sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Hospitais do Estado vão informar aos pacientes do SUS os gastos com atendimento


A primeira unidade a fazer parte do programa Conta Paciente será o Hospital Infantil João Paulo II


Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão agora fiscais dos gastos nos Hospitais do Estado. Nesta sexta-feira a Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) lançaram o programa Conta Paciente. A ação consiste em fazer uma prestação de contas aos pacientes para mostrar os custos dos serviços utilizados por ele. 


A primeira unidade a fazer parte do programa será o Hospital Infantil João Paulo II. A partir de segunda-feira, todos os pacientes que tiverem alta receberão uma nota fiscal mostrando todos os gastos usados no tratamento e/ou internação. O objetivo, segundo a Fhemig, é dar mais transparência no investimento usado nos atendimentos. A expectativa é que o Conta Paciente seja implantado em todos os hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais até a Copa de 2014. 

Se o paciente tiver alguma dúvida quanto aos valores ou ao número e a espécie dos procedimentos realizados, poderá acionar a Ouvidoria pelo número que seguirá na própria nota que receberá do hospital. 

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, os usuários do SUS passam a ser um grande aliado. “A ‘Conta Paciente’ torna o paciente um fiscal dos custos realizados pelo governo para atendê-lo nos hospitais do Estado. A conta traduz a racionalidade e a eficiência dos gastos públicos. Embora a saúde não tenha preço, ela tem custo”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário