quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vereador eleito em BH vai para estrada pagar promessa à Nossa Senhora Aparecida


Terceiro mais bem votado nas eleições, Bim da Ambulância parte a pé em direção a Aparecida, para agradecer a vitória e pedir bênçãos

Publicação: 17/10/2012 06:00 Atualização: 17/10/2012 08:05
Já na estrada, com o apoio voluntário dos amigos Carlinhos e Marcos, ele cumprimenta motoristas (Paulo Filgueiras/EM/D.a press)
Já na estrada, com o apoio voluntário dos amigos Carlinhos e Marcos, ele cumprimenta motoristas

Nem bem foi eleito, o estreante na Câmara Municipal de Belo Horizonte Bim da Ambulância (PTN) já começou a pagar promessa. Não de campanha, mas para Nossa Senhora Aparecida, de quem é devoto. Para cumprir o compromisso assumido com a santa, às 5h30 dessa terça-feira ele partiu a pé, do seu comitê de campanha, em Venda Nova, em direção a Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. Serão 530 quilômetros, numa caminhada que deve durar 10 dias. “Venci sem apadrinhamento político forte e vou agradecer por isso, além de pedir bênçãos para que eu desenvolva um bom trabalho e mereça os mesmos votos daqui a quatro anos”, disse.

Um banquete aos amigos e familiares, com direito a fogos de artifício, e uma breve oração diante do pequeno altar com imagens de Nossa Senhora Aparecida marcaram a partida. Acompanham o vereador eleito dois amigos que trabalharam na sua campanha, Marcos Antônio Mendonça e Carlos Eduardo. A ambulância, usada durante a campanha para angariar votos vai dar apoio aos romeiros. O dono dela, no entanto, não poderá pegar carona, missão que não será fácil. Principalmente porque Bim, de 29 anos, não se preparou para a caminhada nem mesmo se lembra da última vez que fez um exercício físico: “A gente brinca que trabalho de porta em porta durante a campanha eleitoral é que deu a dinâmica da resistência e do preparo físico”. 

A primeira parada dos romeiros foi em um posto de gasolina no Anel Rodoviário no Bairro Jardim Alvorada, às 7h30. Enquanto a ambulância era abastecida, Bim e seus companheiros tiraram as primeiras barrinhas de cereal, frutas e água do bagageiro. “Não tomei café da manhã”, contou o político. Já com o sol quente, ele também teve de se proteger com filtro solar. 

O especialista em fisiologia do exercício Paulo Henrique Santos alerta: o ideal, em uma caminhada como essa, é que sejam ingeridas água de 20 em 20 minutos e bebida isotônica, para repor o carboidrato, de 40 em  40 minutos. Segundo o especialista, por não ser atleta, Bim pode ter desitratação mais fácil. Durante o trajeto ele pode ter também fadiga muscular, cãibras e dores musculares por falta de preparo físico. “São recomendadas pausas a cada três horas de caminhada para pessoas não treinadas”, ressaltou. Bim chegou no início da noite a Igarapé, onde passaria a noite para retomar a caminhada na madrugada de hoje.

Ordem suprema
Ainda no comitê de campanha, em Venda Nova, uma breve oração diante das imagens da santa de devoção (Paulo Filgueiras/EM/D.a press)
Ainda no comitê de campanha, em Venda Nova, uma breve oração diante das imagens da santa de devoção
A ideia inicial do político era ir e voltar a pé. Bim conta, no entanto, que durante visita a Dom Walmor Oliveira, na segunda-feira, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte o dispensou de retornar caminhando. “Ele falou que seria ir no sacrifício e permanecer no sacrifício . Ele teve uma visão junto com o padre Carlos de a gente não permanecer no sacrifício e sim no amor de Cristo. E, como fiel, escutei e vou cumprir essa ordem suprema”, ressaltou Bim, que recebeu a benção de padre Carlos antes de partir. Diante da ordem, ele contou que vai voltar de ambulância. 

Além da proteção de Nossa Senhora Aparecida, o vereador eleito acredita que foi com os serviços de ambulância gratuitos para a população carente, iniciados há cerca de quatro anos, que ele conseguiu o terceiro lugar no ranking dos mais votados para a Câmara, com 10.102 votos. 

Para sustentar o trabalho voluntário, o vereador novato presta também serviços para particulares. Em 2008 ele disputou com o nome de Bim Som, referência ao trabalho de sonorização de festas e eventos que fazia. Teve apenas 871 votos. “O principal é a seriedade do projeto, a forma como conduzimos todo o processo pré-eleitoral, porque a campanha em si não é o momento do político fazer campanha pessoal e sim de divulgar o trabalho e o número nas urnas. E o que faz a vitória é a fé e acreditar em si mesmo”, observou.(Colaborou Sara Lira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário