sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

veja a reportagem do Eduardo Costa metendo o pau na PM?


EDUARDO COSTA - Os mais de 40 mil homens e mulheres da Polícia Militar de Minas têm motivos para encerrar 2011com o sentimento da realização. Ainda que isso irrite a alguns, a Corporação continua sendo a que tem maior apreço por parte da população, maior capilaridade num Estado de 853 municípios e, se a violência é um desassossego entre nós, a culpa não é da milícia de Tiradentes, que está nas ruas, prende, adverte, faz ocorrência, faz parto na ambulância, mata cão bravo, separa briga de marido e mulher e se mete em um sem número de outras coisas que não deveriam ser sua prioridade. No campo institucional, a PM melhorou o nível futuro de sua tropa, passando a exigir diploma de curso superior para soldados e graduação em Direito para os que querem se tornar oficiais (e note-se que em recente vestibular a Academia recebeu mais de 50 interessados por vaga). No campo prático, a Polícia Militar conseguiu um avanço salarial considerável e seguro, pois o salário de um soldado já passa de R$ 2.300,00 com garantia legal de chegar, em quatro anos, a R$ 4.500,00. Então, que venham os fogos de artifício e vamos comemorar? Não. Infelizmente, como é grande demais e recruta seus integrantes no mundo real, a PM sofre com algumas cabeças doentias... E nos últimos meses vários de seus membros participaram de crimes estarrecedores. Ainda sob o impacto daquela dupla que atuou na “gangue da degola”, ano passado, vimos 2011 marcado por uma lambança de PMs no aglomerado da Serra. Mataram, fria e cruelmente, duas pessoas e depois ficaram melindrados, achando que a imprensa pegou pesado... Mais recentemente, alguns assassinatos inacreditáveis: dois soldados mataram a sangue frio uma mulher na Avenida Nossa Senhora do Carmo e a outra escapou fingindo-se morta; uma guarnição inteira do 16º Batalhão espancou e executou um homem no Humaitá e agora, para fechar o ano, uma ocorrência de arrepiar no Bairro Lindéia... Pelo que se tem notícia a briga de um soldado com um cidadão foi o motivo para ele chamar os amigos, invadir a casa do desafeto e executá-lo sem sequer pensar no bebê de oito meses que estava ao lado. Só não choramos pela PM porque a Corporação tem se mostrado rigorosa com os que se comportam como bandidos... Para os assassinos, no lugar da farda, a cadeia!

Um comentário:

  1. Bem Senhoras e Senhores,

    Acredito que muitas coisas ditas pelo Repórter Eduardo Costa sejam a mais pura realidade de uma Policia que conquistou seu espaço, sendo considerada a melhor policia do Brasil, onde os resultados são positivos em sua maioria, mas, infelizmente algum integrante não corresponde com esse objetivo principal, o de FAZER POLICIA E SER UM BOM POLICIAL.
    Usam da farda como um ESCUDO e são tirados como SUPER HERÓIS, pois fardados são heróis e sem a farda são falsários, mais precisamente "CORSÁRIOS", que no sentido figurado "Homem duro, cruel, movido só pelo interesse ou pela ambição"...
    Sou parte integrante dessa Gloriosa Milícia de Tiradentes e durante 30(trinta) anos, assim dizendo, vivi a PM e tem orgulho de pertencê-la. Mas o que vimos é que a formação acadêmica por mais que seja séria, efetiva, brilhante, ainda é bastante falha. Formei em 06(seis) meses Soldado e tive uma formação impar de bons princípios e cada Unidade conhecia seus soldados por estarem com eles diuturnamente. Essa convivência mostrava o ir e vir de cada um daqueles novos soldados, suas posturas, compostura. Hoje, é mais difícil e complicada, uma unidade escola com 600(seiscentos) alunos com diversos perfis e pouca vigilância, onde se aprende a ser POLICIAL de verdade, mas ao final, ele não esta nem ai para o resultado. É desanimador.
    Entrei em uma época que o AI5 ainda existia e tudo que se fazia era CONTRAVENÇÃO ou SUBVERSÃO. Hoje é anarquia pura e simples, os jovens soldados não querem respeitar para serem respeitados, ignoram a sabedoria e a experiência dos mais antigos e automaticamente se lançam como os verdadeiros heróis da resistência.
    É lamentável ouvir isso de um crítico da comunicação visual, televisada e falada, mas ele esta correto, coberto de razão, somos os melhores do país, mas, poderíamos ser excelentes quando na seleção fosse mais rígida e a formação mais séria.
    Sgt Oliveira - Contagem MG.

    ResponderExcluir