quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CAMUFLADO( BHTrans usa radar escondido atrás de poste)


Aparelho foi colocado em local que não permite visibilidade
Publicado no Super Notícia em 10/11/2011Avalie esta notícia »


Dobló, posto do radar estático, estava no outro lado da avenida
FOTO: SAMUEL AGUIAR
  


Aparelho foi flagrado anteontem pela reportagem do Super na avenida Catalão
O motorista que passar desatento pelas vias da capital com a velocidade acima do permitido corre o risco de ser pego de surpresa. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) está utilizando radares escondidos atrás de postes. A cena foi flagrada pela reportagem do Super Notícia, na manhã de anteontem, na avenida Presidente Carlos Luz (Catalão), na altura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na região Noroeste. No local, por onde passam 45 mil veículos todos os dias, um aparelho móvel foi colocado em cima de um tripé bem atrás de um poste, no sentido centro/bairro. Do outro lado da avenida, estava estacionado um veículo Dobló, usado pela BHTrans como posto de instalação do equipamento, chamado de radar estático.

Os 6,5 km de extensão da Catalão já são fiscalizados por três radares fixos que limitam em 60 km/h a velocidade máxima no local.


Ao perceber a presença do repórter fotográfico do Super, um técnico terceirizado demonstrou preocupação. Apesar do flagrante, a BHTrans negou que o radar estava escondido. Em nota, a empresa informou que as vias fiscalizadas por radar possuem "sinalização completa (placas informando sobre a fiscalização eletrônica e a velocidade máxima). Pela norma, o radar estático pode ser operado distante do veículo de apoio. No entanto, conforme a Resolução 214 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é necessário garantir "a ampla visibilidade do equipamento".

A obrigatoriedade de sinalização também é citada na norma. Conforme o artigo 5º, deveria haver, sim, uma placa a no máximo 300 metros do local de instalação do radar. 

Sinalização
A avenida Catalão possui placas de sinalização instaladas em sua extensão, mas, no sentido onde o tripé foi colocado, não havia nenhum alerta. A BHTrans informou que a empresa que opera cumpre todas normas previstas no contrato.

Dobló, posto do radar estático, estava no outro lado da avenida
Recurso é recomendado
Quem for multado por qualquer radar que estiver escondido deve entrar com recurso. A avaliação é do advogado especializado em trânsito Fábio Soito. "O cidadão deve buscar seus direitos", disse.

Por outro lado, o especialista em transportes Silvestre de Andrade não vê problemas no uso do radar "camuflado". "A velocidade máxima em área urbana é de 60 km/h e todo mundo deve respeitar. Há no Brasil uma cultura do descumprimento da norma legal", criticou o especialista. (RRo)

Um comentário:

  1. a bhtrans foi criada unica e exclusivamente para aumentar a arrecadação do municipio, com a alegação de que deve-se punir as infrações de transito.
    concordo que quem ultrapaça os limites de velocidade devem pagar pelo erro, mas que seja adotada outras medidas, pelo menos educativas, e não simplesmente visando aumentar arrecadação.
    na verdade não sabemos pra onde vai esse dinheiro, pois as vias estão em pessimas condições, sinalizações precárias, todo esse movimento deve estar gerando grandes churrascos e festas no geral pra muita gente.

    ResponderExcluir