quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Artistas reagem a vandalismo em campanha de Lacerda Délio Malheiros, candidato a vice de Lacerda, participou de desagravo feito por autores de pinturas que sofreram pichação em muro na Savassi



Publicação: 02/08/2012 06:00 Atualização: 02/08/2012 06:49
Délio Malheiros defendeu uma campanha limpa e sem agressões (Cristina Horta/EM/D.A Press %u2013 25/07/12)
Délio Malheiros defendeu uma campanha limpa e sem agressões
O candidato a vice-prefeito na chapa de Marcio Lacerda (PSB), o deputado estadual Délio Malheiros (PV), participou de um ato na Região da Savassi para recuperar pinturas feitas por artistas da capital com a propaganda de campanha para reeleição do prefeito. Na noite de anteontem, a obra do artista Fernando Pacheco – feita em um muro na esquina da Rua Tomé de Sousa com a Avenida Cristóvão Colombo – sofreu uma pichação com imagens e palavras ofensivas, classificada por Délio como “agressão à cidade, à classe dos artistas e à democracia”. O deputado, que empunhou uma caneta e participou da ação, frisou que defende “uma campanha limpa, que respeite a democracia e o eleitor”. Lacerda não pediu votos ontem.

Para Délio, o vandalismo foi feito sem justificativas e por pessoas que tinham conhecimento do que estavam fazendo. “Não foram puros rabiscos ou obra de alguém que não conhece uma obra de arte. Essas pessoas sabiam o que é isso e quiseram fazer uma agressão na calada da noite”, acusou. O candidato ressaltou que os artistas que tiveram obras danificadas deram uma demonstração de desprendimento e de vontade de recuperá-las e fazer outras. “Estamos aqui em um ato de desagravo e respeito à cidade”, afirmou.

O artista plástico Fernando Pacheco argumentou que a intervenção em sua pintura foi um ato de vandalismo, ressaltando que não se tratou de um grafite, já que esse tipo de arte é feito em paredes autorizadas e é autoral, diferente da pichação anônima que sobrepôs sua obra. “O que me deixa mais triste é que no bojo desse ato, ficou clara a má postura das pessoas que dirigiram essa ação diante de um embate político. É uma demonstração de que a sociedade brasileira ainda precisa amadurecer”, desabafou. Também participaram do ato os grafiteiros Marcelo Blade e Blade Júnior que modificaram a pichação. 

As pinturas em apoio à candidatura de Lacerda foram feitas em 21 de julho por artistas como Léo Piló, Marco Túlio Rezende, Victor Dzenk, Renato Loureiro, e vários grafiteiros, em muros espalhados pela cidade. 

Campanha limpa 

A coligação que apoia a reeleição do prefeito divulgou ontem uma carta com orientações para uma disputa eleitoral sem sujeira, orientando os candidatos e voluntários que estão participando das atividades públicas. O documento ressalta regras da Justiça Eleitoral e convida todos a fazer uma “campanha limpa, propositiva e correta, adotando uma postura cidadã”. Hoje Lacerda não tem compromissos públicos e deve se preparar para participar do primeiro debate televisivo da disputa municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário