segunda-feira, 16 de julho de 2012

Marcio Lacerda sai na frente na disputa em Belo Horizonte Pesquisa aponta diferença de 19,5 pontos entre o atual prefeito da capital e o petista Patrus Ananias



Publicado no Super Notícia em 16/07/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
CARLA KREEFFT FOTO: ALISSON GONTIJO - 11.7.2012
Marcio Lacerda é o líder na disputa pela prefeitura da capital
Pesquisa realizada pelo instituto DataTempo/CP2dosdias 9 a 11 de julho, mostra o prefeito Marcio Lacerda (PSB) na liderança da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte.

No cenário em que são citados todos os candidatos que solicitaram registro na Justiça Eleitoral, Lacerda tem 44,4% das intenções de voto. Em segundo lugar está o ex-prefeito Patrus Ananias (PT), com 24,9% da preferência do eleitorado. São 19,5 pontos percentuais de diferença entre o dois candidatos.

Todos os outros concorrentes têm percentuais inferiores a 2%: Vanessa Portugal, do PSTU (1,6%), Maria da Consolação, do PSOL (0,6%), Tadeu Martins, do PPL, e Pedro Paulo, do PCO (0,4%), e Alfredo Flister, do PHS (0,2%).

No segundo cenário, em que são apresentados somente os nomes de Lacerda e Patrus, a situação se repete. O socialista obtém 46,6% das intenções de voto, e o petista, 27,1%.

Nos confrontos diretos entre Marcio Lacerda e os outros candidatos, excetuando Patrus, o socialista conquista percentuais entre 58,8% e 61,4%. Nessas situações, o número de indecisos e daqueles que não pretendem votar em ninguém aumenta em relação ao obtido no quadro em que aparecem todos os candidatos.

O mesmo acontece nos confrontos diretos entre Patrus Ananias e os outros candidatos, excetuando-se Marcio Lacerda. Nessas simulações, o petista alcança percentuais entre 57,8% e 59,8%. O número de indecisos e dos que não pretendem votar em ninguém também cresce em relação ao obtido no primeiro cenário.

Análise
Chama a atenção no primeiro quadro, em que todos os concorrentes são citados, o número de indecisos - 15,9%, o que significa que os candidatos já são bem conhecidos pelo eleitorado.
O instituto DataTempo/CP2 vai realizar uma nova pesquisa em breve com uma amostragem mais ampla e fiel às preferências do eleitorado de Belo Horizonte.
Registro
A pesquisa contou com 500 entrevistas e foi contratada pela Sempre Editora. A margem de erro é de 4,62 pontos percentuais, e o registro na Justiça Eleitoral é MG-00137/2012.
Prefeito tem desempenho melhor na Centro-Sul
De acordo com a pesquisa DataTempo/CP2, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) consegue melhor desempenho na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Nessa área, ele alcança 61,2% das intenções de voto contra 12,2% do adversário Patrus Ananias (PT). Já o petista consegue o seu melhor resultado na região Nordeste. Nessa localidade, Lacerda tem 43,6% da preferência do eleitorado, e Patrus se aproxima, com 35,9%.

O prefeito coloca uma vantagem maior em relação ao rival entre os pesquisados com idade entre 18 e 24 anos. O socialista tem 51,9%, e o petista, 13,9%. Na faixa de 35 a 45 anos, os dois candidatos empatam em 34,3%.

Lacerda tem o desempenho ampliado à medida que a escolaridade é reduzida. O inverso ocorre com Patrus. (CK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário