terça-feira, 21 de maio de 2013

O Trabalho de polícia no Brasil


O trabalho de polícia, em qualquer lugar do mundo, é considerado essencial e indispensável. Para os policiais, é uma profissão honrosa, prazerosa e humanitária. A maioria dos policiais é abnegada, vocacionada e presta serviço com amor, mesmo tendo a consciência de que parte da sociedade ainda cultua a nefasta cultura do preconceito. Mudou muito de certo tempo para cá. Porém, é preciso avançar mais nessas mudanças, para que a sociedade possa reconhecer e conhecer o trabalho do profissional de segurança pública.
A missão do policial é diferente da dos outros servidores públicos. Os outros, diante do perigo, se afastam, o policial não, ainda que esteja em desvantagem em relação ao inimigo. Esse é um dos predicados que coloca o policial numa situação especial diante dos outros, porque mesmo com o risco da própria vida não se rende às dificuldades. São informados sobre as mais variadas situações e instruídos de como agir em cada caso. As adversidades enfrentadas não intimidam e nem desencorajam o policial. Havendo apoio, comando, meios, estímulos e liberdade de ação, eles darão tudo de si antes de pensarem em si.
O que preocupa a todos é que esses profissionais não estão recebendo o suporte necessário para cumprirem, com segurança e entusiasmo, a missão que lhes foi atribuída. Os governantes não têm sido capazes de construir planejamentos estratégicos que acompanhem o desenvolvimento social do Brasil. Há muito tempo estão correndo atrás dos problemas já instalados, procurando atender o clamor social com ações pontuais sobre os efeitos, enquanto que o tecnicamente correto seria atuarem nas causas dos problemas.
A incompreensível atitude de algumas pessoas contra o policial quando em ação funciona como um balde de água fria na sua motivação. Ninguém é capaz de produzir bons resultados na sua profissão se não tiver um ambiente de trabalho que lhe proporcione segurança. Com os policiais a situação não é diferente, apesar da disciplina e do conhecimento que possuem.
Diante da insegurança que vivemos, penso que os profissionais de segurança pública, se já não estão fazendo, devem refletir, profundamente, sobre o trabalho que executam. A verdade é que estão colocando sobre os ombros desses servidores as consequências da falência de outros setores da administração pública. Quando os outros falham ou não cumprem os seus deveres, alimentam a cadeia da violência e da criminalidade, sobrando para a polícia a tarefa de restabelecer a ordem.
Policiais, não se afastem dos seus deveres, cumpram bem a sua missão. Procurem cumpri-la da melhor maneira possível. Todavia, não deixem de refletir sobre o tamanho do fardo que estão colocando sobre os seus ombros. Lembrem-se, a vida é curta e deve ser vivida, com qualidade e em paz. Explorem as suas inteligências e conhecimentos exercitando trocas de ideias sobre o fortalecimento das instituições a que pertencem, a profissão que escolheram e sobre para onde sopram os ventos que identificam o rumo que caminha o nosso País.
(Gercy Joaquim Camêlo, governador do Rotary International)

Nenhum comentário:

Postar um comentário