quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Idosa morre em Campo Belo após ter glicerina aplicada na veia


A Polícia Civil da cidade já abriu um inquérito para investigar o caso. O delegado espera o resultado da necrópsia para ouvir as testemunhas

Publicação: 26/09/2012 15:55 Atualização: 26/09/2012 18:06
Uma mulher de 80 anos morreu na Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paula de Campo Belo, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, vítima do erro de uma técnica de enfermagem, que aplicou glicerina na veia da paciente. Vicentina Martins Leal deu entrada no pronto-atendimento da cidade dia 15 de setembro, com problemas intestinais, e foi transferida para a Santa Casa no dia seguinte. A Polícia Civil da cidade já abriu um inquérito para investigar o caso.

De acordo com o filho da vítima, o publicitário Itamar dos Reis Leal, a mãe ficou sob cuidados médicos na enfermaria, acompanhada de outro filho. No dia 20 de setembro, por volta de 11h, o acompanhante notou que havia sido incluído um frasco diferente no lugar do soro aplicado em Vicentina. O filho pensou que fosse uma vitamina, porque a mãe estava muito debilitada. 

Por volta das 14h30, Itamar foi chamado ao hospital pelo irmão, após receber a informação de que a mãe havia sido transferida em caráter de urgência para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ao chegar à Santa Casa, o publicitário ficou surpreso com a grande movimentação de enfermeiros, médicos e diretores do hospital no quarto onde estava a mãe. “Fui procurado pelo médico da UTI informando que minha mãe teve parada cardiorrespiratória e que estavam tentando reverter o quadro. Pediram para eu ficar no local para falar de um assunto comigo”.


Segundo Itamar, por volta de 16h30, a equipe saiu do quarto e informou que Vicentina havia morrido. “Pedi para ver o corpo, ela estava entubada na maca e me despedi. Nesse momento, o médico informou que a minha mãe havia morrido pelo erro de uma técnica de enfermagem, que havia administrado um medicamento indevido. Ele disse ainda que a funcionária estava afastada e iriam investigar o caso”, conta o publicitário.

Dois dias após a morte, a família procurou a delegacia local e registrou um boletim de ocorrência. De acordo com Itamar, na última segunda-feira, o hospital repassou todos os documentos sobre o caso, com relatório de prontuário, onde está descrito o procedimento da técnica de enfermagem. 

Segundo o filho, a solução de glicerina a 12% administrada na veia deveria ter sido aplicada por uma sonda retal para ajudar no procedimento de lavagem intestinal. A coordenadora de enfermagem da Santa Casa, Lúcia Helena Rosa Santos, confirmou o erro da funcionária e disse que ela foi afastada imediatamente. Segundo Lúcia Helena, a profissional tem cerca de dois anos de experiência e nunca teve problemas. Conforme a coordenadora, não foram omitidas informações para a família, que recebeu todos os dados no prontuário. “Infelizmente o medicamento foi junto com o soro. Esse caso deixou todo mundo muito triste aqui”, relata. 
Um inquérito policial foi aberto para investigar o caso. O delegado Edson de Senna aguarda o resultado da necropsia e já solicitou todo o prontuário do atendimento do hospital. Após a chegada dos documentos, as testemunhas serão convocadas para prestar depoimento.

em.com.br tentou contato com o diretor do hospital, mas foi informado que ele estava viajando e não poderia conversar sobre o assunto nesta quarta-feira. 

Erros em hospitais
“Foi um erro grosseiro, aí você vê o despreparo do pessoal de enfermagem. Quero questionar como esses profissionais estão saindo das escolas”, desabafa Itamar. A família ainda não decidiu se vai entrar na Justiça contra o hospital.  A indignação do filho de Vicentina se junta ao de outras famílias. Minas Gerais registrou neste ano casos graves de erros em hospital. Em abril, o menino Alan Breno, de 2 anos, ingeriu ácido em vez de sedativo e o bebê Davi Emanuel de Souza Lopes, de 4 meses, recebeu alimentação à base de leite na veia. Os dois casos aconteceram em Belo Horizonte. 

Dados do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren/MG) mostram que as denúncias de má conduta de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem estão aumentando. Em 2010, foram 127 denúncias, contra 153 do ano passado, um aumento de 20,4%. O Coren ainda está levantando os dados de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário