terça-feira, 6 de novembro de 2012

Venda proibida do raticida "chumbinho" Produto responde por quase 60% dos 8.000 casos de intoxicação no Brasil



publicado no Super Notícia em 06/11/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
FOTO: POLÍCIA CIVIL DE MURIAÉ/DIVULGAÇÃO - 22.12.2010
Brasília. O aldicarbe, agrotóxico utilizado de forma irregular como raticida doméstico (chumbinho), foi banido do mercado brasileiro, informou ontem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As informações são da Agência Brasil.

Estimativas do governo apontam que o produto é responsável por quase 60% dos 8.000 casos de intoxicação relacionados a chumbinho no Brasil todos os anos. O aldicarbe tem a mais elevada toxicidade entre todos os ingredientes ativos de agrotóxicos até então autorizados para uso no país.

O único produto à base de aldicarbe que tinha autorização de uso no Brasil era o Temik 150, da empresa Bayer. "Trata-se de um agrotóxico granulado, classificado como extremamente tóxico, que tinha aprovação para uso exclusivamente agrícola, como inseticida, acaricida e nematicida, para aplicação nas culturas de batata, café, citros e cana-de-açúcar", informou a Anvisa.

Por meio de nota, o órgão destacou que o cancelamento do registro dos produtos à base de aldicarbe segue recomendação feita durante reunião, em 2006, da Comissão de Reavaliação Toxicológica.

Na época, foi estabelecida uma série de medidas para a continuidade do uso do aldicarbe no Brasil, como a restrição de venda aos Estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo, exclusivamente para agricultores certificados e propriedades cadastradas para uso do produto; e a inclusão de agente amargante e de emético (substância que induz ao vômito) na formulação do produto.

Após o processo de reavaliação, a Bayer S/A apresentou, em 2011, um cronograma de descontinuidade de comercialização e de encerramento de importação, distribuição e utilização do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário