quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Tragédia na avenida Nossa Senhora do Carmo foi gravada em vídeo


Câmera da BHTrans revela que Land Rover passou pelo sinal verde em alta velocidade e só parou depois de atingir o carro de Fábio Fraiha. Ontem, acusado pagou fiança e foi liberado

Publicação: 20/09/2012 06:00 Atualização: 20/09/2012 06:50
Michael Donizete teve sua fiança fixada nessa quarta-feira pela Justiça. Segundo o juiz,  liberdade do acusado não traz nenhum risco para a sociedade (Maria Tereza Correia/EM/D.A Press - 16/9/12)
Michael Donizete teve sua fiança fixada nessa quarta-feira pela Justiça. Segundo o juiz, liberdade do acusado não traz nenhum risco para a sociedade


Imagens de uma câmera de vigilância de trânsito da BHTrans, em poder da Polícia Civil desde segunda-feira, vão esclarecer as circunstâncias do acidente que matou o estudante de administração Fábio Pimentel Fraiha, de 20 anos, na madrugada de domingo. A polícia confirmou a existência do vídeo mas disse que só vai se pronunciar depois da conclusão do inquérito. Entretanto, fontes ligadas à investigação revelaram ao Estado de Minas que as cenas, com pouco mais de um minuto de duração, mostram detalhes do choque entre o Ford Focus dirigido por Fábio e o Land Rover conduzido pelo estudante de odontologia Michael Donizete Lourenço, de 22, que causou a morte imediata da vítima.
Segundo o relato de quem teve acesso ao vídeo, as imagens mostram que Michael Donizete dirigia em alta velocidade, seguido de um carro que estava bem próximo do Land Rover. O sinal estava aberto para os dois, mas a velocidade de ambos estava bem acima do limite na Avenida Nossa do Carmo, de 60km por hora. O motorista desse carro, ainda não identificado, está sendo procurado pela polícia, pois há a suspeita de que ele e Michael Donizete participavam de um “racha”.

De acordo com o que foi revelado ao EM, o vídeo mostra Fábio Fraiha, por volta das 4h, saindo da Rua Rodrigues Seabra, no Bairro Sion, que dá acesso ao Trevo do Belvedere, na Região Centro-Sul, cruzando a avenida e sendo atingido em cheio pelo carro de Michael. O motorista do carro que seguia atrás do Land Rover escapou do acidente e foi embora. O sinal da Nossa Senhora do Carmo só fechou alguns segundos depois da colisão, o que pode caracterizar avanço de semáforo por parte do Focus.

LiberdadeNessa quarta-feira, o juiz do 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte, Guilherme Queiroz Lacerda, arbitrou fiança no valor correspondente a 70 salários mínimos (R$ 43.540) para que Michael Donizete fosse libertado. A fiança foi paga  à tarde, o alvará de soltura foi emitido pelo Tribunal de Justiça e a libertação ocorreu às 20h20. Ele saiu de cabeça raspada, sem falar com a imprensa, acompanhado da assistente do advogado Jairo Jordano Catão Júnior, que afirmou que o acusado só falará depois da conclusão das investigações.. Ele estava preso no Ceresp São Cristóvão e ontem havia sido transferido para o Ceresp Gameleira.

Em sua decisão, o juiz esclarece que não há indícios de que a liberdade de Michael “venha a representar qualquer risco para a coletividade”. O magistrado substituiu a prisão por medidas cautelares. O acusado deverá comparecer a juízo a cada bimestre. A habilitação para dirigir foi suspensa e o documento deverá ser entregue ao Detran-MG. O estudante foi indiciado por homicídio com dolo eventual, quando o autor, mesmo sem querer o resultado, assume o risco de matar.

A família de Fábio Fraiha protestou contra a libertação de Michael, pois acredita que ele é o culpado pelo acidente e teme que esse seja mais um caso de impunidade no trânsito. O pai da vítima, o empresário do ramo de veículos Júlio César Fraiha, de 49, que é formado em direito, decidiu contratar um assistente de acusação para acompanhar o caso. “Lamento profundamente essa decisão judicial. Ela deve ser cumprida, mas cabe recurso. Não vou concordar com a liberdade de quem assassinou um ente querido meu. Vou tentar buscar, dentro dos preceitos da lei, que a justiça seja feita e que ele permaneça preso”, disse Júlio Cesar.

Dolo caractericadoPara ele, o dolo eventual está caracterizado. “Mas sempre há impunidade. Até quando este país vai conviver com situações como essa e nada será feito? Sou mais uma vítima, um pai com dor indescritível que vai tentar buscar Justiça. A liberdade para esse condutor que assassinou meu filho representa mais um sinal de impunidade”, lamenta o pai, que se diz tomado por uma série de sentimentos. “Momentos de dor profunda e, ao mesmo tempo, de anseio de justiça. Vou tentar realizar pelo meu filho o que estiver ao meu alcance ”, disse.

Um comentário:

  1. Pega uma .40, descobre o endereço do boy e pronto. Justiça feita.

    ResponderExcluir