sábado, 13 de agosto de 2011

Oxi: uma NOVA DROGA que está matando os jovens.


Muitos já conhecem o efeito aterrorizante do crack espalhado por todo o Brasil e sabem que existem vários tipos de drogas percorrendo a sociedade: maconha, cocaína, heroína, LSD, Extasy e outras. Agora, no Acre surge uma nova droga, o Oxi, mais poderosa e devastadora. Oxi vem de oxidado, é uma variante do crack. Se o crack vicia e destrói a vida social do indivíduo de forma rápida, o oxi é uma mistura mais forte e perigosa. A diferença é que, na elaboração, ao invés de se acrescentar bicarbonato e amoníaco ao cloridrato de cocaína, como é o caso do crack, adiciona-se querosene e cal virgem para obter o oxi.

Grupos de pesquisadores da ONG Rede Acreana de Redução de Danos – Reard, pesquisou vários usuários na região para estudar a produção e o uso da mescla ou merla e encontrou uma realidade assustadora. Jovens mergulhados no uso do oxi. A mescla é uma espécie de “tia” mais rudimentar do crack, produzida a partir do refugo da cocaína, mais alguns produtos químicos como cal, querosene, acetona, solução de bateria elétrica etc. A droga se espalha entre os jovens de cidades muito pobres com bairros bem desprovidos de assistência social, as pessoas são bem pobres. As casas são de madeira, a maioria na beira dos rios, sem saneamento básico, sem água, sem as mínimas condições de higiene.

Vendido em pedras – que podem ser mais amareladas ou mais brancas, dependendo da quantidade de querosene ou cal virgem, respectivamente – o grande apelo do oxi é justamente o seu preço: enquanto a mescla custa de 5 a 10 reais uma trouxinha que serve 3 cigarros, o oxi é vendido de 2 a 5 reais por 5 pedras. “É uma droga popular, inegavelmente, mas dependendo do período o preço aumenta: se é época de chuva, se a polícia intensifica mais a vigilância”, explica Álvaro Augusto Andrade Mendes da ONG. A maior questão do oxi é que ela é uma droga mais rápida, causa um efeito mais forte, e é a única coisa que vem para eles, eles não têm opção.

Essa falta de opção não poderia ser mais fatal. Altamente aditiva, a pedra é consumida em latinhas com furos, como o crack, o que torna a fumaça mais pura e o efeito ainda mais forte. Mas há casos, também, de consumo de oxi, triturado, em cigarros, misturado à maconha ou ao tabaco, e em pó, aspirado. Seja da maneira que for, o consumo é sempre acompanhado de bebida-cachaça, cerveja, ou coisa pior. “Muitos usam junto com álcool, não o álcool de beber, mas o álcool de tampinha azul, como eles chamam, que eles misturam com suco de groselha”. O “álcool da tampinha azul” nada mais é que álcool etílico, desinfetante usado na limpeza de casas


Para conseguir mais droga e calar a “fissura”, é comum que os usuários se entreguem a pequenos roubos e à prostituição, o que os torna mais vulneráveis à AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis, ainda mais porque, sem atenção do poder público, o conhecimento sobre sexo seguro é muito pouco entre essa população

Extremamente nocivo ao organismo, o uso do oxi perturba o sistema nervoso central e leva à “paranóia”, ao medo constante. Mas vai além disso: “Eles ficam nervosos, há emagrecimento rápido, ficam com cor amarelada, têm problemas de fígado, dores estomacais, dores de cabeça, náuseas, vômitos, diarréia constante.

Este Post foi elaborado a partir de uma matéria divulgada na rede mundial pelos pesquisadores da ONG Rede Acreana de Redução de Danos – Reard. Nosso blog aderiu ao combate às drogas e procura divulgar o perigo de seu consumo para evitar danos aos jovens. O oxi é uma droga que está se alastrando e deve ser pauta de muito debate ainda este ano. Ajude a divulgar e combatê-lo.  Diga não às drogas! Diga não ao Oxi!

Por Cledenilson Moreira – http://clednews.blogspot.com/

2 comentários:

  1. E triste ver o nosso pais cada vez mais se afundando nas drogas! ainda ão de muitos ainda morrer por causa de droga, trafico , prostituiçao, falta de comida e saneamento basico entres outras coisas... sera que um dia o brasil supera isso? quem sabe responde

    ResponderExcluir
  2. estou maravilhado com esta noticia que vai servir para muitas familias e para jovens conhecerem o que a droga faz na vida da familia.

    ResponderExcluir