quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Patrus recebe manifesto jovem Candidato defende apoio a eventos culturais nos espaços públicos da capital


Publicação: 02/08/2012 06:00 Atualização: 02/08/2012 06:49


Patrus Ananias prometeu criar centro de referência da juventude (Jair Amaral/EM/D.A Pres)
Patrus Ananias prometeu criar centro de referência da juventude
O candidato Patrus Ananias (PT) defendeu nessa quarta-feira, em campanha na Praça Sete, a instalação de um centro de referência da juventude em Belo Horizonte, integrado aos centros culturais, como forma de ampliar a oferta e o acesso às atividades que transformem espaços públicos em locais de convergência. Patrus recebeu o apoio de jovens e entidades estudantis que lhe entregaram o documento “Arrancada da Juventude”, com uma série de motivos para apoiá-lo. Entre os presentes, havia representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União da Juventude Socialista (UJS), da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), do Grêmio Estudantil do Estadual Central, da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Estadual dos Estudantes (UEE).

Depois de lembrar que durante sua gestão à frente da PBH se iniciaram grandes eventos culturais na cidade como o Festival Internacional de Teatro (FIT) e o Festival de Arte Negra (FAN), Patrus assinalou que pretende implementar ações voltadas para a juventude em dimensões que tratem “da vida e da dignidade” das pessoas. “Nada do que ocorra em Belo Horizonte será desconsiderado se voltarmos a governar a cidade. Nunca diremos que algo não será responsabilidade da prefeitura. Como exemplo, temos de pensar no problema da violência, que atinge tantos jovens”, prometeu. Em manifesto distribuído durante o ato, a questão da insegurança foi relacionada à desigualdade econômica. “Somos o setor mais impactado pelos problemas sociais que nossa cidade enfrenta. Na educação, o impacto é direto e, na questão da violência, a juventude também é a que mais sofre, inclusive com os efeitos causados pela desigualdade econômica”, ressaltou o texto.

Os estudantes aproveitaram para levantar velhas bandeiras. “O passe livre para os estudantes é uma de nossas reivindicações”, disse Bruno Júlio, diretor da UNE. “Queremos o direito à cidade, o acesso aos espaços, com a geração de renda e empregos de qualidade”, defendeu Péricles Francisco, presidente da União da Juventude Socialista. O ato de campanha reuniu cerca de 300 pessoas e militantes do PT, do PMDB e do PCdoB.

O candidato do PT vai focar a campanha nos temas da cidade. “Estou preocupado com BH. Lembro-me de uma frase bonita de Guimarães Rosa: quando saio para dar batalha convido o meu coração. Estou com BH em meu coração”, disse, afirmando que a cidade avançou muito ao longo do tempo, mas vive agora novos desafios: “Há questões que precisam ser enfrentadas, a violência, as drogas, a questão da mobilidade urbana”.

Prefeitos itinerantes

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu ontem que prefeitos em segundo mandato não poderão disputar as eleições municipais em outro município. Por maioria, os ministros fixaram que a figura do prefeito itinerante é ilegal. Não são incomuns os casos nos quais os chefes do Executivo municipal transferem o título e disputam um terceiro e até quarto mandato em cidades vizinhas à que governaram. É o caso do prefeito de Bambuí no Centro-Oeste de Minas, Lélis Jorge Silva (PTB), que já foi prefeito de Vargem Bonita, a 75 quilômetros de distância, e agora tenta o quarto mandato.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário