sábado, 28 de janeiro de 2012

Mais uma vitória: Petrobrás é cobrada a fazer limpeza de lagoa em Ibirité

Em audiência na Comissão de Minas e Energia, o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG) solicitou, ao presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, que a empresa encontre uma solução para recuperar ambientalmente a represa conhecida como Lagoa da Petrobrás, que fica em Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Leonardo Quintão sugeriu que a Petrobrás, Governo de Minas Gerais e prefeitura façam um acordo de contrapartida para limpar a represa.
"A sujeira da lagoa afeta toda a uma comunidade de mais de um milhão de pessoas. É notória a tensão entre essa população com a Petrobrás e o governo. Sugiro que vocês façam um acordo para encaminhar recursos para a limpeza dos igarapés e recuperação da lagoa. Já temos poucas opções de lazer, limpar a lagoa é um incentivo ao turismo de Minas Gerais.
Uma Estação de Tratamento de Água Fluvial (Etaf) foi instalada na represa em 2005, mas não está em funcionamento. A Lagoa da Petrobrás foi construída na década de 60 e não passa por manutenção há pelo menos seis anos, o que gerou contaminação da água. O impasse é sobre quem seria o responsável pela represa: Petrobrás ou Prefeitura de Ibirité. "O que importa é encontrar uma solução e rápida para limpar a lagoa. É caso de saúde pública e questão social termos a lagoa recuperada", salientou Leonardo Quintão.Lagoa da Petrobrás é uma represa localizada na divisa entre os municípios de Sarzedo eIbirité, em Minas Gerais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Apesar de a maior parte da represa estar no município de Ibirité, perto dos condomínios Quintas da Jangada e Quintas da Lagoa, aproximadamente um oitavo da represa está dentro dos limites de Sarzedo. É utilizada no processo industrial da REGAP (Refinaria Gabriel Passos).
Apos diversos contatos com autoridades, dentre elas o Deputado João Vitor Xavier, Vereador de Belo Horizonte Marcio Almeida e varios post colocados pelo cb flavio do SAMU em seu blog, a população de Sarzedo, Ibirité podem se considerar vitoriosos, pois após uma batalha longa equipes estão iniciando os trabalhos de limpeza e recuperação da lagoa.
Estão limpando a lagoa da Petrobras. um dos cartões postais mais bonitos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário