sexta-feira, 28 de junho de 2013

Policiais de Alagoas aderem as manifestações de hoje em favor da aprovação da PEC 300.

AL – Sem orientação sobre uso de arma, policiais militares e civis vão a protesto

Policiais civis, militares e bombeiros se juntam aos manisfestantes em protesto pela PEC 300Policiais civis, militares e bombeiros se juntam aos manisfestantes em protesto pela PEC 300

Policiais civis, militares e bombeiros anunciaram por meio do sindicato e associação das categorias que irão se juntar aos manifestantes do protesto marcado para a tarde desta quinta-feira (27), às 15h, na Praça Centenário. O ato é organizado pela Frente pelo Passe Livre em Maceió.
As lideranças dos policiais civis e militares afirmam que querem reivindicar as pautas do movimento e fazer uma mobilização pela PEC 300, que prevê a implementação de um piso salarial nacional. Em relação ao uso de arma, comum pelas categorias, o sindicato reconhece que não fez qualquer tipo de orientação aos policiais que querem participar da manifestação desta tarde e que ir armado ou não ficará a critério de cada um.
Na noite desta quarta-feira (26), um incidente envolvendo um policial civil gerou tumulto durante protesto na Tomaz Espíndola. O acusado teria tentado furar bloqueio e acabou puxando uma arma e ameaçando os manifestantes. Na semana passada, um funcionário municipal baleou um estudante durante o ato.
Para uma das organizadoras do protesto, Laís Cavalcante, não há como impedir a adesão dos policiais, mas se eles forem como trabalhadores reivindicando melhorias salarais “serão muito bem vindos”.
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) e Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (ASPRA-AL) convocaram a classe para pressionar a aprovação da emenda pelo Congresso. “Houve uma dormência na discussão pela aprovação da PEC 300, a maioria da base aliada da presidenta mantém a posição de que não deve ser aprovada, em segundo turno, por não saber de onde virá o Fundo de Investimento. Precisamos aproveitar o momento para retomar a mobilização”, afirmou o presidente da ASPRA-AL, Wagner Simas.
O presidente do Sindpol, Josimar Melo, ressaltou a importância dos protestos e da participação dos movimentos sociais. “A luta é da classe trabalhadora e dos estudantes. Os protestos são legítimos  e mostram que a população luta por um país mais justo”, defendeu.
Nessa quarta-feira (26), a ASPRA-AL se juntou aos aprovados no último concurso da Polícia Militar em protesto em frente ao Palácio dos Martírios. Eles pediam celeridade na convocação. Em reunião com o Governador, os manifestantes foram informados que os aprovados serão chamados para a próxima etapa no início de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário