quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MG – Carro e ônibus batem e uma pessoa morre na MG-040, em Sarzedo


Publicado 5 horas atrás | 0 comentário|

Carro e ônibus batem e uma pessoa morre na MG-040, em Sarzedo
Carro e ônibus batem e uma pessoa morre na MG-040, em Sarzedo
Uma pessoa morreu após um acidente entre um ônibus e um carro na MG-040, em Sarzedo, na Grande BH, nesta quarta-feira (20). De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o acidente ocorreu no KM 26. Duas pessoas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Contagem. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o corpo da vítima que não resistiu aos ferimentos e que ficou preso nas ferragens.
O veículo, um Fiat Uno, capotou após colidir com o ônibus da empresa Gontijo. Com isso, o trânsito ficou parcialmente interrompido no trecho que fica próximo da Lagoa da Petrobras. A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com a empresa, mas ainda não recebeu o retorno.
A identificação da vítima ainda não foi informada, segundo a PMRv.

PT e Aécio antecipam disputa por eleições de 2014


PT, Dilma e Lula celebrarão em São Paulo os 10 anos à frente do Planalto. Ao mesmo tempo, o senador Aécio Neves fará um discurso com 13 pontos negativos da gestão petista

Publicação: 20/02/2013 07:01 Atualização:
Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013. Mas pode parecer que já estamos em 2014, pois é disso que o dia de hoje vai tratar. A 19 meses e meio das eleições presidenciais, a superquarta será marcada pela festa do PT em São Paulo para comemorar 10 anos de governo petista e os 33 anos de criação da legenda. E terá, ainda, um discurso especial do pré-candidadato do PSDB à presidência, senador Aécio Neves (MG), na tribuna da Casa, antecipado em uma semana justamente para servir de contraponto e mostrar a Luiz Inácio Lula da Silva e à presidente Dilma Rousseff que os tucanos não vão ficar calados. “As correntes do pensamento conservador, que quase empurram o mundo para o abismo da crise financeira, insistem em não entender o Brasil e a originalidade do nosso modelo”, exaltou Dilma, no Palácio do Planalto. “Eles têm de se lembrar que o Brasil não foi descoberto em 2003”, rebateu Aécio, ao Estado de Minas, no Senado.

Aécio rascunhou o discurso com o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Tasso Jereissatti, e com outros líderes tucanos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele vai elencar 13 pontos para mostrar o fracasso do governo do PT, juntando dados para provar como os equívocos de Lula e Dilma prejudicaram o país. “As decisões erradas prejudicaram a Petrobras, a Eletrobras e diversas outras estatais brasileiras”, acusou o senador mineiro, destacando ainda o baixo crescimento do PIB nos dois primeiros anos da gestão Dilma.

Aécio vai mostrar também que a saúde retrocedeu nos últimos 10 anos e que a crise de violência nas principais cidades brasileiras retrata fielmente a falta de uma política nacional de segurança pública. Ele afirmou que, daqui para frente, a intenção do PSDB - dele ou de outros representantes do partido - é ocupar a tribuna do Senado semanalmente para mostrar os resultados da década dominada pelos petistas. “Creio que nossas críticas complementarão as reflexões do PT”, provocou. 

Inicialmente, o senador mineiro pensava em fazer seu pronunciamento no dia 27. Mas a análise do balanço feito pelo PT sobre os 10 anos de governo e os 33 anos de existência fez com que ele mudasse de ideia. “Faltou generosidade e uma boa dose de autocrítica na cartilha que eles elaboraram”, afirmou. Para Aécio, os avanços conquistados seriam impossíveis sem os oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso, com o Plano Real e todo o processo de estabilidade econômica.

Sobre a ausência de autocrítica, Aécio diz ter sentido falta de uma revisão do passado petista. “Nenhuma menção à omissão na eleição de Tancredo Neves, à falta de apoio ao governo Itamar Franco para assegurar uma governabilidade para o país. Eles também esqueceram que, por questões eleitoreiras, foram contra o Plano Real. E que nos criticaram pelo Proer mas, em 2009, fizeram o mesmo e apresentaram a ideia como ‘a salvação do sistema financeiro nacional’”, exemplificou.

Homens são baleados e um morre no Bairro Minas Caixa, em Venda Nova


Crimes aconteceram em ruas diferentes do bairro. Até o início da manhã ninguém havia sido preso.

Publicação: 20/02/2013 08:25 Atualização:
Dois jovens foram baleados no fim da noite de terça-feira no Bairro Minas Caixa, Região de Venda Nova. As vítimas foram encontradas em ruas diferentes e a polícia deve investigar se os crimes têm alguma relação.

De acordo com a Polícia Militar (PM), Vítor Hugo Felipe da Silva, de 20 anos, levou um tiro na nuca e foi localizado na Rua José Anselmo Nascimento, ao lado de uma moto. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital de Pronto-Socorro de Venda Nova, mas morreu. Nenhum cartucho ou projétil foi encontrado no local do crime. 

A segunda vítima estava na Rua Eduardo Barreto Prata. Wesley Moura Lages, de 27 anos, foi atingido no tórax e socorrido para o mesmo hospital. Ele contou aos policiais que estava sentado na calçada, ao lado de uma motocicleta, quando dois homens se aproximaram em outra moto e atiraram. Conforme a PM, um militar que atendeu a ocorrência contou que, ao avistar o corpo de Hugo no HPS, Wesley disse que ele fez o disparo que o atingiu, mas negou envolvimento no assassinato do suposto autor. 

De acordo com testemunhas, Vítor Hugo foi visto pilotando a moto com outro homem na garupa, mas teria sido baleado por uma terceira pessoa. A motocicleta pertencia a um outro rapaz, que havia deixado a chave na ignição. Como os locais dos crimes não foram preservados, a perícia não pôde fazer os trabalhos, segundo a PM. Até o início da manhã ninguém havia sido preso. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil. 

Bairro São Geraldo


No final da madrugada, um homem ainda não identificado foi assassinado a tiros na Rua Souza Aguiar, no Bairro São Geraldo, Região Leste de Belo Horizonte. A autoria e a motivação do crime são desconhecidas. A perícia e o rabecão foram acionados.

Mulher Barbie transforma familiares e amigos em bonecos humanos


Publicação: 20/02/2013 08:19 Atualização:
Valeria Lukyanova entre os avós (esquerda) e ao lado da mãe (direita) (Reprodução Internet / http://vk.com/amatue)
Valeria Lukyanova entre os avós (esquerda) e ao lado da mãe (direita)

Não satisfeita em se tornar conhecida como a "Barbie da vida real", Valeria Lukyanova agora tira fotos com familiares e amigos devidamente produzidos como bonecos. Até os avós da jovem ucraniana foram fotografados com a pele parecendo feita de plástico.

Veja mais fotos dos amigos e familiares da "Barbie da vida real"

As fotos acabam por mostrar alguns dos truques usados por ela para ficar ainda mais parecida com a boneca. Embora as fotos sejam claramente editadas por computador, Lukyanova também usa efeitos de maquiagem e iluminação para retirar qualquer linha do rosto. A posição dos olhos também é fundamental para deixar a aparência humana de lado.

Galeria de fotos de Valeria Lukyanova

Pelo visto a coleção de bonecos humanos não vai parar de aumentar tão cedo. 

Valeria ao lado da irmã (esquerda) e com a amiga Anastasiya Shpagina, mais conhecida como 'garota mangá' (direita)  (Reprodução Internet / http://vk.com/amatue)
Valeria ao lado da irmã (esquerda) e com a amiga Anastasiya Shpagina, mais conhecida como "garota mangá" (direita)

PRÊMIO PRODUTIVIDADE ? Estado pagará 14º salário em 30 de março


Funcionários do estado receberão em 30 de março o prêmio por produtividade, pago pelo governo pelo cumprimento de metas. Anastasia anunciou os compromissos para este ano

Publicação: 20/02/2013 07:37 Atualização:
O governador Antonio Anastasia (PSDB) anunciou para 30 de março o pagamento do 14º salário para os servidores estaduais. O prêmio por produtividade vai representar um gasto de R$ 410 milhões ao governo de Minas. Aproximadamente 378 mil servidores receberão em média 81,1% do salário como bônus pelo cumprimento de metas estabelecidas pela administração do estado referentes ao ano passado. Cada equipe ou unidade dos órgãos estaduais, como secretarias, escolas e hospitais, teve o desempenho avaliado pela Secretaria de Planejamento, que definiu um percentual para o prêmio de cada servidor. 

A avaliação foi feita de forma individualizada, com funcionários alcançando diferentes índices de participação. O cálculo usado para definir quanto cada funcionário vai receber no fim de março leva em conta o desempenho obtido nas metas por equipe estabelecidas pelo acordo de resultados – indicadores de gestão entregues à equipe de planejamento pelos órgãos da administração – e no percentual de dias trabalhados. Quem tirou licença por determinado período ou teve maior número de faltas, por exemplo, receberá percentual menor do benefício. 

Nessa terça-feira, Anastasia admitiu que alguns setores vão precisar ampliar a quantidade de servidores para atender a demanda. “Em matéria de pessoal temos uma legislação que trata do reajuste anual conforme a variação da receita. Essa regra continua. Em alguns segmentos temos a necessidade de aumentar o número de servidores. Estou dando posse esta semana a 100 procuradores do estado e na próxima semana a 450 delegados. Também autorizamos concursos na área da segurança e educação”, informou o governador. 

Entre as metas destacadas pelo governo estão a criação de unidades básicas de saúde, a entrada em atividade de três centros Viva a Vida, em Patos de Minas, Muriaé e Ribeirão das Neves, além do registro de 160 mil gestantes que passaram por exames de pré-natal. Na educação, a reforma em 516 escolas e o atendimento de 114 mil alunos pelo Projeto Educação em Tempo Integral foram apontados como principais metas cumpridas. 

R$ 28 bilhões em investimentos

Anastasia reuniu o secretariado e suas equipes na tarde de ontem para apresentar metas e ações que deverão ser cumpridas até o fim de 2014, quando encerra seu mandato no Palácio da Liberdade. Segundo o governador, estão previstos para os próximos dois anos investimentos que chegam a R$ 28 bilhões. “São ações relevantes em todas as áreas de governo fomentadas pelos recursos vindo dos novos empréstimos no valor de R$ 9 bilhões, que se somam aos recursos das empresas e do próprio tesouro. Valores expressivos e que vão permitir investimentos robustos. Ainda temos em Minas, como em todo o país, dificuldades em vários segmentos, mas hoje as políticas públicas e seus indicadores garantem um planejamento estratégico para o cumprimento das metas”, disse Anastasia. 

O tucano abriu o encontro lembrando as dificuldades enfrentadas na administração do estado por causa da crise econômica internacional, mas destacou o cenário otimista para este ano e apostou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas deve ficar acima da média nacional. “O governo federal permitiu aos estados um limite maior no endividamento, garantindo uma movimentação econômica maior para que o poder público sirva de locomotiva para os investimentos. A participação do governo com o setor privado na construção de estradas, melhorias das escolas e hospitais vai influenciar nosso PIB”, garantiu o governador. 

Metrô e rodovias entre as prioridades

A área de infraestrutura e obras receberá o maior montante nos próximos anos, com a reserva de R$ 3,75 bilhões para a implantação de cerca de 1 mil quilômetros de rodovias estaduais, distribuídos em 37 trechos e conclusão de 42 já licitados. A ampliação do metrô da capital também foi apontada pelo governador como uma das principais apostas para melhorar a mobilidade urbana na capital, com previsão de R$ 750 milhões investidos pelo estado por meio de empréstimos. 

“A parte da infraestrutura tem um valor maior nesses aportes, até porque são obras maiores. O metrô está na fase de realização do projeto básico, estamos fazendo a licitação. Nesse meio-tempo as sondagens devem estar concluídas e a parte dos empréstimos já foi acertada com o governo federal. A ideia é ter a licitação, se não no fim deste ano, já no início do ano que vem”, disse Anastasia. 

Entre as ações para a Copa do Mundo, o governador afirmou que o principal investimento do governo de Minas para o evento ficou por conta do novo Mineirão, mas as parcerias com a prefeitura e com o governo federal permanecem para as melhorias na mobilidade da região metropolitana e para a ampliação do aeroporto de Confins. “As obras em Confins são de responsabilidade da Infraero. Nós teremos certamente um passo positivo em setembro, quanto terá a licitação para a concessão do aeroporto, que passará para a gestão privada e deve ter maior agilidade. Estamos muito próximos nesse esforço”, ressaltou Anastasia. 

Para 2014 
Durante reunião com a equipe de governo, Antonio Anastasia comentou as movimentações políticas dentro do PSDB visando às eleições de 2014. Mesmo com o senador Aécio Neves (PSDB) apontado como principal nome do partido para tentar impedir a reeleição da presidente Dilma Rousseff, alguns integrantes da legenda defendem realização de prévias antes de confirmar o nome indicado pelos tucanos para o pleito. Uma possível disputa interna foi considerada bem-vinda por Anastasia. “Em Minas, já falávamos de prévias em 2010, nunca houve oposição de nossas forças políticas quanto a isso. Se for do entendimento do partido, não vejo nenhuma dificuldade”, avaliou.

Bolsa família é ampliado


Complementação começa a ser paga agora em março
Publicado no Super Notícia em 20/02/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
FOTO: ROBERTO STUCKERT FILHO/PR
Cerimônia foi ontem de manhã em Brasília
O governo federal anunciou ontem a ampliação do programa Bolsa Família. A partir de agora, os beneficiários que tenham renda menor que R$ 70 por pessoa (per capita) passarão a receber um complemento no benefício para que possam sair da extrema pobreza.

O governo considera como extremamente pobres, miseráveis ou na pobreza absoluta as famílias cuja renda mensal por pessoa é inferior a R$ 70.

Com a medida, uma família que tenha, por exemplo, renda per capita de R$ 40 por mês, passará a receber um benefício extra para superar os R$ 70.

Com a iniciativa, todos os 22 milhões de beneficiários cadastrados no Bolsa Família ficarão acima da linha de extrema pobreza. Foi o que confirmou Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social. O lançamento foi feito, em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff.

A estimativa, no entanto, é de que ainda existam cerca de 2,52 milhões de brasileiros não identificados ou cadastrados nos programas sociais vivendo em situação de miséria. Segundo a ministra, para erradicar a pobreza absoluta no país, o governo precisa localizar e incluir essas pessoas no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico).

Segundo o governo, a iniciativa vai elevar, imediatamente, a renda de cerca de 2,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família, que terão garantidos mais de R$ 70, seja unicamente pelo Bolsa Família ou como complemento ao salário que recebem.

A complementação da renda custará R$ 773 milhões, em 2013. O pagamento começa a ser feito em março. 
Palavra da presidente
Em discurso, a presidente Dilma Rousseff disse que "falta pouco" para o Brasil erradicar a miséria. "Não estamos dizendo que não existem mais brasileiros extremamente pobres ou destituídos da condição de vida digna. Infelizmente ainda existem. Nós sabemos disso. É necessário inclui-los para que recebam o benefício a que têm direito. [...]Falta pouco para que não haja mais brasileiros mergulhados na miséria."
A presidente afirmou que a ampliação do Brasil Sem Miséria tem "força simbólica", e é um dos mais importantes atos de seu governo.

Léo burguês é cassado,Vereadores mostram preocupação com imagem da Casa após cassação de Burguês


COMERAM O SENHOR COXINHA                                       Publicado no Super Notícia em 20/02/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
 (Leandro Couri/EM/D.A Press)FOTO: VERA GONÇALVEZ
O juiz Manoel dos Reis Morais, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), cassou, no fim da tarde de ontem, o mandato do vereador e presidente da Câmara de Belo Horizonte, Léo Burguês (PSDB). O magistrado julgou procedente a ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) por improbidade administrativa. Segundo a denúncia, Léo Burguês teria cometido abuso de poder econômico ao gastar, em ano eleitoral, o dobro da média dos últimos três anos com publicidade da Câmara.

A ação foi ajuizada pelo promotor de Defesa do Patrimônio Público Eduardo Nepomuceno, a partir de uma série de reportagens do jornal O TEMPO, publicadas no ano passado. Burguês teria assinado, irregularmente, dois aditivos com aumento de valor ao contrato com a empresa Perfil 252 Comunicação, que prestava serviços para a Câmara. As manobras teriam provocado prejuízo de R$ 3,75 milhões aos cofres públicos.

A decisão é de primeira instância e o presidente da Câmara poderá recorrer e permanecer enquanto aguarda nova decisão. Burguês não foi encontrado para falar sobre a cassação do mandato.

"Se queríamos virar a página, nós começamos com problema, talvez com situação pior do que a outra", disse o vereador Adriano Ventura (PT)



Vereadores de Belo Horizonte temem mais desgastes da imagem da Câmara Municipal de Belo Horizonte com a cassação do presidente reeleito, vereador Léo Burguês (PSDB). Depois de passarem dois anos sendo alvo de diversas denúncias, parlamentares assumiram o mandato com o discurso de retomar a imagem do Legislativo da capital mineira. Menos de dois meses depois de assumirem o mandato, um novo fato negativo atinge o poder municipal e mais uma vez o alvo foi o dirigente da Casa. O tucano foi culpado pelos colegas que não conseguiram a reeleição pela renovação recorde de 54% das cadeiras.

“Se queríamos virar a página, nós começamos com problema, talvez com situação pior do que a outra”, disse o vereador Adriano Ventura (PT). Segundo ele, a bancada petista quer mais transparência nas ações da presidência. “O Léo Burguês vai ter de repensar essas ações. Pessoalmente, eu espero que ele consiga resolver o caso”, acrescentou.

O vereador Ronaldo Gontijo (PPS) observou que “qualquer desgaste com um elemento da Câmara respinga no conjunto da Casa”. “A situação é constrangedora”, disse, observando que o tucano tem direito de defesa. “Desgasta o poder, não é só a pessoa”.

Bruno Miranda (PDT) afirmou que toda notícia negativa afeta “a imagem de qualquer instituição”. Mais cauteloso, ele não quis comentar a cassação de Léo Burguês. “É momento de ter serenidade, de trabalhar pela cidade”, disse Miranda. Já o vice-presidente Wellington Magalhães (PTN) se solidarizou ao colega. “É um momento muito difícil cabe recurso. Eu já passei por isso, sem bem o que é”, lembrou.

Comissão Léo Burguês (PSDB) retirou ontem da pauta de votações, depois de um pedido do secretário de Relações Insitucionais, Marcelo Abi-Saber, o requerimento protocolado na segunda-feira por 16 vereadores com pedido de abertura de uma comissão especial para apurar possíveis irregularidades no BRT – sistema rápido de transporte por ônibus –, cujas obras estão em ritmo lento.

Segundo Léo Burguês, o secretário disse que enviaria à Casa todas as respostas já solicitadas pelos vereadores do PT. “Não queremos abrir uma batalha contra a prefeitura”, justificou o tucano. A atitude do presidente irritou alguns parlamentares que tinham assinado o documento. A sessão ontem durou pouco mais de 10 minutos. (AM)