sexta-feira, 6 de abril de 2012

Temporal deixa cenário de destruição em vários pontos de BH


Várias avenidas foram fechadas por quedas de árvore e inundações, testando a paciência dos condutores na Sexta Santa. Também foi registrado a queda de granizo na capital
Publicação: 06/04/2012 13:47 Atualização: 06/04/2012 15:56
Algamento na Avenida Cristiano Machado esquina com Silviano Brandão  (Luana Cruz /Esp EM DA Press)
Algamento na Avenida Cristiano Machado esquina com Silviano Brandão
A chuva de granizo que surpreendeu a população de Belo Horizonte nesta tarde provocou alagamentos e quedas de árvores em vários pontos da capital, deixando um cenário de destruição na cidade em plena Sexta-Feira Santa. Segundo a Cemig, ventos de até 60 km/h atingiram a Região Centro-Sul, uma das mais afetadas. Na Rua do Ouro, uma das principais vias de acesso ao Bairro Serra, uma árvore caiu, interditando o trânsito.

VEJA MAIS IMAGENS DA CHUVA EM BH

Já na Região Oeste, na Avenida Amazonas, sete semáforos ficaram apagados no sentido Centro, desde o Bairro Gameleira até a subida do Bairro Prado, depois do viaduto sobre a Avenida Silva Lobo, onde uma árvore caiu e fechou completamente a via. Os motoristas foram obrigados a retornar passando pelo canteiro central ou na contramão para pegarem desvios.

Imagem de árvore caída na região hospitalar de BH (Fernanda Machado /Esp EM DA Press)
Imagem de árvore caída na região hospitalar de BH
Já na Avenida Tereza Cristina, na altura da casa de shows Galopeira, um alagamento somado às obras do Boulevard Arrudas interditou a via e obrigou os motoristas a desviarem pelo Bairro Prado. Ainda na Tereza Cristina, uma árvore caída complicou a vida dos condutores próximo à estação de metrô Calafate. Na mesma região, na Av. Nossa Senhora de Fátima, outra árvore caiu e fechou duas pistas da via.

Há registro de outros incidentes com árvores na Avenida Alfredo Balena, na Área Hospitalar; na Rua Major Lopes, na Região Centro-Sul; nas Ruas Timbiras com São Paulo, no Centro; e na Avenida Afonso Pena, sentido Rodoviária.

Retenções de fluxo e alagamentos
Na Região Leste da capital, a Avenida Cristiano Machado e a Rua Jacuí ficaram completamente alagadas, desde o Minas Shopping até a Avenida Silviano Brandão. Motoristas precisaram estacionar os carros debaixo do viaduto da Cristiano Machado, para tentarem se esquivar da chuva de granizo. Outro ponto complicado é no Complexo da Lagoinha, onde a Avenida do Contorno foi fechada no sentido Contagem, obrigando os motoristas a desviarem pelo Centro.

Árvore caiu sobre carro na AVenida Francisco Sales, na região hospitalar (Fernanda Machado /Esp EM DA Press)
Árvore caiu sobre carro na AVenida Francisco Sales, na região hospitalar

Ocorrências mobilizam Cemig e Bombeiros


De acordo com a assessoria de comunicação da Cemig, a chuva desta sexta-feira foi mais localizada na Região Centro-Sul de Belo Horizonte; e nos bairros Floresta e Horto, na Regional Leste; e Nova Suíssa e Prado, na Oeste. As principais ocorrências estão relacionadas com as quedas de árvores, provocadas pelos ventos que chegaram aos 60 km/h. Ao todo, 90 equipes da companhia trabalham para reestabelecer a energia elétrica nas regiões afetadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram feitas 29 solicitações, sendo 27 por quedas de árvore e duas por inundações. Não foi registrada nenhuma vítima. 

Previsão do Tempo
De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, a chuva atingiu a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata, o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas. "É resultado de uma frente fria que chegou do litoral trazendo rajadas de vento, raios e granizo", afirma Ruibran. Neste sábado, o dia será de calor, mas pode chover forte na capital no início da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário