segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Encontro anual de guardas de Congado no Bairro Industrial em Contagem, NÃO DEIXEM DE VER ESTA MATÉRIA LINDA

Festa de encontro das guardas de congado no bairro Industrial em Contagem/mg,                                          
Neste 1º domingo de Setembro aconteceu mais um encontro de guardas de congado no bairro Industrial em Contagem, este encontro é proporcionado pela população local,  acontece há oito anos, onde algumas pessoas da  comunidade acordam as 02:00 hs e iniciam os preparativos para a festa, dentre eles a refeição que por sinal é maravilhosa acompanhada com a sobremesa também preparada pelos moradores, ontem tivemos doce de laranja com queijo e no almoço frango com tropeiro, para um total de 900 pessoas.
                                 





 Neste encontro se reúnem cerca de oito guardas de congado de varias partes da região metropolitana, acompanhada por vários turistas e repórteres As guardas se encontram a partir  das oito horas enfrente a igreja católica local e dali cada guarda mostra seus costumes, uma festa linda que termina por volta das 17:00 hs onde as guardas todas juntas acompanham a procissão de nossa senhora do Rosário pelas ruas do bairro industrial findando com uma missa dentro da igreja. Parabéns ao casal que proporciona esta alegria a senhora Rosimar e Wilson Couto.


                                                   

A guarda abrindo espaço para chegarem ao refeitório, onde reverenciam a nossa senhora e iniciam a refeição
































Congado
Fruto do sincretismo e da mestiçagem, o Congado apresenta elementos da espiritualidade ancestralidade africana, conjugados com o catolicismo europeu. A natureza da religiosidade vivenciada no Congado em Contagem e o processo histórico de sua formação evidenciam a reverência a Nossa Senhora do Rosário, aos antepassados escravos, a São Benedito e a Santa Efigênia. 

Os tambores, os estandartes das guardas, os mastros, o cruzeiro no adro, as capelas e igrejas, dentre outros, são elementos sagrados no código ritual, investidos da força e energia que asseguram o cumprimento dos ritos. As festas são manifestações públicas, com cortejo pelas ruas de Contagem, que sempre culminam em Missa Conga, celebrada na Igreja do bairro. 
No passado, a presença de expressivo número de escravos na área de Contagem possibilitou a sobrevivência de diversos cultos de origem africana, destacando-se o Congado, a Capoeira e as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. Atualmente, a cidade conta com um calendário rico em festas e manifestações de origem africana. Existem expressivos grupos de Congado na cidade, destacando-se o Congado da Comunidade dos Arturos na sede, o Congado do bairro Retiro, os Ciriacos, no bairro Novo Progresso e o Congado do bairro Industrial, que, a seu tempo, festejam o Rosário de Nossa Senhora pelas ruas e igrejas da cidade. 
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Contagem, integrada predominantemente pela Comunidade Negra dos Arturos, é considerada uma das mais importantes e tradicionais de Minas Gerais e do País.
É por intermédio de Arthur Camilo que se formam os Arturos (seus descendentes). A marca do nome atesta a força da ancestralidade: os filhos, netos, bisnetos e tetranetos de Arthur formam hoje os Arturos, que moram na propriedade herdade de Arthur Camilo, no bairro Jardim Vera Cruz, município de Contagem. 
As festas fixas são manifestações públicas, com cortejo pelas ruas de Contagem. As festas familiares ocorrem na comunidade. Realizam-se em cortejo as festas externas: da Libertação, do Rosário e a Folia de Reis. A comunidade do Retiro é um bom exemplo da força da resistência da cultura negra no que se refere a suas manifestações religiosas. 
No começo do século passado, a família de Francisco Carolino inicia suas primeiras batidas de tambor, louvando Nossa Senhora do Rosário e os santos negros: São Benedito, Nossa Senhora das Mercês e Santa Efigênia, fundando a Guarda do Sagrado Coração de Jesus – O Congado do bairro Retiro, como é conhecido.
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário – Os Ciriacos – tem sua origem na trajetória do capitão Ciriaco Celestino Muniz, no Congado do bairro Novo Progresso. Em 1954, a Guarda de Moçambique faz seu primeiro toque. Por questões de saúde, o capitão Ciriaco passa o comando da Irmandade para seu filho Antônio Jorge Muniz, coroado capitão-mor da Irmandade. Os Ciriacos possuem duas guardas: uma guarda de Congo, feminina, e uma guarda de Moçambique, masculina. A diferença entre as duas é que a guarda feminina de Congo é comandada por senhoras,mas os instrumentos, as quatro caixas, são tocadas por rapazes. Os Ciriacos têm como princípio o modo negro de louvar Nossa Senhora do Rosário, realizando as festas de São Benedito, em maio, Festa Junina, a festa de Nossa Senhora do Rosário, em setembro, e Missas Congas, durante o ano.
O Congado do Jardim Industrial representa a Associação Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário do Bairro Jardim Industrial. Foi comandado por mais de trinta anos pelo capitão de Guarda Josué Coelho de Jesus, falecido em 2008. Suas filhas receberam o legado dessa cultura afro-brasileira. E, da mesma forma que aprenderam com o pai, ano a ano, louvam a santa congadeira em todo primeiro domingo de setembro, na Capela de Nossa Senhora do Rosário.










Nesta foto estão os organizadores deste lindo evento Wilson Couto e a Senhora Rosimar













Nenhum comentário:

Postar um comentário