quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PSDB aciona o MPE para investigar frota de Brasília em Neves


PSDB pede ao Ministério Público que investigue suspeita de uso de carros oficiais do Distrito Federal na campanha do PT, que nega irrregularidade

Publicação: 20/09/2012 06:00 Atualização: 20/09/2012 06:51
O PSDB de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acionou o Ministério Público Eleitoral (MPE) com pedido de investigação sobre a frota de veículos utilizada pela campanha da candidata do PT à prefeitura da cidade, Daniela Correa. A denúncia é de que os carros estariam sob a responsabilidade do governo do Distrito Federal, administrado pelo PT. “Fizemos o que deveria ser feito: acionar o MP para que as investigações sejam feitas e que, caso se confirmem, se proceda a punição de quem tem envolvimento com a irregularidade”, justificou ontem o presidente municipal do PSDB, Joel Lucas. Disputa a prefeitura pelos tucanos a ex-deputada estadual Gláucia Brandão.

Lucas afirma que a suspeita de que os carros tenham sido alugados pelo governo do Distrito Federal partiu de investigação feita por militantes do partido em publicações do Diário Oficial da União (DOU), a partir das placas dos automóveis. Os veículos enviados a Neves estariam reservados ao serviço de limpeza urbana, à Secretaria de Educação e à agência de fiscalização do DF.

Ao todo, dez veículos estariam sendo utilizados irregularmente pela candidatura rival, segundo acredita o presidente do PSDB. Entre as placas de Brasília citadas por Joel Lucas estão JIB 5870, JHU 3940 e JIR 0763, todos modelo Volkswagen Gol.

Doação A candidata Daniela Correa garantiu que os automóveis foram emprestados por  doação pelo deputado federal Luís Tibé (PTdoB), aliado do PT na cidade.

Ribeirão das Neves é o décimo município de Minas Gerais em número de eleitores, com 157.518 moradores aptos a votar em 7 de outubro. À frente da cidade estão Belo Horizonte, com 1.772.227 eleitores, Contagem (403.661), Uberlândia (396.682), Juiz de Fora (368.011), Betim (227.323), Montes Claros (225.387), Uberaba (203.451), Governador Valadares (185.641) e Ipatinga, com 167.900.

Neves é administrada por Walace Ventura (PSB), que exerce o segundo mandato. Além de Daniela Correa e Gláucia Brandão, também concorrem à prefeitura Marcos Antonio da Silva (PRB), Maria Helena dos Santos (PPL) e Ronaldo Ferreira Sena (PSOL).
[FOTO2]
Indignação 
Estudantes de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiram fazer um protesto contra a poluição visual dos cavaletes de candidatos a vereador da capital. Todos os que estavam na Praça Tiradentes, Região Centro-Sul da capital, foram colocados ontem fechados no chão, com o cuidado de que não fossem danificados.

E mais...
Doações

A fim de dar orientações sobre a declaração voluntária dos valores repassados aos candidatos, o Tribunal Regional Eleitoral 
(TRE-MG) reúne hoje os representantes dos principais segmentos econômicos responsáveis pelas doações a campanhas eleitorais. O link está disponível no site do tribunal (www.tre-mg.jus.br) em contas eleitorais. Pessoas físicas ou empresários que fizeram doações devem clicar na página em informações voluntárias. 
O TRE convidou para a reunião representantes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Indústria da Construção Pesada (Sicepot) e das agências de publicidade e ainda de partidos e da sociedade civil. 

MESáRIOS 
Mais de mil mesários em Minas estão recebendo, via web, as instruções sobre como atuar no dia da eleição. A internet está sendo utilizada por algumas zonas eleitorais do interior como alternativa para quem não pode comparecer ao treinamento presencial ou mesmo para aqueles que não foram chamados para esse treinamento. No caso de Belo Horizonte, onde a presença foi obrigatória para todos os mesários, a web serve de complementação ao que foi apresentado pessoalmente pelos chefes de cartório.

Abobrinha

A Justiça Eleitoral deu prazo de 15 dias para que o prefeito de Machado, no Sul de Minas, candidato à reeleição, repinte com as cores originais as praças e avenidas da cidade que foram pintadas pela administração de vermelho e laranja. A Justiça considerou ilegal a utilização da cor do PT (vermelho) e da que remete ao apelido do candidato. O prefeito é conhecido popularmente como Roberto Abobrinha, nome usado também nas urnas. A decisão inicial dava prazo de 72 horas para a recuperação. Os advogados do candidato recorreram e conseguiram ampliar o prazo para 15 dias. 

Bom Despacho
Será realizado hoje, a partir das 20h, o primeiro debate entre os cinco candidatos à Prefeitura de Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas. O evento, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será realizado no Ssesc/Laces, no Bairro Vilaça, com público máximo de 500 pessoas. Participam Bertolino da Costa Neto (PMDB), Fernando José Cabral (PPS), Joice Quirino (PV), José Antônio Cançado (PR) e Vital Guimarães (PSDB). (Simone Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário