quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Jovem é morto após invasão



Publicado no Super Notícia em 20/12/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
FERNANDA VIEGAS
FOTO: EMMANUEL PINHEIRO
Além de pular de 8 m, vítima foi atingira por um tiro
Um homem, que aparentava ter entre 20 e 30 anos, morreu na manhã de ontem após invadir o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), no bairro Luxemburgo, na região Centro-Sul da capital. O rapaz parecia estar sob efeito de drogas.

Segundo o diretor de segurança do TCE-MG, Musso José Veloso, por volta das 6h10, a vítima invadiu o prédio e foi abordado por seguranças. Transtornado, o desconhecido disse que estava sendo perseguido e que queriam matá-lo. Os seguranças pediram que ele se retirasse, mas ele segurou o supervisor de segurança, que conseguiu se desvencilhar. Foi aí que a vítima pulou de um parapeito de cerca de 8 m de altura.

Mesmo ferido, ele correu e entrou na biblioteca por uma janela, derrubou objetos na sala e saiu por outra janela. Do lado de fora, o homem foi abordado por três seguranças que tentaram detê-lo. Houve briga e um disparo de arma calibre 38. O delegado Emerson de Morais, da Delegacia de Homicídios, confirmou que a vítima foi atingida com um tiro no abdômen que causou a morte.

Corpo de Bombeiros de Minas vai ganhar mais seis helicópteros


 

O Corpo de Bombeiros vai ganhar seis helicópteros e dois aviões para o uso exclusivo de suporte aeromédico em Minas Gerais. Atualmente a corporação tem dois helicópteros e um avião para atendimento em todo o Estado. 
O convênio para a aquisição das aeronaves foi assinado na tarde desta segunda-feira (17) na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), entre o secretário do órgão, Antônio Jorge de Souza Marques e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo. 
O objetivo, segundo a SES, é melhorar as ações durante os resgates de pessoas, transporte de órgãos e tecidos para implantes e garantir o apoio à Força Estadual de Saúde em casos de catástrofes no território mineiro. 
De acordo com a SES, não há uma data exata para a compra das aeronaves, destacando que o processo licitatório já está sendo realizado pela área técnica do órgão. Quanto aos investimentos, a projeção é que o Estado invista cerca de R$ 160 milhões até 2015 nesse projeto. 
A SES vai disponibilizar servidores das áreas de urgência e emergência para compor o Grupo de Trabalho que atuará na criação do Suporte Aéreo Avançado de Vida do Estado de Minas Gerais (SAAV). 
Já o Corpo de Bombeiros vai designar oficiais, que sejam pilotos de avião ou helicóptero, para integrar o grupo de trabalho que atuará no desenvolvimento do projeto SAAV. 

Raio atinge e mata lavrador


Acidente ocorreu em São Sebastião do Paraíso, na região Sul de Minas
Publicado no Super Notícia em 20/12/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
JHONNY CAZETTA
 BRUNO FIGUEIREDO - 27.10.2009
Bombeiros recomendam distância de lugares vulneráveis a raios
Mais uma vez, uma tempestade de raios fez vítimas em Minas. Na tarde de ontem, durante uma chuva, um trabalhador rural de São Sebastião do Paraíso, no Sul do Estado, foi atingido por uma descarga elétrica e morreu na hora. Ele é quinta pessoa morta por raio em Minas desde o início do período chuvoso, que contabiliza 15 vítimas.

Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, o lavrador José Matos, 58, estava sentado debaixo de uma árvore durante a chuva. "Isso foi por volta das 13h30, em uma fazenda chamada Pituna. Ele e outros companheiros estavam na hora de descanso quando ele foi atingido fatalmente pelo raio", afirmou o sargento Romero Rosa. Outro lavrador, Luciano Jacinto Silva, 20, que também estava tomando café e ficou levemente ferido, foi levado para o Pronto-Socorro Municipal.

Os bombeiros recomendam que, durante fortes chuvas, se mantenha a distância de lugares que possam vir a receber raios, como: árvores, montanhas, antenas, estruturas metálicas e fiações.

Previsão. A previsão é que, pelo menos até o Natal, pancadas de chuva atinjam todo o interior do Estado de Minas Gerais, principalmente as regiões Sul e Zona da Mata. 

Agente é baleado em rebelião


PEDRO LEOPOLDO
Ação foi coordenada por cinco detentos que chegaram há 20 dias a presídio
Publicado no Super Notícia em 20/12/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
LUCAS SIMÕES E VINÍCIUS D’OLIVEIRA
FOTO: ALEX DE JESUS
Aparato. Mais de cem policiais foram acionados e contiveram o motim; os agentes foram soltos às 6h30
Mais de 30 perfurações em apenas um dos portões do Presídio de Pedro Leopoldo, na região metropolitana da capital, evidenciavam uma madrugada turbulenta, de tiroteio e ameaças durante uma tentativa frustrada de fuga de 114 detentos da unidade. Dois agentes penitenciários foram mantidos reféns por cerca de seis horas, e um terceiro servidor, de 31 anos, acabou baleado. Segundo a Polícia Militar (PM), a ação foi coordenada por cinco presos que chegaram ao presídio há 20 dias e estão envolvidos em roubos a uma joalheria e a uma casa lotérica na cidade.

A rebelião começou por volta das 23h30 de anteontem, quando oito agentes penitenciários estavam de plantão no presídio. Segundo o relato de um plantonista, ele e outros dois colegas foram informados pelos detentos da cela 2 de que um preso estaria passando mal. "Logo depois que eu abri a carceragem, vi outro agente tentando recuar, e percebemos que era um truque. Um deles estava armado, atirou, e aí começou a troca de tiros", disse. Três carros e uma residência foram atingidos pelos disparos. Uma loja teve a porta parcialmente destruída por uma bomba de efeito moral.

Treze presos que estavam na cela tomaram o controle da unidade e invadiram a intendência (sala de armas) do presídio. Lá, eles tiveram acesso a 28 armas, sendo oito escopetas, 14 pistolas e seis revólveres. Eles destruíram várias salas, cercas de segurança, computadores e arrombaram as celas para libertar os outros detentos - três presos acusados de crimes sexuais também chegaram a ser mantidos reféns pelos criminosos. "Nós ficamos, na maior parte do tempo, concentrados na entrada da carceragem, em uma espécie de hall. Vi a movimentação deles pelo presídio todo, parecia uma zona de guerra. Eles ficaram nervosos e disseram que iam matar todo mundo quando descobriram que a polícia estava aqui fora", completou o agente.

Negociação. Mais de cem policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitana (Rotam) e do 36º Batalhão cercaram o presídio e negociaram com os bandidos por meio de um radiocomunicador. Segundo o tenente-coronel Marcelo Vladimir Corrêa, comandante do Gate, os presos exigiram melhorias em relação à comida e à água. "Eles falavam que não aguentavam mais comer aquela comida e que, às vezes, faltava água. Prometemos resolver a questão, e eles cederam", disse.

Após a rendição, os detentos foram levados para uma igreja ao lado do presídio, onde foram revistados. Os agentes feitos reféns foram liberados às 6h30.



Presos foram transferidos de unidade
Dos 114 presos mantidos no complexo prisional, 89 que cumpriam pena no regime fechado foram transferidos, ontem, para os Presídios de São Joaquim de Bicas I e II e para os Presídios Inspetor José Martinho Drumond e Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves.

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) considera que a rebelião foi motivada pela tentativa de fuga frustrada e informou que nenhuma reclamação sobre a comida servida na unidade havia sido registrada anteriormente. Em razão dos estragos, o presídio terá que passar por uma reforma. "Vamos enviar técnicos para analisar a qualidade da comida e os danos", disse o subsecretário Murilo Andrade. (LS/VDO)