quarta-feira, 16 de maio de 2012

Integração entre Corpo de Bombeiros e Samu melhora qualidade dos atendimentos no Norte de Minas, muito boa esta materia mas o que não pode acontecer esta situação de dois carros de salvamento estarem no mesmo local pois assim quem realmente estiver precisando de um carro vai fica aguardando. Isto é integração.


Um ato público realizado no último dia 15 oficializou a Cooperação Técnica entre a Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Macro Norte) e o 7° Batalhão, com sede em Montes Claros.
A solenidade de assinatura do termo de cooperação foi realizada no Portal de Eventos, em Montes Claros e contou com a participação do diretor de Assuntos Institucionais do CBMMG, Coronel Matuzail da Cruz e do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.
A integração dos serviços vai trazer inúmeros benefícios à população de Montes Claros como a melhoria da qualidade do atendimento prestado às vítimas de urgências e emergências, além de estabelecer diretrizes para regulação dos atendimentos realizados pelas instituições através da integração da Central de Regulação de Urgência (192) e doCentro de Operações de Bombeiros (193).
De acordo com o comandante do 7º Batalhão, Major Sérgio Ricardo Oliveira, as duas corporações passam a compartilhar a comunicação, sem restrições. “Com as duas centrais, 192 e 193, em contato permanente e efetivo, será possível empreender maior rapidez nas ações, integrar esforços facilitando a atuação operacional”, observa. Instalada inicialmente em Montes Claros, a iniciativa pode ser estendida para outras cidades da região desde que sejam assistidas pelo Samu e pelos Bombeiros.
Suporte
Com a oficialização da cooperação, um bombeiro permanecerá, em período integral, na Central de Regulação do Samu. O militar será responsável por manter a comunicação entre as centrais de regulação do Samu e Bombeiros através de linha de telefone exclusiva e via rádio, possibilitando comunicação imediata entre os respectivos atendentes.
Uma unidade de salvamento dos Bombeiros também permanecerá na base do Samu e uma unidade de suporte básico do Samu ficará em um ponto estabelecido pelo 7º Batalhão. Os chamados continuarão a ser recebidos via telefone 192 e 193. As ocorrências que envolvam casos clínicos, obstétricos e psiquiátricos serão atendidas preferencialmente pelo Samu e, havendo necessidade, os Bombeiros serão acionados. Já as ocorrências que demandem ações de salvamento terrestre, aquático e em altura, que envolvam produtos perigosos e aquelas que exijam ações de combate a incêndio serão atendidas prioritariamente pelos Bombeiros.
Cooperação
O 7º Batalhão possui uma área de abrangência de aproximadamente 150.000 mil km², com população de cerca de 2,1 milhões de habitantes atendidos em 119 municípios.
Já o Samu Macro Norte integra 86 municípios do Norte de Minas assistindo a uma população de cerca de 1.6 milhão de habitantes, com 36 bases descentralizadas e regulação central na base operacional, em Montes Claros. O serviço recebe, em média, 300 ligações por dia e organiza o fluxo de pacientes através de grade de referência pactuada.
 Bombeiros e Samu
Integração Bombeiros e SAMU
Foto: Assessoria de Comunicação do 7º BBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário