sexta-feira, 31 de agosto de 2012

População reivindica sujeira nas ruas

DivulgaçãoCandidatos Candidatos "sujões" tem suas propagandas pintadas por eleitores
A sujeira gerada durante o período eleitoral tem provocado manifestações populares, tanto nas ruas quanto nas redes sociais da internet. Grupos de eleitores têm se mobilizado para condenar os chamados "candidatos sujões", que, se não recolhem seus cavaletes à noite, podem, por exemplo, acordar com a foto pichada.

No Facebook, um grupo intitulado “Você Suja Minha Cidade, eu Sujo Sua Cara” (facebook.com/sujosuacara), surgiu em Porto Alegre depois que um vendaval na cidade atirou cavaletes por todos os lados. "O gesto de sujar a cara dos candidatos é algo que caiu muito no gosto das pessoas. É uma forma leve e descontraída de mostrar sua indignação com a poluição", afirmou um dos integrantes, que não quis se identificar.

Na página do grupo estão publicadas fotos de intervenções em cavaletes de todo o país, inclusive de Belo Horizonte. Para "dar o troco" nos candidatos sujões, vale tudo: de bigodes e chifrinhos a intervenções mais elaboradas, que alteram nomes e números e transformam os candidatos em personagens de filme, por exemplo.

Ainda nas redes sociais, diversas pessoas postaram mensagens como “Esta pessoa não vota em candidato que suja a cidade” ou “Facebook não é lugar de propaganda eleitoral”, como forma de retaliação aqueles candidatos que ‘abusam’ nas propagandas pela Internet.

Em João Monlevade, já houve registro de candidatos que tiveram suas fotos pichadas pelos eleitores, principalmente, os que expõe cavalete na região central da cidade. Na tarde de quinta-feira, 30, a reportagem flagrou, porém, abuso de crianças que chutaram o cavelete de um candidato no bairro Vale do Sol.

Conscientização
O TRE-MG prevê a realização de mutirões para apreender material de campanha irregular. Na semana passada, foram 159 cavaletes apreendidos somente na capital mineira. Até o momento, o órgão já aplicou R$ 17 mil em multas a seis candidatos a vereador de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário