Reprodução/Facebook
Jovens de BH se reúnem no sábado e prometem manifestação tão impactante quanto de São Paulo
Em várias capitais, jovens foram às ruas reivinidicar a redução da passagem e exigir direitos

Os movimentos contra o aumento das passagens de ônibus, metrô e trem nas principais capitais brasileiras, principalmente em São Paulo, têm ganhado força nos últimos dias e, no mesmo caminho, moradores de Belo Horizonte tentam se organizar.

Através do Facebook, jovens mineiros programam uma reunião na Praça da Savassi, na região Centro-Sul da cidade, neste sábado (15), a partir das 13 horas. A intenção deles é definir a data e o direcionamento de uma grande manifestação exigindo a redução da passagem de ônibus, cujo valor aumentou para R$ 2,80 no primeiro dia deste ano, o que representou um reajuste de 5,66%.

Na página do evento, que até a manhã desta sexta-feira (14) já contava com mais de 4 mil participantes confirmados, os organizadores chamam a atenção para a necessidade de BH se "sintonizar" com as outras cidades, tudo por um "ato nacional".

Leia também:
Sem verbas, BHTrans restringe passe livre a deficientes e pode aumentar preço do ônibus
Em São Paulo, repórter da Folha atingida no olho por bala de borracha relata covardia da PM


O local para a reunião não teria sido escolhido aleatoriamente. No mesmo dia, integrantes do Comitê Popular dos Atingidos Pela Copa (COPAC) deverão promover um ato lúdico na praça.

Para chamar a atenção da sociedade, o comitê pretende fechar uma das avenidas da região e realizar um campeonato de futebol. Outros grupos sociais, moradores de rua e movimentos sindicais também devem estar presentes.

"Resolvemos fazer a reunião lá pra aproveitar a presença desses companheiros. A ideia é somar os dois movimentos, ficarmos maiores e mais mobilizados", escreveu um dos idealizadores, identificado como Tom Caetano.

Em São Paulo, uma onda de protestos gera polêmica devido aos conflitos entre estudantes e polícia, que tem agido com arbitrariedade e violência. Pelo menos 237 pessoas foram detidas e diversos manifestantes e jornalistas feridos por policiais militares e do Choque.

Ainda pelo Facebook, os organizadores mineiros antecipam que uma possível manifestação pode tomar grandes proporções, como na capital paulista. "Vamos fazer isso aqui virar São Paulo! (...) Não esperemos mais um aumento! Levantemo-nos já! 2,80 já é um roubo há muito tempo! Se a passagem não cair, BH vai explodir", avisa o comunicado.

Outras manifestações

Ainda no sábado, estão programadas outras duas manifestações: o Ato contra o Estatuto do Nasciturno  e também o "picnic" (sic) junino do Fica-Ficus. O primeiro deve acontecer às 13 horas, na Praça Sete. A intenção dos protestantes é impedir que o Estatuto do Nascituro, que prevê a chamada "bolsa-estupro", seja aprovado. Assim como o ato a favor da redução das passagens em BH, o movimento também é organizado pelo Facebook. Neste caso, mais de 1.160 pessoas confirmaram a presença.

Já o "picnic" (sic) junino do Fica-Ficus ocorre no mesmo horário. O grupo defende a permanência dos Fícus da rua Bernardo Monteiro e de todos os outros da cidade. "Mas, [o protesto] vai além da defesa de árvores adoecidas pelo descaso e pretende defender e lutar pelo aumento de áreas verdes em nossa cidade", afirmam os idealizadores por meio do site Fica Ficus