domingo, 5 de fevereiro de 2012

Passa de 300 número de mortos pelo frio na Europa


Publicação: 05/02/2012 16:57 Atualização: 05/02/2012 17:07
Frio na Europa com temperaturas de até quarenta graus celsius negativos  (CESAR MANSO  05/02/2012
 
)
Frio na Europa com temperaturas de até quarenta graus celsius negativos
O número de mortos pela onda de frio que assola a Europa há mais de uma semana chegou a 307 neste domingo depois que autoridades encontraram os corpos de dois sem-teto na França. Com temperaturas que chegam a -40ºC em algumas regiões, o frio matou pessoas na Itália, Polônia e Ucrânia, entre outros países, neste fim de semana. Neste último são 131 vítimas, a maioria sem-teto que morreu nas ruas.

Cerca de 1.800 pessoas foram hospitalizadas na Ucrânia desde que a onda de frio começou, há 9 dias. Outras 75 mil procuraram aquecimento e comida em um dos 3 mil abrigos do país. As baixas temperaturas chegaram até o norte da África, onde 16 pessoas morreram na Nigéria.

Em Roma, onde o clima é normalmente mais ameno, a neve cobriu as ruas e paralisou a cidade. Os italianos têm criticado a falta de assistência do governo. "É terrível. Tenho que caminhar duas horas numa temperatura congelante, apenas para chegar ao metrô", disse Federico Maneski, que vive na capital. "As ruas estão cheias de árvores que caíram sobre carros, mas ninguém apareceu para ajudar."

Na Itália, o número de mortos alcançou 17 depois que três sem-teto foram encontrados mortos e dois homens sofreram ataques cardíacos enquanto retiravam neve das ruas.

O aeroporto de Heathrow, em Londres, o mais movimentado do mundo cancelou metade dos 1.300 voos deste domingo depois que seis centímetros de neve cobriram a área onde está o terminal. O frio também matou mais oito pessoas na Polônia, onde o número de mortos chegou a 53.

Na Sérvia, nove mortos, as autoridades declararam estado de emergência em 32 municipalidades, a maioria no sul e no sudoeste do país. Cerca de 70 mil pessoas estão presas pela neve em vilarejos pelo país. Na Romênia, mais seis pessoas morreram de frio, elevando o total para 34.

Na Finlândia, as temperaturas chegaram a -40ºC, mas isso não atrapalhou a eleição presidencial marcada para este domingo.

A onda de frio intenso deve durar ao menos até o meio desta semana.

Sobe para 83 número de homicídios na Bahia desde início da greve da PM


Publicação: 05/02/2012 18:39 Atualização: 05/02/2012 19:18
Treze pessoas foram mortas neste domingo na Bahia. Com isso, sobe para 83 o número de homicídios desde o início da greve da Polícia Militar. Na semana anterior à greve, foram registrados 41 homicídios. Até o momento, apenas um dos os 12 mandados de prisão expedidos contra policiais militares que lideram o movimento foi cumprido.

O soldado Alvir dos Santos, do Batalhão de Policiamento Ambiental, foi preso na madrugada deste domingo pelo comandante do batalhão, major Nilton Machado, sob a acusação de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público (veículos da Polícia Militar).

Segundo o tenente-coronel Cunha, do Exército Brasileiro, o soldado é “um dos participantes do movimento”. Ele foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Militar e, em seguida, levado preso pela força-tarefa da Polícia Federal. “Já foi feita a prisão e tomados os procedimentos jurídicos necessários, com presença do advogado e dos parentes”, disse.

Os policiais em greve estão acampados em frente à Assembleia Legislativa e reivindicam a aprovação do plano de carreira, regulamentação da gratificação de atividade policial, nível 5, melhores salários e condições de trabalho. Pedem também anistia para os integrantes do movimento grevista, o que já foi negado pelo governador Jaques Wagner.

Segundo a Secretaria de Segurança da Bahia, o movimento grevista abrange apenas um terço dos 30 mil policiais militares do estado.

O estado é governado pelo petista Jacques Wagner.

PF chega a Salvador para cumprir mandados de prisão de PMs grevistas



Quarenta homens do Comando de Operações Táticas, a “tropa de elite”, da Polícia Federal (PF) desembarcaram na Base Aérea de Salvador por volta das 12h deste domingo (5). Eles chegaram a capital baiana para cumprir 11 mandados de prisão contra PMs grevistas. Chegaram a Salvador também neste domingo, 135 militares do Batalhão de Infantaria Paraquedista e 15 militares de Brasília. Cento e cinquenta homens do Exército Brasileiro de Recife devem chegar na cidade por volta das 21h.

Os policiais vieram de Brasília em uma aeronave própria da PF e que levará para presídios federais, os detidos após cumprimento de mandado. A determinação partiu do Governo Federal.

Um soldado da PM e dirigente da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra) foi preso na madrugada deste domingo, segundo o governo do estado, e encaminhado a sede da Polícia do Exército, na Avenida Paralela, em Salvador.
Fonte blog noticias da caserna