terça-feira, 15 de maio de 2012

CANTOR DE RAPPER É PRESO PELA PM EM BH, AO DESACATAR POLICIAIS E INSITAR POPULAÇÃO A FAZEREM GESTOS OBSENOS PARA OS PMs


Emicida é liberado após prisão em Belo Horizonte neste domingo

MÚSICO FOI PRESO POR DESACATO A AUTORIDADE APÓS SHOW NA CIDADE.
SEGUNDO POLICIAL CIVIL, FOI REGISTRADO TERMO CIRCUNSTANCIADO DE OCORRÊNCIA.

Do G1 em São Paulo
 
Emicida preso por desacato a autoridade em delegacia de Belo Horizonte (Foto: Júlia Moysés/Arquivo Pessoal)
 
Emicida (o segundo a partir da direita)
preso em delegacia de BH
Foto: Júlia Moysés/Arquivo Pessoal)
O rapper paulistano Emicida foi ouvido e liberado após ter sido preso por desacato a autoridade na noite deste domingo (13), depois de uma apresentação num festival em Belo Horizonte. Ao G1, o policial civil de plantão na 36ª Delegacia Seccional, para onde o músico havia sido levado, afirmou que foi registrado um Termo  Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

O músico foi detido às 19h30, segundo disse ao G1 Evandro Fioti, que é produtor de Emicida e estava no local. Meia hora depois, o cantor publicou em seu perfil no Twitter a seguinte mensagem: "Fui preso por desacato a autoridade após o show em BH por causa da música dedo na ferida".

Ele havia se apresentado num evento chamado Palco Hip Hop, que acontecia no bairro Barreiro e tinha entrada gratuita.  Segundo relatos de policiais civis de plantão que registraram o TCO, policiais militares disseram que o cantor, no início de seu show, afirmou "que apoiava a invasão ao terreno Eliana Silva [conjunto habitacional] no Bairro Barreiro e também pediu que o público levantasse o dedo no meio e apontasse para os policiais militares".
A assessoria de imprensa da Polícia Militar tinha dito anteriormente que Emicida fora detido, após o término da apresentação, por ter incitado o público a fazer gestos obscenos contra policiais militares do 41º Batalhão, que faziam o policiamento no evento, e contra políticos. A PM, no entanto, não soube informar se havia políticos presentes.
Ainda de acordo com a corporação, Emicida havia sido algemado e levado num carro de polícia até a 36ª Delegacia Seccional. O policial civil de plantão, contudo, afirma que o rapper chegou sem algemas ao local.
Emicida prestou depoimento e foi liberado e vai responder a processo por desacato. Segundo a Polícia Civil, que não divulga o depoimento, as penas para caso de TCO são alternativas. Após deixar a delegacia, ele ainda publicou em seu Twitter: "Obrigado comunidade hip hop de BH, rapaziada da ocupação Eliana Silva e produção do palco hip hop! Seguimos na mesma luta! #DedoNaFerida".
Cena do clipe de 'Dedo na ferida' (Foto: Reprodução)
 
Cena do clipe de 'Dedo na ferida'
(Foto: Reprodução)
Pinheirinho e Cracolândia
O single "Dedo na ferida" foi lançado por Emicida em seu blog no início de março. Com uma batida pesada, que remete à era mais politizada do rap, o músico critica a polícia e aborda as polêmicas em torno do despejo de moradores de Pinheirinho e da cracolândia de São Paulo, entre outras.
(Assista ao clipe da música.)
O rap é “dedicado às vítimas do [favela do] Moinho, Pinheirinho, Cracolândia, Rio dos Macacos, Alcântara e todas as quebradas devastadas pela ganância”, como o artista diz logo no início. Na letra, há frases fortes como "Auschwitz ou gueto? Índio ou preto?/ Mesmo jeito, extermínio".
"Dedo na ferida" foi produzida por Renan Samam, colaborador habitual do rapper, e o clipe foi dirigido por Nicolas Prado, parceiro de Emicida na produtora Laboratório Fantasma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário