quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Jovem morre em treino de luta


Rapaz de 15 anos passa mal quando fazia um exercício de muay thai e morre em Venda Nova
Publicado no Super Notícia em 24/01/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
JOSÉ VÍTOR CAMILO
fOTO: ANGELO PETTINATI
Na academia do bairro Pedra Branca, um aviso de que não abririam por motivo de luto surpreendeu os alunos
Um adolescente de 15 anos morreu após passar mal durante um treinamento de muay thai, na noite de anteontem, em uma academia localizada no bairro Pedra Branca, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Há pouco mais de um mês, um lutador, também de muay thai, morreu após sofrer um infarto durante uma luta.

Segundo um colega de luta de João Vítor Nunes da Paixão, que não quis ter o nome divulgado, o adolescente praticava o esporte há pelo menos um ano. No momento em que ele passou mal, os alunos faziam um exercício em dupla, uma espécie de aquecimento. "De repente, ele virou para o parceiro e pediu para ele esperar um pouco. Nesse momento, ele caiu no chão, ainda com os olhos abertos", lembrou o colega.

Depois de desmaiar, o jovem teria começado a tremer, como se estivesse tendo ataques epiléticos, ainda de acordo com o jovem. "Já tínhamos chamado o socorro, mas ele começou a sangrar pelo nariz. Foi desesperador", disse.

Após cerca de três horas tentando reanimar Paixão, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) precisou entubá-lo e levá-lo ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi confirmada a morte. A assessoria de imprensa do órgão informou que o adolescente foi socorrido inconsciente e apresentava sintomas de ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Na academia, um aviso de que não abririam por motivo de luto surpreendeu muitos alunos que chegavam ao estabelecimento sem saber da morte do aluno. No Instituto Médico Legal (IML), os familiares de Paixão estavam completamente surpresos e abalados com o ocorrido e preferiram não conversar com o Super Notícia.

De acordo com a delegada Roberta Sodré, da 1ª Delegacia de Venda Nova, a família informou que o jovem comeu e foi treinar. "O que eles disseram foi que ele parou o treinamento, foi para um canto e desmaiou. Parece que ele pode ter vomitado e aspirado o próprio vômito, mas somente o laudo da necropsia precisará a causa da morte", disse.

Segundo o coordenador de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física, Willian Pimentel, a academia foi fiscalizada no ano passado e recebeu o registro no órgão. "Vamos investigar, já que não conseguimos localizar o registro do instrutor. Precisamos saber se a academia permitiu que um professor não autorizado desse as aulas e, também, se a causa da morte teve alguma responsabilidade da instituição", detalhou o coordenador. O enterro do jovem será amanhã, às 9h30, no cemitério Bosque da Esperança, em Venda Nova.
Médico alerta sobre exames
De acordo com o vice-presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício do Esporte, Ronaldo Lopes Cansado, cerca de 95% das mortes súbitas durante a prática de esporte são provocadas por problemas cardiológicos. "Quando perdemos um atleta muito jovem, todos se perguntam o que poderiam ter feito para evitar. O aconselhado é que se faça uma avaliação clínica adequada e, pelo menos uma vez por ano, um eletrocardiograma. Com isso, já seria possível evitar diversas mortes todos os anos no país", disse o médico.

Com relação à informação dos familiares à Polícia Civil, de que o adolescente teria se alimentado e ido para o treino em seguida, o médico descarta que isso possa ter contribuído para a morte. "Se você se alimenta, precisa de mais sangue no intestino. Quando se exercita, esse sangue vai para a musculatura, o que pode causar mal-estar, a chamada congestão. Mas a pessoa precisa apenas parar um pouco, não chega a matar", explicou.

Ainda de acordo com Ronaldo Cansado, também é importante avaliar a intensidade do treinamento e a agressividade da prática esportiva. "Quem quer ser atleta precisa entender que fazer um exame é investir na saúde, nunca é caro, já que evita complicações como essa", finalizou.(JVC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário