Maurício de Souza
Pedaços de carne com veneno (à direita ) foram encontrados  na rua Curitibanos, carta alerta morador
Pedaços de carne com veneno (à direita ) foram encontrados na rua Curitibanos, carta alerta morador
Moradores da rua Curitibanos, no Jardim América, zona Oeste de Belo Horizonte, estão preocupados com ataques contra cães domésticos. Entre a última sexta-feira e a última quinta, 12 animais foram envenenados depois que uma pessoa, ainda não identificada, jogou carne com chumbinho para os cachorros.

As famílias, que pediram anonimato, estão unidas para evitar novas mortes e cobram a descoberta do responsável.

O modo de agir do matador é simples. Ele pega bifes de boi, passa chumbinho, dobra ao meio e costura. Pedaços de carne foram encontrados nas ruas e uma criança de 7 anos chegou a pegar um para mostrar à mãe.

“Imagine se esse menino tivesse levado a mão à boca”, diz um dos moradores. “É o fim do mundo. Ainda bem que minha cadela só come ração e não pegou a carne que jogaram para ela”.

Um dos cães mortos era labrador. Um animal da raça chega a custar mais de R$ 1 mil. Mas os donos garantem que o valor de cada um é o que menos interessa. “São nossos companheiros, ficam felizes quando chegamos em casa. Pulam, brincam. Vai ser difícil ficar sem o meu”, afirma uma mulher.

RECADO

Após a matança, os moradores espalharam cartazes orientando quem tem cães em casa a redobrar a atenção. A carne envenenada foi arremessada por cima do muro dos imóveis. “O jeito foi colocar meus animais na parte de trás (da casa). Na frente, só se eu estiver com eles”, conta uma das pessoas que vivem na rua.

Os vizinhos têm alguns suspeitos, mas não fazem denúncias devido à falta de provas. “Já recebi duas cartas anônimas. Em uma delas, a pessoa disse que se meus bichinhos não parassem de latir, iria tomar medidas cabíveis”, diz uma moradora.

Os donos dos cães planejam registrar ocorrência na polícia mas na 2ª Delegacia Sul ninguém havia pedido ajuda até a última quinta, segundo agentes.