terça-feira, 7 de maio de 2013

Piloto de helicóptero que participou de caçada a Matemático é afastado



Decisão foi tomada após exibição no Fantástico de imagens aéreas da ação.

Caso havia sido arquivado em novembro de 2012 e MP pediu reabertura.
A Polícia Civil informou nesta segunda-feira (6) que decidiu afastar das funções o piloto Adonis Lopes de Oliveira, que pilotava o helicóptero usado para capturar o traficante conhecido como Matemático, em maio de 2012. O caso foi arquivado em novembro, mas ganhou novos rumos depois da exibição, no último domingo (5), pelo Fantástico, da caçada da polícia ao traficante, como mostrou o RJTV.
As imagens foram entregues ao Ministério Público Estadual e Federal. Elas foram levadas pelo deputado Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.
“Eles vão abrir investigação e vão oficiar a Civil e a Federal pra saber o nível de responsabilidade de cada uma delas para a partir dai poder proceder nas suas responsabilidades”, disse Freixo.
O Procurador Geral de Justiça do Estado, Marfan Vieira, determinou a reabertura imediata do inquérito. O caso tinha sido arquivado havia seis meses.
“As imagens são efetivamente muito fortes. Me pareceu uma operação muito desastrada feita de maneira inconseqüente”, afirmou Marfan.
Caçada ao traficante
A caçada a Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, considerado um dos maiores traficantes do Rio, foi em maio de 2012. A Polícia Federal repassou informações às equipes da polícia militar e à equipe da polícia civil, que estava a bordo do helicóptero.
A câmera da aeronave tem um sensor que detecta o calor de corpos e objetos e as imagens captadas por ela são vistas apenas pelo operador do equipamento.
A perseguição a Matemático se estendeu por cerca de nove quarteirões da favela da Coreia, na Zona Oeste do Rio e durou menos de dois minutos.
Casas atingidas
Enquanto os disparos eram feitos pessoas passavam nas ruas, casas foram atingidas e um prédio levou pelo menos cinco tiros. Segundo os policiais, os bandidos atiraram contra o helicóptero. O corpo do traficante foi abandonado cinco horas depois, durante uma troca de tiros com a PM, a três quilômetros do fim da perseguição.
O RJTV procurou a Secretaria de Segurança para saber se a operação foi oficial, se a Secretaria sabia dos riscos que uma ação como essa oferecia e se, logo depois, tomou conhecimento da forma como ela foi realizada. Mas a Secretaria de Segurança voltou a divulgar a mesma nota enviada antes da exibição das imagens pelo Fantástico.
“Há um setor especializado nessas ações que tem que dar uma resposta à sociedade. Quem teve a responsabilidade de agir, tem que ter a responsabilidade de arcar com as consequências”.
Ao Fantástico, a Chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, informou que só tomou conhecimento de como a operação foi executada na última sexta-feira (3) pela Corregedoria.
A Polícia Federal informou que investigava a quadrilha de Matemático e que forneceu a possível localização dele à Polícia Civil, que realizou a operação. Já a Polícia Militar confirma que participou do cerco ao traficante e afirmou que, durante a ação, o blindado teve os pneus furados e as equipes seguiram para o local a pé.
Portal G1

CAÇADA E MORTE DO TRAFICANTE MATEMÁTICO


“Vídeo demonstra a competência de Policiais do Rio, e derruba tentativa da mídia de deturpar os fatos”
Amigos de Ronda - Admito que que fiquei surpreso com as imagens exibidas neste Domingo pelo fantástico, que mostram a caçada a um dos maiores traficantes de drogas (apenas 26 inquéritos por tráfico) do Rio de Janeiro, morto na operação, há um ano.
Sinceramente, se todo bandido tivesse tratamento igual ao do finado, seriam poucos os aventureiros a desafiar a ordem pública. A reportagem da Rede Globo bem que tentou desmoralizar a ação, mas acabou foi carimbando o atestado de competência dos policiais envolvidos.

CAÇADA E MORTE DO TRAFICANTE MATEMÁTICO

Só tenho elogios e espero que mais caçadas se repitam. “Manda brasa”.

Com informações do Amigos de Ronda
Como sempre a rede Globo, não tem matéria e fica tirando do fundo do  Baú, por que não falam dos bandidos que morreram na morte do reporter deles. Não dá ibope?

Nenhum comentário:

Postar um comentário