terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Prefeito e irmão são suspeitos de agredir soldado em Rio Manso



21/02/2012 19h03
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
ANA CLARA OTONI
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
Uma briga envolvendo o prefeito de Rio Manso, Adair Dornas dos Santos (PSDB), o irmão dele e um soldado, de 34 anos, durante a reinauguração de uma quadra poliesportiva deixou a população da cidade, que fica na região Central do Estadual, indignada. A discussão, que foi marcada por chutes, pontapés e socos e que envolveu a mulher do soldado e a cunhada do prefeito, ocorreu nessa segunda-feira (20).
Segundo o relato do soldado lotado na 7ª Companhia Independente da Polícia Militar de Rio Manso aos militares que registraram a ocorrência, ele foi agredido sem motivo aparente pelo prefeito e irmão. O militar, que estava de folga, contou que foi golpeado nas costas e no rosto - o que causou um corte profundo na região da boca. O soldado chegou a sacar a pistola 7,6 mm que estava guardada em uma mochila, segundo ele, para conter as agressões que recebia dos homens. Um cabo, de 31 anos, que também estava na quadra interveio na briga e desarmou o militar. 
 
A esposa do soldado, de 31 anos, disse aos militares que registraram a ocorrência que a briga foi iniciada depois que ela e a cunhada do prefeito, de 40 anos, discutiram em relação à partida que era realizada na quadra. Elas bateram boca e o prefeito, irritado com a confusão, retirou a mulher do irmão do poliesportivo. Em seguida, ele voltou agredindo o soldado pelas costas, conforme relato da mulher do militar. Ela contou ainda que, ao ver a briga entre prefeito e marido, tentou acabar com as agressões, mas acabou sendo ferida pelo irmão do prefeito. Ela foi agredida com socos na cabeça e, em seguida, teria caído no chão, ferindo o joelho, braço e mão direita, conforme relatou. 
 
Em sua versão aos militares, porém, o prefeito disse que entrou na confusão para conter as agressões. O soldado foi encaminhado para a delegacia de Betim, na Grande BH, e a arma usada por ele para intimidar os agressores também foi apreendida. 
 
A reportagem de OTempoOnline tentou entrar em contato com o prefeito de Rio Manso, mas não obteve sucesso. Na 7ª CIA, onde o soldado envolvido é lotado, a informação de um militar é de que há uma orientação do comando da Polícia Militar para que não sejam repassadas informações sobre o caso. O militar apenas confirmou a existência da ocorrência. 

Foliões consumiram cerca de 1 milhão de litros de cerveja no Carnaval de Ouro Preto



21/02/2012 17h32
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
NATÁLIA OLIVEIRA
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: ANGELO PETTINATI/O TEMPO
A média de consumo de cerveja no Carnaval de Ouro Preto foi de 20 litros por pessoa.
“Difícil é se equilibrar na ladeira”. A frase ficou famosa entre os foliões de Ouro Preto, na região Central do Estado, que entre um samba e outro fizeram da cerveja a bebida oficial da folia. Até esta terça-feira (21), foram consumidos cerca de 1 milhão de litros da bebida, quase 20 litros por pessoa. Na unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, pelo menos 35 pessoas foram atendidas devido ao excesso.
Os amigos Flávia Moreira, 24, Daiane Dias, 19, Rodolfo de Castro, 25, e Jhonson Faria, 22, contam que a bebedeira começa logo cedo. “A gente passa a noite na folia, dorme até quase meio dia, acorda, toma uma água e parte para a cerveja”, contou Faria. Antes dos blocos começarem a desfilar, às 14h, os foliões começam a beber. É o famoso “esquenta”.
De acordo com Rodolfo o problema é se equilibrar nas ladeiras íngremes da cidade depois de tanta cerveja. “Eu ainda não cai, mas confesso que nas pedras e nas subidas é difícil se equilibrar” disse Castro.
O bombeiro Anderson Lima orientou os foliões a tomarem bastante água e parar com a bebida quando não estiverem se sentindo bem. “Tem que aproveitar com consciência, pois chega uma hora que o corpo não aguenta mais”, disse o militar. Segundo ele, os foliões são levados ao hospital e logo liberados. Nenhum caso grave foi registrado.
Lucro - Na Arena da Folia, foram 100 mil latas de cerveja liberadas durante todo o dia. Os 13 vendedores ambulantes que estiveram na praça Tiradentes, venderam por dia 400 latinhas de cerveja e arrecadaram R$ 1.200.
Neste último dia de folia, o bloco do Caixão e o Mesclado foram as principais atrações e levaram cerca de 5 mil foliões para as ladeiras da cidade. Com muita alegria, os blocos convidavam os moradores da cidade nas sacadas a descer para a folia e pediram água para molhar o público.
Galeria de fotos

Vandalismo no carnaval de São Paulo. Presos alegam acordo para não ter campeã do Carnaval


    Publicação: 21/02/2012 20:23 Atualização: 21/02/2012 21:00
    Carro alegórico da Pérola Negra foi incendiado durante a confusão
    Carro alegórico da Pérola Negra foi incendiado durante a confusão
    Tiago Ciro Tadeu Farias e Cauê Santos Ferreira, presos nesta terça na confusão que interrompeu a apuração do título do carnaval de São Paulo, afirmaram em depoimento que havia "um acordo de cavalheiros" para que nenhuma escola saísse campeã neste ano. Eles prestaram depoimento ao delegado Osvaldo Nico Gonçalves, da Delegacia de Turismo.
    Veja outras fotos do tumulto
    A troca de dois jurados, na quinta-feira, 16, um dia antes do início dos desfiles, motivou o combinado que envolveu 13 escolas - apenas a "campeã", que seria beneficiada pela troca, não participou do acordo, na versão dos presos. Eles não disseram qual seria essa escola. A Mocidade Alegre estava na frente, muito próxima do título, quando a leitura dos votos foi interrompida.

    Pouco antes da confusão tomar todo o sambódromo, com a invasão do palco e o roubo dos votos, Darci Silva, o Neguitão, presidente da Vai-Vai, começou a incitar membros da própria escola, da Casa Verde, da Gaviões e da Camisa Verde e Branca: "Tá tudo vendidinho, tá tudo vendidinho", gritava, em alusão aos jurados.

    Na sexta-feira, pouco antes do início da apresentação da escola que preside, Silva já havia levantado suspeita sobre a substituição: "Houve uma troca de jurados na calada da noite, mas já que a Liga (das Escolas de Samba de São Paulo) resolveu, nós vamos para o pau", disse.

     (AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON)
    Confusão
    A apuração e o anúncio da grande campeã do carnaval de São Paulo foram interrompidos por volta de 17h40 desta terça-feira por causa de uma grande confusão e atos de vandalismo. O torcedor Tiago Farias, de 29 anos, da Império da Casa Verde, invadiu a área de apuração no sambódramo do Anhembi, pegou e rasgou os votos da mesa e saiu correndo no momento em que eram anunciadas as notas do último quesito (comissão de frente). Este é o critério de desempate no carnaval de São Paulo deste ano.
    Outros torcedores de várias escolas, insatisfeitos com os votos da comissão julgadora, também invadiram a área que era isolada. Um carro alegórico da Pérola Negra que estava na parte detrás do sambódromo foi incendiado e também houve depedração do alambrado do sambódromo. Cadeiras também foram jogadas. Policiais e seguranças tentam controlar a confusão. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado para impedir que o fogo se propagasse por outras alegorias. O fogo já foi controlado.
     
    Eleição interrompida
    Por conta da confusão, ainda não se sabe qual será o desfecho do carnaval paulista. Até o momento do tumulto, a Mocidade Alegre liderava a apuração, seguida de perto pela Rosas de Ouro e Vai-vai. Na outra ponta da tabela, Camisa Verde e Branco e Pérola Negra correm o risco de serem rebaixadas. Já a Império da Casa Verde - escola do invasor - estava na 11ª colocação, com 159 pontos. No ano passado, a Império escapou por pouco de um rebaixamento para o Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo.
     Na tarde de ontem, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, em reunião com as 22 escolas de samba, definiu a ordem dos critérios de desempate para as agremiações do Grupo Especial e do Grupo de Acesso que participaram do Carnaval 2012.
    Desfile
    Na sexta-feira, abriram o Carnaval paulista as escolas: Mocidade Camisa Verde e Branco, Império da Casa Verde, X-9 Paulistana, Vai-Vai, Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tucuruvi e Mancha Verde. No segundo dia desfilaram as escolas: Dragões da Real, Pérola Negra, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel e Tom 
    Maior.

    Nenhuma escola do Grupo Especial foi penalizada no Carnaval 2012. Já no Grupo de Acesso, cuja vencedora será conhecida após a apuração do Grupo Especial, a escola Unidos de São Lucas perdeu três pontos pela falta de um carro alegórico e por um dos geradores de energia exibir um patrocínio.

    Veja as escolas que receberam nota máxima em cada quesito

    Alegoria
    Vai-vai, Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tucuruvi e Mancha Verde, Pérola Negra e Mocidade Alegre 

    Fantasia
    Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tucuruvi

    Enredo
    X-9 Paulistana, Vai-vai, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel

    Meste-sala e porta-bandeira
    Império da Casa Verde, Vai-vai, Rosas de Ouro, Acadêmico do Tucuruvi, Pérola Negra, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel, Tom Maior

    Bateria
    Império da Casa Verde, Vai-vai, Rosas de Ouro, Mancha Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Pérola Negra, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel e Tom Maior

    Harmonia
    Império de Casa Verde, Vai-vai, Rosas de Ouro, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel

    Evolução
    Rosas de Ouro, Mancha Verde, Mocidade Alegre e Tom Maior

    Samba-enredo
    Império de Casa Verde, X-9 Paulistana, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel, Tom Maior
    Comissão de Frente

    Segundo dia de desfile tem Salgueiro, Mangueira e Grande Rio


    CARNAVAL DO RIO 

    Depois da Ficha Limpa, entidades querem criar verba para a saúde Depois da Ficha Limpa, uma nova campanha nas ruas. Entidades querem coletar 1,5 milhão de assinaturas para criar lei que obriga União a gastar 10% de suas receitas com a saúde


    Depois da Ficha Limpa, uma nova campanha nas ruas. Entidades querem coletar 1,5 milhão de assinaturas para criar lei que obriga União a gastar 10% de suas receitas com a saúde


    Publicação: 21/02/2012 07:13 Atualização: 21/02/2012 07:34
    Dois momentos na batalha por verbas para a saúde: protesto da oposição na Câmara dos Deputados contra a volta da CPMF, em 2008, quando o então governo Lula acabou saindo derrotado, e a aprovação da Emenda 29 no Senado, no início de dezembro do ano passado  (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABR)
    Dois momentos na batalha por verbas para a saúde: protesto da oposição na Câmara dos Deputados contra a volta da CPMF, em 2008, quando o então governo Lula acabou saindo derrotado, e a aprovação da Emenda 29 no Senado, no início de dezembro do ano passado
    Insatisfeitas com o projeto de lei complementar que regulamentou a Emenda 29, entidades ligadas àsaúde querem buscar nas ruas o apoio para que sejam modificadas as regras definidas pelo Congresso e governo federal. A proposta aprovada no Senado em dezembro de 2011 e sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no mês passado não agradou às associações dos profissionais da saúde, conselhos regionais de medicina e secretarias municipais e estaduais. Isso porque foram vetados 15 dispositivos do texto original, entre eles a proposição que definia um percentual mínimo para os gastos da União com o setor. A ideia do movimento é emplacar um novo projeto de iniciativa popular que prevê o investimento mínimo de 10% das receitas anuais do governo federal para melhorar a saúde pública. Hoje o montante aplicado fica próximo de 7%. Os formulários de assinatura deverão começar a circular em março nas ruas das principais cidades brasileiras e os organizadores esperam conseguir pelo menos o dobro dos nomes necessários para que a medida possa ser levada a Brasília.