RENATO COBUCCI
Revitalização da Rua Visconde de Ibituruna, no centro comercial do Barreiro, está no páreo
Nem câmeras de vigilância ou reforma de praças. As quatro opções de obras da terceira edição do Orçamento Participativo (OP) Digital para a Região do Barreiro, em Belo Horizonte, são voltadas para a mobilidade urbana. Até o dia 11 de dezembro, os moradores desta regional escolhem, pela internet, a intervenção que irá receber R$ 5,5 milhões em recursos e trazer mais benefícios para o trânsito de veículos e pedestres.
No terceiro dia da série sobre o OP Digital, o Hoje em Dia mostra as opções de obras e a atual situação de cada localidade que disputa os investimentos da Prefeitura de BH pelo site www.pbh.gov.br/opdigital. Para votar, os eleitores belo-horizontinos precisam registrar o título de eleitor e CPF, além de confirmar o voto por um e-mail.
Leia mais na Edição Eletrônica
As quatro opções de obras para o Barreiro são: a revitalização do centro comercial do Barreiro, na Rua Visconde de Ibituruna, entre as avenidas Sinfrônio Brochado e Afonso Vaz de Melo; o alargamento da Rua Júlio Mesquita, no trecho entre as ruas Morungaba e Taboão da Serra, no Bairro Marilândia; a construção de uma ponte no Bairro Jatobá IV, ligando a Rua Haydée Abras Homssi à Avenida Senador Levindo Coelho; e a revitalização da Rua Antônio Eustáquio Piazza, entre as avenidas Bráulio Gomes Nogueira e Afonso Vaz de Melo, no Bairro Tirol.
No terceiro dia da série sobre o OP Digital, o Hoje em Dia mostra as opções de obras e a atual situação de cada localidade que disputa os investimentos da Prefeitura de BH pelo site www.pbh.gov.br/opdigital. Para votar, os eleitores belo-horizontinos precisam registrar o título de eleitor e CPF, além de confirmar o voto por um e-mail.
Leia mais na Edição Eletrônica
As quatro opções de obras para o Barreiro são: a revitalização do centro comercial do Barreiro, na Rua Visconde de Ibituruna, entre as avenidas Sinfrônio Brochado e Afonso Vaz de Melo; o alargamento da Rua Júlio Mesquita, no trecho entre as ruas Morungaba e Taboão da Serra, no Bairro Marilândia; a construção de uma ponte no Bairro Jatobá IV, ligando a Rua Haydée Abras Homssi à Avenida Senador Levindo Coelho; e a revitalização da Rua Antônio Eustáquio Piazza, entre as avenidas Bráulio Gomes Nogueira e Afonso Vaz de Melo, no Bairro Tirol.
A Rua Visconde de Ibituruna, entre as avenidas Sinfrônio Brochado e Afonso Vaz de Melo, é um dos trechos de maior fluxo de pessoas e veículos na região. A proposta é melhorar a iluminação pública e a acessibilidade, dar tratamento para as fachadas e adequar os passeios ao Código de Posturas. Além disso, implantar canteiros e lixeiras.
Segundo o empresário Guilherme Santos, de 44 anos, as obras atrairiam mais clientes e segurança para os pedestres. "Os acidentes aqui são frequentes", diz.
O alargamento da Rua Júlio Mesquita também concorre no OP Digital. A balconista Isabella Barbosa Graciano da Silva, de 26 anos, é uma testemunha diária dos constantes congestionamentos que a via enfrenta. "Até colocaram sinal para o pedestre, mas ninguém respeita", reclama. Caso vença a votação, o trecho entre as ruas Morungaba e Taboão da Serra receberá o alargamento da pista, novas baias para transporte coletivo, deslocamento de postes, adequação dos passeios e nova sinalização vertical e horizontal.
Outra candidata é a revitalização da Rua Antônio Eustáquio Piazza, entre as avenidas Bráulio Gomes Nogueira e Afonso Vaz de Melo. O trecho de poucos metros é um gargalo no Bairro Tirol. O auxiliar de produção Paulo Marcelo de Brito, de 35 anos, afirma que o sinal de pedestre no local fecha muito rápido. "Deficientes e idosos não conseguem atravessar no tempo. É perigoso", diz. A ideia da prefeitura é aumentar a capacidade da via, deslocar postes e adequar canteiros e passeios, além de construir novas baias para o transporte coletivo e uma passarela.
A última opção de votação é a construção de uma ponte ligando os bairros Jatobá IV e Santa Cecília ao Vale do Jatobá. Atualmente, a travessia é um bota-fora clandestino, com toneladas de entulhos e lixo. A dona de casa Ivanir Aguiar de Paula, de 35 anos, diz que a ponte desafogaria o trânsito do bairro, criando mais uma opção de passagem. "Além disso, acabaria com esse lixão, que traz muitos bichos para a vizinhança".
Nenhum comentário:
Postar um comentário