quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cidades do interior de minas, em contagem regressiva para a festa


CARNAVAL
Diamantina, Ouro Preto, Pompéu e Abaeté devem receber cerca de 100 mil foliões durante os cinco dias de Carnaval
Publicado no Super Notícia em 06/02/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
JOANA SUAREZ
FOTO: EDUARDO TROPIA /OUROPRESS - 18.2.2012
Em Ouro Preto, foliões se divertem no sobe e desce das ladeiras históricas
Mais de 40 cidades agitam o circuito carnavalesco de Minas. E tem folia para todos os gostos. Desde as mais tradicionais, com blocos e marchinhas nas ruas, até as festas universitárias com bandas famosas e mistura de ritmos como axé, funk, eletrônico e sertanejo. Entre os carnavais mais conhecidos, estão os de Diamantina, Ouro Preto, Pompéu e Abaeté. A capital mineira também não tem deixado por menos, com programação diária e cerca de 70 blocos espalhados por toda a cidade.

Na próxima quinta e na sexta-feira, a folia já começa no caminho para as cidades do interior do Estado. "Tem que ter paciência com o trânsito porque as estradas ficam lotadas, mas já dá para ir se divertindo e entrando no clima", disse a advogada Angélica Miranda, de 28 anos, que vai para Diamantina, no Alto Jequitinhonha. Lá, a festa fica por conta das bandas locais Bartucada e Batcaverna, que embalam o público das 16h às 7h do dia seguinte. Composta por sete vocalistas e cerca de 150 integrantes, a Batcaverna completa 20 anos de apresentações em Diamantina neste Carnaval.

"Quem for a Diamantina não vai querer dormir, porque a festa é o dia inteiro. Durante o dia, antes dos shows, tem os blocos nas ruas. É muito bom, vou todos os anos e sempre levo gente nova", conta a estudante Luana Azevedo, de 28, que enfrenta seis horas de viagem de Unaí, no Noroeste do Estado, a Diamantina, para curtir a folia e dividir um mísero metro quadrado com outros dez foliões.

Preparo

Mas é no sobe e desce das ladeiras, em meio aos casarões históricos, que as pessoas se divertem no Carnaval das cidades históricas. O característico cheiro de urina nas ruas, a cerveja nem sempre gelada e a multidão fazem parte do pacote, mas não deixam ninguém desanimar. Assim como Luana, milhares de foliões vão todos os anos festejar nesses municípios. O supervisor de logística Fabrício Maciel, de 32 anos, prefere o Carnaval de Pompéu, que tem shows de famosos, como Naldo e Cheiro de Amor. "Esse vai ser o sétimo Carnaval que passo em Pompéu, e pretendo ter muitos outros ainda porque tem gente bonita e nenhuma confusão", disse Maciel.

Para quem ainda não decidiu onde vai passar a folia, melhor não perder tempo. Nos destinos mais procurados como Diamantina e Ouro Preto, quase não há mais pousadas disponíveis nem passagens de ônibus. Ingressos para camarotes e áreas VIPs estão mais caros, mas ainda estão à venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário