. Entre a noite de sexta-feira e as 19h deste sábado (18), pelo menos 14 pessoas morreram em mais de 20 acidentes. Para sair de Belo Horizonte, os motoristas e passageiros tiveram que esperar por horas, principalmente na BR-381 e no Anel Rodoviário, em filas que chegaram a 20 quilômetros.

O acidente mais grave aconteceu em Catuji, no Norte do Estado. Três pessoas morreram na colisão entre três caminhões, por volta das 5h, na BR-116. Francion dos Santos, de 26 anos, e Kelves Alves Santos, de 23, estavam no caminhão de placa HDF-9162, de Governador Valadares, e Paulo César de Oliveira, de 31, dirigia a carreta de placa GVJ-4516, de Laranjal. O condutor da outra carreta teve ferimentos leves e foi socorrido por populares.

Já no km 19 da BR-050, em Araguari, no Triângulo Mineiro, uma pessoa morreu numa colisão frontal. A vítima é Luciano Saulo Gonçalves Neiva, de 25 anos.

Chamou atenção pela violência, o capotamento do Fiat Tipo de placa HRE-1563, de Conselheiro Lafaiete, no km 576 da BR-040, na Grande BH, por volta das 7h30. Segundo denúncia de testemunhas à Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista, identificado como Alex Douglas da Silva, de 27 anos, teria bebido durante a madrugada de sábado, antes de iniciar viagem rumo a Belo Horizonte.

Ele morreu ao ser lançado para fora do veículo, que estaria em alta velocidade e se desgovernou, caindo em um buraco e se incendiando. Uma passageira, identificada como Regiane Maria Farias, de 23 anos, foi retirada das ferragens e levada para o Pronto-Socorro do Hospital João XXIII.

Também na manhã deste sábado, na MG-120, ligação de Passabem a Santa Maria do Itabira, na região Central, duas pessoas morreram no capotamento do Passat de placa GMH-0352, de Pará de Minas. As vítimas são Cleuza Luzia de Jesus Carvalho, de 49 anos, e Fabrício de Jesus Dutra, de 38.

Anel Rodoviário
Motoristas encontraram congestionamentos no Anel Rodoviário, neste sábado (Fotos: Marcelo Prates)
Exercício de paciência na saída de Belo Horizonte
Motoristas que precisaram passar pela BR-381, saída para Vitória, enfrentaram um congestionamento de quase 20 quilômetros ontem. O engarrafamento chegou até a avenida Cristiano Machado. Já na saída da BR 040, sentindo Rio de Janeiro, o movimento foi menor e o tráfego fluiu melhor.

Paciência foi o que precisou o casal José Isack de Souza Oliveira, de 25 anos, e Viviane de Oliveira, de 22. Eles saíram de Igaratinga, no Centro-Oeste de Minas, às 3 horas de sábado, com destino a Santa Maria do Suaçuí, no Vale do Rio Doce. Os dois filhos, de 2 e 3 anos, respectivamente, também estavam no carro. Às 9h, a família ainda se encontrava nas proximidades do bairro Goiânia. “No ritmo que está, só chegarei em São Brás às 21h. Saí cedo para não enfrentar o congestionamento e não adiantou nada”, reclamou Isack.

O tenente da Polícia Militar Rodoviária Sebastião Donizete disse que o engarrafamento começou no final da tarde de sexta-feira e já era previsto que se estenderia pelo menos até o fim da tarde deste sábado.

Todo feriado o problema se repete. O número de veículos que deixam a capital em direção ao litoral do Espírito Santo é grande. Os principais pontos de retenção ocorreram nas proximidades da ponte sobre o Rio das Velhas, em Sabará, e no trevo de João Monlevade.

 .matérias relacionadas

Advogado é preso após ameaça a promotoras em Belo Horizonte


Revoltado com separação, suspeito teria pichado carro de uma das vítimas e é acusado de tramar até contra delegada

Paulo Henrique Lobato - Estado de Minas
Publicação: 19/02/2012 07:28 Atualização: 19/02/2012 07:49
Promotora que atua na defesa de mulheres teria sido alvo da fúria do investigado por ter conduzido denúncia de violência doméstica (Maria Tereza Correia/EM/DA Press)
Promotora que atua na defesa de mulheres teria sido alvo da fúria do investigado por ter conduzido denúncia de violência doméstica



A Polícia Civil prendeu o advogado Marco Antônio Garcia de Pinho, de 41 anos, investigado pela suspeita de ameaçar a promotora Laís Maria Costa Silveira, em setembro de 2011, quando o carro dela foi pichado com cruzes e a frase “vadias, a morte sempre está por perto”. Ele foi detido na noite de sexta-feira, em casa, onde os agentes que cumpriram os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão encontraram uma agenda com os nomes de quatro mulheres: o da própria promotora, o da ex-esposa do acusado, o da cunhada dele, Lorenza Silva e o da delegada Tânia D’arc. A polícia não descarta a possibilidade de o homem, encaminhado ao Ceresp São Cristóvão, ter planejado ou até mesmo encomendado a morte delas.

“É a crônica da morte anunciada”, desabafou o promotor André Luiz Garcia de Pinho, irmão do suspeito, que também teria sofrido ameaças por telefone. A primeira apontada como vítima da raiva do suspeito é sua ex-mulher, também promotora em Belo Horizonte. O casal teve um desentendimento há dois anos e se separou litigiosamente. “Ele pediu que eu o apoiasse, mas me recusei, porque o Marco Antônio praticou violência contra ela. Há, inclusive, uma medida judicial que o proíbe de se aproximar da ex-esposa”, acrescentou o promotor.

Indignado com a ex-mulher, o advogado também teria dirigido sua revolta contra a promotora Laís, que teve o carro pichado e recebeu telefonemas anônimos. Para a polícia, ele acreditava que o processo de violência doméstica que respondeu na Justiça foi conduzido por Laís, pois ela é titular da Promotoria de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. Por estar chateado com o irmão, que não o apoiou na ação, Marco Antônio também é acusado de ameaçar na cunhada, Lorenza, que também conseguiu na Justiça medida protetiva para manter o suspeito distante.

“A partir daí, foi só ameaça em cima de ameaça. Até culminar com um fato que significa extorsão: há alguns dias, dois motoqueiros pegaram minha esposa e apertaram o seu pescoço até que ela desmaiasse. Disseram que, se não retirasse o processo contra meu irmão, o próximo aviso seria à bala”, afirmou o promotor. As atitudes de Marco Antônio levaram a Polícia Civil a instaurar inquérito e a pedir ao Judiciário o mandado de prisão preventiva. O nome da delegada Tânia D’Arc, chefe do 1º departamento, teria aparecido na agenda em razão do inquérito.

A equipe responsável pela investigação se encontrou ontem com o promotor. Segundo André, o irmão deixou sua “assinatura” na agenda, pois nela havia o desenho de cruzes semelhantes aos desenhos pichados no carro da promotora Laís. Ela e Lorenza, a mulher do promotor, estavam juntas na noite em que o carro da primeira foi alvo de jatos de spray. André acrescenta que os desenhos foram feitos nas páginas que representam datas em que ele e as mulheres teriam recebido telefonemas anônimos.

A polícia não sabe ainda se o suspeito teria encomendado a morte das mulheres, mas, segundo uma fonte que prefere não se identificar, há a possibilidade de as autoridades responsáveis pelo caso oferecerem ao advogado o benefício da delação premiada para que ele esclareça esse ponto.