sexta-feira, 5 de abril de 2013

MG já registra o dobro de mortes de 2012 Neste ano, 37 já perderam a vida com a doença, contra 18 no ano passado; Estado vai contratar mil agentes para combate



Publicado no Super Notícia em 05/04/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
TÂMARA TEIXEIRA

FOTO: JOÃO MIRANDA - 27.3.13
Estado contrata mil agentes para conter doença; 80% dos focos estão em casas
A epidemia de dengue em Minas Gerais já matou, nos três primeiros meses de 2013, mais que o dobro de pessoas do que em todo o ano passado. Até a última quarta-feira, foram 37 mortes, contra 18 de 2012. Com a promessa de contornar a situação, o governador Antonio Anastasia anunciou a contratação, nos próximos dias, de mil agentes epidemiológicos para atuar nas cidades que registram maior número de casos. Eles se somarão aos outros mil já com contratação anunciada. Para especialistas, a medida não é suficiente.

"Esses agentes se somam aos municipais. É um número expressivo. Eles permanecerão por dois ou três meses depois de abril para conscientização (da população). É difícil dizer que eles vão eliminar a epidemia, mas vão ajudar na redução", afirmou o governador. Em todo o Estado, já foram confirmados 43.119 casos, contra 22.105 de 2012.

Prioridade
Na opinião do vice-presidente da Associação Mineira de Infectologia, Marcelo Simão Ferreira, a medida é importante, mas a principal necessidade é ampliar a capacidade de atendimento nos hospitais para socorrer as pessoas que já estão doentes.

"O combate tem que ser permanente e não só nos picos. Essas medidas deveriam ter sido tomadas antes. O foco deveria ser nas unidades de saúde", disse.

O governador afirmou ainda que pediu que a Defesa Civil Estadual atue auxiliando na comunicação das prefeituras do interior no momento em que elas decretarem situação de emergência.

"Os agentes ajudam, mas, a essa altura, investir no atendimento rápido à população é o melhor. E temos sempre que insistir na conscientização da população", disse o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Marcos Cyrillo. Segundo ele, no fim do mês, quando a temperatura começar a cair e as chuvas derem uma trégua, os índices da dengue devem começar a cair.

Em um ponto, no entanto, especialistas e governo concordam: que a população pode contribuir mais para conter o avanço da doença.

Legislação

As residências concentram 80% dos focos do mosquito, segundo dados do governo do Estado. O governador informou que ainda não há data para sanção da Lei nº 19.482, que prevê punição para os moradores que mantiverem criadouros do mosquito Aedes aegypti em casa.

Os donos dos imóveis podem ser punidos com multas, interdição do imóvel e até cassação da autorização do funcionamento, em caso de imóveis comerciais. "As pessoas se acomodaram. Há um certo descompromisso", apontou o subsecretário de Vigilância e Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Carlos Alberto Pereira.
Poucos agentes
Os mil trabalhadores que deverão ser contratados para ajudar no combate à epidemia de dengue serão enviados a 276 das 853 cidades de Minas, ou seja, uma média de sete agentes epidemiológicos para cada dois municípios em situação crítica.

Uberaba, no Triângulo Mineiro, por exemplo, tem cerca de 300 mil habitantes e vive a situação mais difícil. Só neste ano, dez moradores já morreram em função da doença, e 146 casos foram notificados só na última semana.

Para o subsecretário de Vigilância e Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Carlos Alberto Pereira, o número de agentes anunciados é suficiente. "Está em tempo. Trabalhamos desde outubro", afirmou. (TT

Nenhum comentário:

Postar um comentário