sexta-feira, 7 de junho de 2013

Militares que integram o Batalhão Copa são apresentados em BH

Em evento de lançamento, chefe do Estado Maior da PM destacou a importância do destacamento. Mais de 1.500 policiais integram o grupo

Publicação: 07/06/2013 10:55 Atualização: 07/06/2013 11:15

Os policiais terão aulas teóricas de segurança pública sobre turismo, análise de documentos pessoais internacionais, atendimento pré-hospitalar, atuação em estádios e locais de aglomeração de público e atuação em momentos de crise (Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Os policiais terão aulas teóricas de segurança pública sobre turismo, análise de documentos pessoais internacionais, atendimento pré-hospitalar, atuação em estádios e locais de aglomeração de público e atuação em momentos de crise
Foi apresentado na manhã desta sexta-feira o efetivo de 1.580 policiais militares que integram o Batalhão Copa, unidade que vai atuar em grandes eventos em Belo Horizonte, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. 

Durante o evento no Minascentro, Região Centro-Sul da capital, os homens e mulheres que que formam o grupo receberam um guia de bolso com dicas e orientações sobre como fazer abordagem e outras ações também vistas durante o treinamento. "Este momento é a antessala da Copa das Confederações. Mas essa preparação vem de longa data. Há um grande empenho de todos os nossos setores e o que esperamos é um bom trabalho", coronel Divino Pereira de Brito, chefe do Estado Maior da PM.

Os policiais terão aulas teóricas de segurança pública sobre turismo, análise de documentos pessoais internacionais, atendimento pré-hospitalar, atuação em estádios e locais de aglomeração de público e atuação em momentos de crise. O diferencial é o conhecimento de uma segunda língua – inglês, espanhol e francês – que muitos têm. Distribuídos em seis companhias, os militares farão reconhecimento dos locais onde haverá patrulhamento do Batalhão da Copa: o Mineirão e os dois centros oficiais de treinamento (Arena Independência e Sesc Venda Nova); pontos turísticos e hotéis das delegações e autoridades da Fifa; aeroportos, estações do metrô e terminais rodoviários e do BHBus; além da Praça da Estação, onde telões exibirão os jogos.

A secretária-adjunta de Defesa Social, Cássia Gontijo, destacou a importância do trabalho diferenciado e a integração com o Centro de Comando e controle, que já monitorou a chegada e o deslocamento da delegação do Taiti, que chegou em Belo Horizonte nesta madrugada. “Acompanharemos as imagens do fluxo de pessoas, das áreas turísticas e do deslocamento das delegações e autoridades dividindo o trabalho com as polícias Civil, Militar e Federal, a BHTrans, a CBTU, o Samu e a Infraero", explica. 

A unidade terá 139 cadetes da Academia da PM que usarão pistolas de choque tasers e sprays de pimenta, 616 policiais do curso de formação de sargentos, 780 cabos e 45 oficiais. Os mais experientes, que já atuaram em policiamento de eventos e de trânsito e na área de inteligência, integrarão uma companhia específica,  trabalhando com representantes de 20 órgãos municipais, estaduais e federais. Entre os 4,5 mil servidores mobilizados para o evento estão policiais militares e civis, guardas municipais e agentes de trânsito e bombeiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário