quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SEM OXIGÊNIO LAGOA DA PETROBRÁS DEIXA CENTENAS DE PEIXES MORTOS E ASSUSTAM MORADORES DE IBIRITÉ, SARZEDO.


FATO JÁ ANUNCIADO E PREVISTO ONDE ESTÃO NOSSAS AUTORIDADES, E OS deputados que tanto precisam dos moradores
Publicado no Super Notícia em 23/01/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8

FOTO: MARIELA GUIMARÃES
Mateus Mariano retira 100 kg de peixe todo dia
Quase uma tonelada de peixes mortos em uma semana por causa da falta de oxigênio. Esse é o resultado da poluição que nos últimos dias tomou conta da lagoa da Petrobrás, em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o diretor da ONG Renascer, Anderson Mourão, o problema existe desde 2009, quando aumentou o despejo de esgoto doméstico na Lagoa. Nos últimos dias, a situação se agravou porque as chuvas reviraram as águas, levando os sedimentos do fundo para a superfície. "Com isso, os peixes ficaram sem oxigênio, causando as mortes", explicou Mourão.

Segundo ele, a poluição leva a uma grande concentração de matéria orgânica nas águas, o que contribui para proliferação dos águas-pés, que tomaram conta do espelho d’água. "A própria prefeitura e os moradores pioram ainda mais a situação, despejando lixo na beira dos córregos", diz.

Em apenas um ponto da lagoa, onde fica o clube da Petrobrás, foi realizada uma contenção para afastar as plantas, deixando um espaço descoberto, onde os peixes respiram. O zelador Mateus Mariano, de 72 anos, retira uma média de 100kg de tilápia por dia da parte ainda não tomada pelo água-pé. "É muito difícil acreditar que isso está acontecendo", lamentou.

A Petrobrás não se pronunciou sobre o caso até o fechamento desta edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário