segunda-feira, 29 de julho de 2013

Campanha realiza testes para detectar a hepatite

SAÚDE

Secretaria Municipal distribuiu preservativos e panfletos com informações sobre a doença12

Ação foi realizada ontem na rodoviária da capital, no centro

Para lembrar o Dia Mundial de Combate contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, e alertar sobre os perigos da doença, a Associação Mineira dos Portadores de Vírus de Hepatite (Amiphec), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), realizou ontem na rodoviária de Belo Horizonte, uma campanha de combate, conscientização e prevenção contra a doença.

A ação, que aconteceu das 9h às 14h, ofereceu testes rápidos gratuitos para detectar as hepatites B e C, além de distribuir cartilhas e preservativos.
De acordo com a presidente e coordenadora da Amiphec, Ruth Peixoto Domingues, mais de 890 testes foram realizados durante a ação. A presidente da associação conta ainda ter ficado surpresa com o número de pessoas que compareceram ao local para se informar sobre a doença.
“Foi uma ação muito importante para a cidade, superou a nossa expectativa. É muito relevante esclarecer os sintomas da hepatite para que a pessoa possa procurar um médico o quanto antes”. Ainda segundo Ruth Domingues, além dos testes para detectar a hepatite B e C, foram realizados exames de glicose.
Também para marcar a semana em que se comemora o combate às hepatites virais, a coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) vai promover, ao longo da próxima semana, várias campanhas de combate e prevenção em todos os 147 centros de saúde do Sistema Único de Saúde da capital (SUS-BH).
Na tarde de ontem, o grudo de mobilização social da SMSA, o Mobiliza SUS, também realizou uma ação com panfletagens sobre o tema.
Incidências. Em Belo Horizonte, a hepatite B é a que teve maior incidência nos últimos anos. Segundo informações da SMSA, dos 261 casos notificados das hepatites virais em 2012, 141 casos foram de hepatite B. Ainda no ano passado, foram notificados cem casos notificados para hepatite C na capital mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário