sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

chuva mata 1 e deixa mais de 4.000 fora de casa na região metropolitana do Rio de Janeiro


Até Zeca Pagodinho se mobilizou para ajudar os moradores afetados pelas tempestades que atingem o Estado
Publicado no Super Notícia em 04/01/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
FOTO: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Zeca Pagodinho, que tem um sítio em Xerém, circulou pelo local e ajudou os moradores
Galeria de fotos
As fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde a noite de anteontem causaram estragos em cidades da Baixada Fluminense, da região Serrana e do Sul do Estado. Em todo o Estado, 4.225 pessoas estão fora de suas casas, sendo 1.435 desalojadas (que tiveram que deixar suas casas, mas podem retornar a qualquer momento) e 2.790 desabrigadas (que tiveram as casas destruídas e não poderão voltar) por causa das chuvas.

A cidade mais afetada foi Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde uma pessoa morreu no distrito de Xerém e três rios transbordaram, provocando o alagamento de diversos bairros. A Defesa Civil enviou colchonetes e cobertores ao local.

Até o cantor Zeca Pagodinho se mobilizou para ajudar os moradores afetados pelas chuvas em Xerém. A casa dele está localizada próximo à área conhecida como Café Torrado, um dos pontos mais castigados pela chuva.

"Nunca vi algo parecido. Está triste. Lá em cima a situação está muito ruim", disse Zeca, em entrevista à TV Globo, fazendo referência à comunidade próxima de sua propriedade. "Tem criança desaparecida, tem família soterrada, tem casa que desceu rio abaixo. Está triste", disse ele, emocionado.

Região serrana
Em Petrópolis, as sirenes de alerta foram acionadas ainda na madrugada de ontem e alertaram a população. Houve o transbordamento de dois rios - o Bingen e o Piabanha - e o registro de escorregamento de barreiras em diversos bairros. Não havia informações sobre feridos.

Os moradores de Teresópolis também foram alertados pelo sistema de sirene ainda na madrugada de ontem. De acordo com as autoridades locais, o rio Paquequer transbordou e 50 pessoas ficaram desalojadas.

Em Angra dos Reis, oito casas desabaram e deixaram 320 pessoas estão desalojadas, segundo o governo do Estado. Em Mambucaba, o número de desalojados já chega a cem, sendo que três ficaram feridos. A cidade de Mangaratiba também foi atingida pelas chuvas.

Segundo a Defesa Civil, os moradores da região de Conceição de Jacareí precisaram ser removidos, houve rolamento de pedras em rodovias e o desabamento de ao menos uma casa. A Ampla informou que a chuva provocou a interrupção de energia em bairros de Paraty e Mangaratiba. 
Cabral se reúne hoje com ministro
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), vai se reunir hoje cedo com o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) para, segundo o governo do Estado, discutir medidas emergenciais de combate aos estragos provocados pelas chuvas.

Cabral determinou ainda a formação de um gabinete de crise no Centro Estadual de Gestão de Desastres (Cestad). No local haverá representantes de seis secretarias (Defesa Civil, Saúde, Obras, Assistência Social, Educação e Meio Ambiente), além do Departamento de Recursos Minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário